Buscar

Estudo de caso Condenação de Engenheiro e Técnico Ementa 036 Lesões Corporais e Homicídio Culposo

Prévia do material em texto

Título: Relatório de Análise de Acidente
Data: 15/05/2017. 
Elaborado por: (Emanoel José Costa Júnior)
Descrição da Ocorrência
Engenheiro e técnico de segurança do trabalho comentem ato grave por não adequar o trabalhador a prevenção e a forma de segurança com os EPIS e EPCS. Ocasionando acidentes de ordem Média e graves. Levando até óbito. 
Causas Apuradas
9.2.4. Substituir as composições dos serviços de “escavação carga e transporte de solos”.
Consequências (possíveis)
 REPARAR: Restaurar, indenizar DANO: Mal que se faz a alguém, perda Indenizar a perda Responsabilidade inerente à empresa. Âmbito da pessoa jurídica. OBSERVAÇÃO: As ações de reparação de dano independem da legislação do SAT – Seguro de Acidente do Trabalho – Previdência Social RESPONSABILIDADE PELA REPARAÇÃO DO DANO E IMPLICAÇÕES CRIMINAIS DECORRENTES DO ACIDENTE DO TRABALHO IMPLICAÇÕES CRIMINAIS O acidente do trabalho causa lesão. Crime previsto no Código Penal – Art. 129 Lesões Corporais RESPONSABILIDADE DOS PREPOSTOS ESPECÍFICO: Profissional do SESMT ADJACENTES: Gerentes, supervisores, chefes, mestres ou encarregados Âmbito da pessoa física. RESPONSABILIDADE PELA REPARAÇÃO DO DANO E IMPLICAÇÕES CRIMINAIS DECORRENTES DOS ACIDENTES DO TRABALHO Esta apresentação está atualizada e em concordância com decisão plenária do STF – Supremo Tribunal Federal de 29 de junho de 2005, que declarou que a competência para julgar ações por dano moral e material decorrente de acidente do trabalho é da Justiça Trabalhista. Decisão fundamental, pois acabou com o conflito de competência entre Justiça Comum (Cível) e a Trabalhista. RESPONSABILIDADE PELA REPARAÇÃO DO DANO E IMPLICAÇÕES CRIMINAIS DECORRENTES DOS ACIDENTES DO TRABALHO A reforma do judiciário com a emenda Constitucional no. 45 de 08/12/2004 trouxe a seguinte redação para o artigo 114: Compete Compete à Justiça. Justiça do Trabalho Trabalho processar e julgar: VI – As ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho AÇÕES DE DANO MORAL CAUSAM PREOCUPAÇÃO ÀS EMPRESAS O grande número de ações na justiça do trabalho sob a alegação de danos morais decorrentes de acidentes do trabalho está causando impacto no meio empresarial. Em função da alteração de competência para o julgamento das causas acidentárias, que antes de 2005 eram de responsabilidade da justiça.
Medidas Preventivas
São várias as ferramentas que podem ser utilizadas. As mais comuns são:
– PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais): É usado para identificar os riscos do ambiente e através dessa identificação são adotadas as medidas preventivas e corretivas adequadas.
– PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção): É obrigatório em construções com 20 ou mais funcionários. A única diferença entre PCMAT e o PPRA é que ele tem que prever os riscos e medidas preventivas em todas as fases da obra.
 – PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional): É o programa que dita os exames a serem realizados pelos funcionários. Esse programa anda lado a lado com o PPRA.
– CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): São um grupo de trabalhadores que atuam na prevenção de acidentes de trabalho. Metade deles são eleitos pelos funcionários e metade indicada pelo empregador.
– DDS (Diálogo Diário de Segurança): São palestras curtas que tratam de Segurança do Trabalho e assuntos relacionados. Normalmente as palestram não passam de 10 minutos.
– Treinamento de Integração: É o treinamento ministrado ao recém-contratado. A fim de familiarizá-lo com os procedimentos de trabalho, nesse item se incluem os cuidados referentes à Segurança do Trabalho.
– Ordem de Serviço: Documento que visa informar o funcionário dos riscos da sua função e das medidas preventivas que deverão ser adotadas por ele.
Através da Ordem de Serviço o funcionário se compromete a seguir as normas de segurança e medicina do trabalho da empresa.
Como dissemos acima, esses são apenas alguns dos mais comuns. Dependendo do segmento ao ramo de atividade da empresa surgirá a necessidade de outros, que inclusive poderão substituir alguns dos que estão na lista acima.

Continue navegando

Outros materiais