Buscar

Recurso deixar de indicar com antecedência antes de mudança de faixa 03.10.17 Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AO DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ALEXANDRE FERREIRA FORMAGIO, brasileiro, convivente em união estável, vigilante noturno, cadastrado no número de pessoas físicas 105.481.548-80, endereço eletrônico ana.alves.pereira@hotmail.com, residente e domiciliado á Rua Cantigas de Saudade, número 43, CEP n° 05890-050, no Bairro Jardim Amália, no estado de São Paulo, vem à presença de vossa senhoria, com fundamento no artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro, interpor TEMPESTIVAMENTE, DEFESA PRÉVIA, mediante razões e direitos a seguir aduzidos:
SÍNTESE DOS FATOS:
O Requerente foi surpreendido ao receber em sua residência, a notificação de autuação da infração de trânsito, da qual aduzia “No dia 29/08/17 as 17:27, foi aplicada infração por deixar de indicar com antecedência mediante gesto de braço/luz indicadora, mudança de faixa, mudança de direção, natureza grave, prevista no artigo 196 do CTB, com data para propor defesa prévia até o dia 12/10/17”. Ocorre que a infração é atípica, o local da notificação é incorreto, por tais fatos, a notificação deve ser arquivada pelos fatos e fundamentos a seguir expostos. 
DAS RAZÕES PARA ARQUIVO DA NOTIFICAÇÃO: 
Atipicidade e local da infração
O Artigo 196 do CTB determina que ao mudar de faixa, o condutor deve sinalizar antecipadamente. No entanto, a conduta só seria possível se o local da infração fosse uma via de conversão, mas o endereço que consta na notificação é UMA VIA ÚNICA. Diante disse, o veículo não pode sinalizar manobra de conversão, quando se tem uma única direção a seguir, como é o caso do local da infração “Avenida Giovanni Gronchi n° 7020”. Além disso, onde transitava o veículo possui duas pistas com duas faixas sendo que o veículo transitava na pista Sul sentido Centro. 
Destaca-se que era IMPOSSIVEL ter cometido aquele tipo de infração naquele local, pois além de tratar-se de uma “pista plana e reta”, NÃO EXISTIA qualquer tipo de proibição para essa manobra. Portanto, não existe conduta infratora, logo a presente notificação não preenche seus requisitos formais, previstos nos artigos 280, inciso I e II, do Código de Trânsito Brasileiro. 
Prontuário do condutor:
A lei determina que o auto de infração, deve conter o prontuário do condutor, informando quantos pontos já constam em sua habilitação. Entretanto, a presente notificação NÃO INFORMA quantos pontos o Requerente já possui na sua habilitação, apenas informa à pontuação que será contabilizada. A resolução n° 404 do CONTRAN em seu artigo 3 caput, aduz “da Autuação dirigida ao proprietário do veículo, na qual deverão constar os dados mínimos definidos no art. 280 do CTB e em regulamentação específica”. A cerca disso, mais uma vez a notificação não preenche seus requisitos formais exigidos pelo Artigo 280, inciso IV, do CTB. 
Destarte a presente notificação DEVE SER ARQUIVADA por não preenche os requisitos formais exigido por lei, cabe frisar que esses requisitos são CUMULATIVOS, na ausência de um deles ocorre a nulidade formal, consoante prevê artigo 281, parágrafo único, inciso I do CTB. É cediço que os atos da Administração Pública são vinculados a LEI, portando o DETRAN por ser órgão da Administração tem o DEVER E OBRIGAÇÃO de cumprir a lei, sendo todos os seus atos viciados e anulados.
DO EFEITO SUSPENSIVO:
O artigo 285 § 3° do CTB determina que, se a DEFESA PRÉVIA não for julgado em até 30 dias vai ser aplicado o efeito suspensivo. Portanto o Requerente requer a aplicação do efeito suspensivo para que não seja aplicada a pontuação da infração gravíssima, sob pena de infringir o contraditório e ampla defesa. Além disso, na Resolução do CONTRAN nº 182/2005, em seu artigo 6° determina que APENAS seja computado os pontos, após esgotar todas as vias administrativas. 
DOS PEDIDOS E REQUERIMENTOS:
Diante de todo o exposto, requer:
O Conhecimento e provimento da defesa prévia, para ARQUIVAR a notificação de autuação, nos termos do artigo 281, parágrafo único, inciso I do Código de Transito Brasileiro, que determina “o auto de infração será arquivado, quando considerado irregular”;
Requer a admissibilidade do efeito suspensivo, para a aplicação dos pontos; 
Termos em que,
Pede deferimento.
São Paulo, 03 de Outubro de 2017.
ALEXANDRE FERREIRA DA FORMAGIO

Continue navegando