Buscar

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLITICA

Prévia do material em texto

Marx entende por relações de produção as relações que os homens estabelecem para atender as suas necessidades materiais, para produzir a sua existência. Essas relações na sociedade capitalista estabelecem uma separação entre:
		
	
	os grupos que chefiam e os chefiados
	 
	os proprietários e os não-proprietários dos meios de produção
	
	os recursos naturais e os culturais
	
	os senhores de terras e os escravos
	
	os inseridos e os que estão fora do mercado de trabalho
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603321145)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marx ao investigar a questão: "O que diferencia uma sociedade da outra? ", chegou à conclusão que esta diferenciação se dá: I. pela forma como é desenvolvida produção II.pela maneira como o trabalho é dividido III. pelas formas distintas de propriedade. Assinale a opção correta:
		
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603321175)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo da Idade Moderna, dois são os acontecimentos determinantes para a consolidação das práticas capitalistas. Ambos os eventos são influenciados pelas idéias iluministas e foram fundamentais para a consolidação das bases econômicas e sociais do capitalismo. São eles:
		
	
	a Reforma Protestante e a colonização da África
	
	a crise da ordem feudal e o fim do Império Romano
	
	A crise dos anos 70 e a segunda guerra mundial
	
	A crise de 1929 e a primeira guerra mundial
	 
	Revolução Industrial e Revolução Francesa
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603321167)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na sociedade feudal, o artesão era o proprietário das suas ferramentas de trabalho e o dono final do produto que produziu. No capitalismo grande parte dos homens perde a propriedade sobre suas ferramentas e sobre o seu produto final. Eles apenas possuem:
		
	 
	a força de trabalho
	
	os equipamentos
	
	os recursos produtivos
	
	as matérias-primas
	
	os meios de produção
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602737864)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 
Marque a opção, que se refere a teoria da economia que acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças à força do mercado.
		
	
	Liberalismo
	 
	Keynesianismo
	
	Socialismo
	
	Maxismo
	
	Neoliberalismo
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603322575)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A crise de 1929 é profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. De acordo com Keynes, no momento de crise a população não consegue poupar dinheiro, muito pelo contrário, ela gasta o que tinha conseguido guardar, e os empresários não desejam investir no aumento de produção, a economia fica estagnada. Para Keynes há somente uma saída superar a estagnação da economia e a crise:
		
	
	a diminuição do consumo
	
	o fim dos subsídios
	
	o aumento do desemprego
	 
	a intervenção estatal
	
	o corte nas políticas sociais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603322601)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O período logo após a II Guerra Mundial foi marcado pela industrialização, pelo crescimento urbano e pela ampliação da tecnologia. De 1945 a 1973, com a atuação do Estado de Bem Estar Social, assiste-se a um período de relativa estabilidade, uma vez que os níveis de produtividade e consumo se tornam compatíveis. Esse período foi denominado de
		
	
	era moderna
	 
	anos dourados
	
	guerra fria
	
	décadas perdidas
	
	apogeu da política
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602842208)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
		
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602740358)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a Wikipédia: Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção ( instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.)
A seguir, faremos uma breve sinopse do filme ¿Tempos Modernos¿, de Charles Chaplin:
 
 
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...
 
Marque o modo de produção, que está descrito no filme:
		
	
	   Feudal
	
	 Comunista
	
	   Primitivo
	
	  Escravista
	 
	 Capitalista
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603189534)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O capitalismo tem como especificidade a mercantilização da força de trabalho, ou seja, a força de trabalho se torna uma mercadoria. Contudo, para Marx, para que um objeto possa ser considerado uma mercadoria, é necessário que tenha um valor de troca ou um valor social e não apenas um valor de uso. Esse processo que retirou do trabalhador o fruto e o reconhecimento do seu trabalho, Marx chama de que?
		
	
	trabalho produtivo
	
	trabalho intelectual
	
	trabalho explorado
	
	trabalho compartilhado
	 
	trabalho alienado

Continue navegando