Buscar

ESTUDOS PROVA DISCURSIVA CONT.GERENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

990Defina investimento: é caracterizado como um gasto no ativado,ou seja, elemento adquirido pela empresa para ser utilizado no processo produtivo, gerando um produto que será vendido e, conseqüentemente, baixado. 
Defina gasto: um dos termos mais abrangentes utilizados na nomenclatura básica de custos, pode ser empregado em varias situações em uma empresa. Pode ser definido, primordialmente, como o valor para a obtenção de determinado bem ou serviço, realizado com a entrega efetiva, ou promessa de entrega futura, de um ativo. 
Defina custo: gasto realizado por uma empresa na aquisição de um produto ou serviço, com o objetivo de aplicá-lo nos ativos que a organização elabora ou comercializa. 
Defina desperdício: nada mais é do que um gasto eliminado durante o processo produtivo ou administrativo, que não acarreta diretamente nenhum tipo de prejuízo financeiro para a empresa. O desperdício advém de algum tipo de esbanjamento ocorrido no processo produtivo, muitas vezes involuntário. 
Defina desembolso: nada mais é do que um pagamento dos ativos adquiridos pela empresa e dos serviços contratados. O que caracteriza o desembolso é a movimentação de recursos financeiros. 
Defina receita:
Defina perda : classificada por meio de consumo involuntário ou anormal de um bem ou serviço da empresa, principalmente em virtude de imprevistos, que não fazem parte da rotina operacional ou de comercialização. 
Defina despesa: gasto com finalidade especifica, direta ou indireta, com o objetivo de geração de receita, relacionando-se com as atividades exercidas pela empresa, como as comerciais e administrativas. 
Defina custo padrão: é o custo predeterminado para a produção de uma única unidade produtiva, ou de um numero de unidades, conforme o período futuro previsto. 
Esse sistema é utilizado para o planejamento do custo do produto, de acordo com as condições normais ou ideais de eficiência e volume da produção atual prevista. 
Dafina gestão de custos:
Defina depreciação 
Defina processo: processo é uma parte de uma atividade de produção que resultará em um bem ou serviço por meio de uma serie de tarefas relacionadas entre si. 
Defina mensurar: mensurar no sentido que cabe á contabilidade gerencial, significa identificar, interpretar e calcular monetariamente, os eventos econômicos em termos de receitas, custos, resultados, margens, taxas de retorno etc. 
Defina informar: no sentido pretendido nesta obra, pressupõe o ato de proporcionar um fluxo de informações que permita a preparação de relatórios e sua respectiva divulgação para os grupos de usuários internos e externos. As informações devem ser transmitidas de forma clara, direta e objetiva, utilizando termos, expressões, tabelas, gráficos e figuras que os receptores compreendam. 
Qual o objetivo principal da contabilidade gerencial? 
O objetivo principal da contabilidade gerencial é fornecer aos tomadores de decisão da empresa as informações necessárias para o planejamento, o controle e a tomada de decisão. 
Quando um sistema de informação contábil pode ser considerado gerencial? 
Um sistema de informação contábil gerencial quando o sistema tem características de operacionalidade que preenchem todas as necessidades informacionais dos administradores para o gerenciamento de uma entidade no tocante ao seu controle operacional, patrimonial, econômico e financeiro. 
Quais são os componentes básicos de um sistema?
Os componentes do sistema são: 
Objetivos, tanto sistema quanto dos usuários do sistema; 
Entrada do sistema, que podem ser materiais, informações, energia, etc.;
Processo de transformação do sistema, que possibilita a transformação das entradas e saídas, (produtos, serviços ou resultado);
Saídas do sistema, que são o objetivo do processo de transformação, devendo ser coerentes o os objetivos do sistema; 
Controles e avaliações do sistema, para verificar a coerência entre os objetivos e as saídas do sistema; 
Retroalimentação ou feedback do sistema, que pode ser considerada uma reintrodução de uma saída sob a forma de informação, para proporcionar condições de autorregulamento do sistema. 
Contabilidade gerencial é um processo de:
Identificação, mensuração, demonstração e analises das informações e dos eventos econômicos da empresa.
Qual o principal objetivo da contabilidade gerencial? 
Fornecer informações para o planejamento, controle e tomada de decisão. 
 
Quais as principais vantagens do sistema de custos por processos são: 
Manutenção simples com um pequeno numero de registros;
Baixo custo de manutenção operacional;
Fácil implantação, podendo ser usado perfeitamente para o planejamento e o controle das atividades da empresa;
Acumulação dos custos dos processos produtivos, das unidades produtivas ou dos departamentos. 
Quais as principais desvantagens do sistema de custos por processos são: 
Os custos são apurados uma única vez, no encerramento de cada período contábil; 
A apuração dos custos unitários não é muito precisa, em virtude de utilização dos custos médios.
As características principais do custo-padrão são: 
A composição da produção na forma de elementos físicos e monetários;
Utilização de dados e informações futuras; 
Aplicação direta em operações repetitivas;
Prefixação do seu valor baseado em metas a serem alcançadas pela empresa; 
Acompanhamento do valor efetivo real pelo método de custeio por absorção. 
Quais são as três modalidades do custo-padrão :
Custo-padrao ideal: é aquele determinado cientificamente muitas vezes, com base nos conceitos da engenharia de produção, por meio na qual se procura condições perfeitas da qualidade dos materiais a serem utilizados, a eficiência de mão de obra direta ou indireta e a consideração mínima do desperdício ou da perda do processo produtivo. 
o custo ideal é estabelecido, na maioria dos casos, como uma meta de longo prazo da empresa. 
Custo-padrao estimado: é estabelecido por meio de projeções futuras, de acordo com uma media dos custos observados anteriormente. Nesse método de custo, não existem grandes preocupações de avaliação em relação ao que já ocorreu na produção no que diz respeito a suas ineficiências. 
Custo-padrao concorrente: é derivado dos estudos realizados pela empresa para avaliar a eficiência da sua produção. Leva-se em consideração que as deficiências existentes no processo produtivo, e que não podem ser sanadas pela empresa, são relevantes para a configuração dos objetivos de curto e de médio prazo. 
Variação: pode ser qualquer distanciamento que ocorre com uma variável em relação ao seu parâmetro já estabelecido. As variações acontecem em qualquer tipo de empresa, pois existem muitas variáveis que influenciam os negócios. 
Variações de preço: acontecem quando se percebe qualquer desvio em relação ao preço estabelecido e ao preço realizado. 
Variações de quantidades: referem-se ao relacionamento entre a quantidade dos insumos estabelecidos para o processo produtivo e a que foi utilizada. 
Variação mista: decorre do efeito de variações de preço na variação de quantidades. 
Variação por mudança técnica: existe somente quando a ocorrência transitória, pois, caso contrário, seria necessária uma nova fixação de padrões. 
Diferencie custos e despesas. De exemplos. 
Custos são gastos relativos ao bem até o momento em que está pronto para ser vendido, sendo intimamente identificados com o produto. Ex: matéria-prima, mão de obra direta, custo da compra de mercadorias para revenda etc. 
Despesas são todos os demais gastos da empresa e que não tem relação intima com cada produto. São gastos necessários para manter a estrutura da empresa. Ex: propaganda, escritório administrativo, juros e encargos financeiros. 
Explique a diferença entre custo direto e indireto. Exemplifique. 
a classificação dos custos em direto e indireto diz respeito á identificação com o produto. Os custos diretos são facilmente identificados como consumidos na fabricação de determinado produto, quer por que são o único item produzido, quer porque sãoo único item a consumir tal recurso, quer porque são visuais e fisicamente identificados com o produto. Por outro lado, o custo indireto não tem qualquer uma dessas características. 
Qual a função da demonstração contábil? 
Tem a função de elucidar os desempenhos contábil, financeiro e gerencial da empresa, com perspectiva de analises futuras.
São duas as demonstrações contábeis: 
Balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício (DRE).
 O que é o balanço patrimonial? 
O balanço patrimonial demonstra o patrimônio de uma empresa em determinado momento. Trata-se de uma demonstração financeira estática e sintética, que apresenta os bens e direitos, as obrigações e o capital pertencentes aos proprietários da empresa. 
Classifica o ativo circulante como os bens ou direitos que serão utilizados pela empresa ou convertidos em dinheiro dentro do curto prazo (um ano); o ativo não circulante, por sua vez, corresponde aos outros bens e direitos da empresa, de longo prazo. O referido autor aponta que o passivo circulante é representado pelas obrigações exigidas no prazo de um ano (curto prazo), enquanto o passivo não circulante representa as outras obrigações. 
Quais são as três técnicas especificas do balanço patrimonial:
Variações monetárias e percentuais da demostração (analise horizontal)
Demonstração ajustada por tamanho (anelise vertical)
Analise por meio de indicadores específicos .

Continue navegando