Buscar

Introdução ao Estudo do Direito - avaliando

Prévia do material em texto

Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 15/10/2017 20:33:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707921187)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo dados estatísticos, o chamado ¿horário de verão¿, possibilita uma considerável economia de energia elétrica; todavia, muitas pessoas entendem como sendo um artifício plenamente desnecessário. Pode-se constatar do texto acima tratar-se, respectivamente:
		
	 
	Juízo de fato e Juízo de valor.
	
	apenas de Juízo de valor.
	
	Juízo de valor e juízo de fato.
	
	apenas de juízo de fato.
	
	apenas juízo de realidade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708033989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre Direito e Moral, está errado em afirmar:
		
	
	A moral impõe deveres. O direito, impõe deveres e confere direitos.
	
	Há normas jurídicas influenciadas pela moral, e outras, amorais.
	
	São instrumentos de controle social.
	 
	O direito é unilateral. A moral, bilateral.
	
	Não se excluem. Na verdade convivem juntos, completam-se, influenciam-se.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708038764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as discussões travadas em sala de aula, é possível afirmar sobra a Ética e a Moral que:
		
	
	A Moral é reconhecida nas sociedades de maneira ampla, enquanto a Ética se aplica a grupos de indivíduos que pertencem a uma mesma categoria
	
	Ética é um conceito que engloba o da moral, sendo mais amplo que este.
	
	A moral e a ética são sinônimos e se caracterizam pela atemporalidade.
	
	A Ética é concebida como sendo as práticas costumeiras sociais
	 
	A Ética se caracteriza por estudar a Moral de maneira científica e sistemática.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708237501)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Direito e Moral constituem dois diferentes conceitos, mas não estão separados. Sobre o assunto, muitas são as teorias. Miguel Reale afirma: "Dizer que o Direito representa apenas o mínimo de Moral declarado obrigatório para que a sociedade possa sobreviver. Como nem todos podem ou querem realizar de maneira espontânea as obrigações morais, é indispensável armar de força certos preceitos éticos, para que a sociedade não soçobre." (Reale, Miguel, Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 42). Neste sentido, quais das alternativas possui melhor definição sobre as características da moral.
		
	
	As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos às regras morais dominantes, e por este motivo, é possível para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais;
	
	As sanções morais são difusas e informais e podem ser aplicadas mediante coerção;
	 
	O dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência, ao tu deves, enquanto o dever jurídico deve ser observado sob pena de sofrer o devedor os efeitos da sanção organizada.
	
	A moral é composta por regras de condutas que cumprem duas funções: orientar o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e evitar a prática do mal) e prevenir e solucionar conflitos;
	
	A moral é resultado das relações jurídicas imperfeitas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707167692)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A dicotomia entre Direito Público e Direito Privado, para Hans Kelsen, assim se resolve:
		
	
	O direito será público ou privado de acordo com a predominância dos interesses.
	 
	Todo Direito é público porque todas as relações jurídicas se apoiam na vontade do Estado, já que este é o responsável direto e imediato pela segurança e harmonia social.
	
	Quando a iniciativa da ação for o Estado, teremos o Direito Público, quando for o particular, teremos o Privado.
	 
	Quando o Poder Público participa da relação jurídica, investido de seu "inperium", impondo sua vontade, em uma relação de subordinação, teremos o Direito Público. Quando for a relação entre particulares, em um mesmo plano de igualdade, teremos o Direito Privado.
	
	Quando a finalidade do direito for o Estado, teremos o Direito Público, quando for o indivíduo, teremos o Direito Privado.
		
	
Segunda avaliação
	
	
	
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 15/10/2017 20:41:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707843005)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Constitui exemplo de norma transitória ou por prazo determinado:
		
	 
	Lei dos Alimentos
	
	Estatuto do Idoso
	 
	Lei Orçamentária
	
	Estatuto da Criança e do adolescente
	
	Consolidação das Leis Trabalhistas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707267996)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Divulgar fatos narrados em processo não é abuso - 28/04/20011 - Não há abuso se site divulga apenas fatos narrados em peças processuais, sem emitir juízo de valor. O entendimento foi tomado pela juíza Teresa Cristina Cabral Rodrigues dos Santos, da 18ª Vara Cível de São Paulo, ao livrar a revista Consultor Jurídico de indenizar o advogado Antonio Orlando de Almeida Prado, de 63 anos, por danos morais e materiais. Cabe recurso. O advogado recorreu à Justiça porque ficou ofendido com a reportagem a briga de irmão ¿ TJ-SP manda prender advogado condenado por homicídio, publicada pela ConJur, em maio de 2006. Na reportagem, a revista noticiou que fora expedido mandado de prisão contra o advogado, condenado a 16 anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado, porque matou a tiros seu irmão, Manoel de Almeida Prado. Na ocasião, o advogado pedia para recorrer da pena em liberdade. O crime ocorreu em dezembro de 1993 e foi provocado por briga de herança. Assinale a opção que indica os três Ramos do Direito relacionados na reportagem acima.
		
	
	Notarial, Comercial e Processual
	 
	Civil, Processual e Penal.
	 
	Penal, Processual e Literário
	
	Penal, Constitucional e Administrativo.
	
	Bancário, Civil e Penal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707899199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da classificação da norma: ¿quanto ao tipo de comando¿, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Norma proibitiva é aquela que exige de seu destinatário uma ação, sendo antijurídica qualquer atitude diferente da prescrita na lei.
	
	Norma supletiva é aquela que pressupõe uma omissão por parte do destinatário da prática da conduta prevista pela norma. A hipótese legalmente estabelecida não pode acontecer do contrário enseja aplicação de uma sanção jurídica.
	 
	Norma preceptiva é aquela que exige de seu destinatário uma ação, sendo antijurídica qualquer atitude diferente da prescrita na lei.
	
	Norma preceptiva é aquela que pressupõe uma omissão por parte do destinatário da prática da conduta prevista pela norma. A hipótese legalmente estabelecida não pode acontecer do contrário enseja aplicação de uma sanção jurídica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708276687)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ciência que se preocupa com a valoração jurídica dos bens da vida, tais como a justiça, o bem comum, o interesse social e a liberdade, procurando identificar a essência do Direito para defini-lo visando sua aplicação (o PODER SER), é denominada:
		
	
	Sociologia Jurídica.
	
	Ciência do Direito.
	
	História do Direito.
	 
	Filosofia do Direito.
	
	Psicologia Jurídica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708276739)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que concerne ao Direito Natural, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	São Tomás de Aquino promoveu uma cisão da lei natural divina, pois, embora tenha reafirmado a existência de uma lei natural primária divina, lançou a ideia inovadora de uma lei natural secundária, social e humana.
	
	No Jusnaturalismo, há a convicção de que, além do Direito escrito, há outra ordem, superior àquela e que é a expressão do Direito justo.
	 
	Para a concepçãoteológica do Direito Natural, existe uma lei natural associada à própria existência humana. A produção do direito positivo deve obedecer a parâmetros gerais ditados pela razão humana.
	 
	Todas as concepções básicas sobre o Direito Natural ao longo da História têm como pressuposto uma leitura moral a respeito do direito, com base em valores divinos, da natureza ou da razão.
	
	Os juristas romanos conseguiram converter em Instituições de Direito o conjunto das ideias dos estoicos, o que fez com que os valores superiores da ordem natural servissem de parâmetro para o processo técnico de produção do direito e para a definição do próprio conteúdo de suas normas.

Continue navegando