Buscar

DISCURSIVA ETNIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 Tema: Raça 
	Sobre o estudo da raça, temos a esco la etnológica- biológica, a escola histórica e a escola darwinista social. Escreva sobre o que defendia a escola etnológica- biológica referente a questão de raça.
	Apostava na ideia de que múltiplas raças seriam o resultado de mutações que acabariam por acarretar diferenças sociais. O traço fundamental dessa escola é a ideia de uma superioridade da raça branca em relação aos índios e negros. A presença de um tipo híbrido da mistura seria um perigo para a superioridade branca. (Carvalho, 2012, p. 102)
	Questão 2 Tema: Raça 
	O uso do termo Raça, tem sido objeto de inúmeras discussões na atualidade no nível acadêmico, p olítico e social. Uma vez que o uso d esta palavra está ligada em determinad os momentos histórico a justificação de desigualdades. 
	Destaque o porquê da importân cia da discussão sobre a questão racial. 	
	O atual estado de discussões sobre “raça” dialoga com um quadro de posicionamentos políticos, científicos e ideológicos do passado. As discussões sobre desigualdade social colocam o termo raça como ponto de partida de infindáveis questionamentos. As posições teóricas, políticas e ideológicas estiveram fortemente imbricadas na construção das noções deraça, ecoando de diferentes maneiras nos dias atuais. (Carvalho, 2012, p. 99)
	Questão 3 Tema: Escravidão 
	Giddens (2005), citado por Car valho (2012), apresenta que na história da humanidade identificamos q uatro formas básicas de definir o nível de importância da pessoa em uma so ciedade, a estratificação social: escravidão, casta, estamen tos e classes. Neste contexto, explique o que é a escravidão como estratificação social. 
	Vincula-se às culturas do subcontinente indiano, as quais se fundamentam no reconhecimento de status e prestígio atribuídos por hereditariedade. A mais antiga forma de estratificação caracterizou-se como uma forma extrema de desigualdade social e estabelecia que certos indivíduos eram propriedades de outros. Os escravos eram considerados o estrato social mais baixo no tipo de formação social. A mobilidade se realizava pela apropriação forçada de indivíduos por meio da conquista e escravização de povos derrotados em batalhas. Era rara a conquista da liberdade ocorrida pela vitória em guerras de libertação. (Carvalho, 2012, p. 30 -
	Questão 4 
	“De acordo com Dumont, a teor ia da casta possui três tipos explicativos distintos (a e xplicação histórica, a voluntar ista e a compósita), distribuídos em três é pocas diferentes (século XIX, final do século XIX e a partir de 19 45, respectivamente).
	A primeira delas, a explicação histórica – a que mais nos inter essa –, se caracteriza pela predominância da atitude explicativa, pois, sendo as castas, segundo tal te oria, algo taxativamente exótico, surpreendente e escandaloso, busca -se explicar sua existência.” OLIVEIRA, Arilson Silva. A sacralidade das castas indianas sob o olhar du montiano. Revista ANTHROPO LÓGICAS, v. 19, n. 2, 2011. P. 9. 
	Tendo em vista o excerto acima, explique qual a posição de Mahatma Gandhi frente a ação afirmativa na Índia? 
Segundo o livro-base (pg. 163) ele se opôs as medidas, argumentando que mudanças nas relações entre as castas, se impostas por lei levariam a um conflito e que a situação só poderia se modificar com a mudança de mentalidade e a independência do país. 
	Questão 5 
	Leia a poesia abaixo 
	Nós. Branco – verde – preto:/ simplicidades –indolências – superstições./ (...) Nós. O clã fazendeiro . Sombra forte de mangueiras pelo chão; recorte nítido de bananeiras pelo ar;/ (...) ladrões de beijo nas esquinas das morenas de jambo/ e ntre rótulas sob os beirais dos casarões/ ( ...) Violões nos morros mulatos – maxixes políticos, to sses, pitos e pinga na luz dos candeeiros. 
	Guilherme de Almeida Apud. DA SILVA, Márcia Rios. As mais belas poesias patrióticas e de exalt ação ao Bra sil: inventando uma nação. O olho da nação. n. 15, Salvador (BA), dezembro de 2010 p. 8. 
	O texto acima elucida uma a parente comunhão étnico -racial vigente no Brasil. Tal comunhão encontr a sua expressão conceitual no termo “democracia racial”. Isso posto, busque apontar uma das razõ es que levaram à existência desse pensamento de “democracia racial” em nosso país. mito da democracia racial. 
	Segundo o livro-base “A inexistência de ‘conflitos raciais abertos’ no período pós-abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais ...” (p. 133)
	Questão 6 
	“(...) no fim do século XVII a região do sertão no rdestino já se encontra em grande parte incorpor ada ao domínio colonial. Esta conquista provocou ´o aniqu ilamento ou expulsão de milhares de indígenas que povoavam essas t erras. Foi a substituição do gentio pelo gado `”. 
	DE OLIVEIRA, Tomas Paoliello Pacheco. A longa per manência da violência como valor no ser tão central pernambucano. 
	Os conceitos de aniquilamento e expulsão podem ser enten didos como formas de discriminação? Justifique sua resposta	
	O aluno deve indicar que sim explicando que oAniquilamento: assassinato dos membros de um grupo. Expulsão: quando os membros de um grupo são forçados a migrar. São consequências do preconceito. Ver páginas 168 e 169 do livro-base
	Questão 7
	Considere a seguinte citação: “A análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta in teração o expoente das consequências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento com portamental e agregação d e valores nos membros da espécie humana”. 
	SILVA, João Paulo Souza. A relação Pro fessor/Aluno no processo de ensino e aprendizagem Após esta avaliação, caso queira ler o texto integ ral mente, o mesmo encontra-se disponível em: http://www.espacoacademico.com.br /052/52pc_silva.htm. Acesso em 04/05/2016. 
	De acordo com o trecho de texto citado e o texto -base da a ula 2 desta disciplina sobre a r elação professor -aluno, responda: - O que significa a expr essão “relação de contratualidade ”? 
	“a relação de contratualidade está relacionada à colaboração mútua entre professor e aluno” (artigo-base aula 2, p. 4).
	Questão 5/5 Discutindo o matrimônio em Minas Ger ais, na primeira metade do século XIX, Botelho afirm a que: “O matrimônio é um momento crucial d entro das estratégias de reprodução social. Ao estab elecer laços entre grupos familiares, ele torna -se o garantidor da perpetuidade de t ais grupos ao mesmo t empo em que amplia as redes sociais dos indivíduos envolvidos. Em razão dessa sua enorme importância, as decisões em torno da escolha dos nubentes sempre recaíram sobre o grupo familiar m ais amplo.” BOTELHO, Tarcísio R. Estratégias m atrimoniais entre a popu lação livre de Minas Gerais: Catas Altas do Mato Dentro, 1815 -1850. ABEP-XIV Encontro Naciona l de Estudos Populacionais. Caxambu: Associaçã o Brasileira, 2004. P. 2. Após ter lido o excerto busque explicar como o casa mento pode ser um fator de mobilidade social. Nota: 20.0 são duas as maneiras que o casamento pode ensejar mobilidade social: de maneira horizontal, ou seja, o novo casal pode ir morar e m lugar diferente do que moravam ao constituir família, ou mobilidade vertical, quando os nubentes estão em estratos sociais diferentes. Ver livro-base: “o casamento aparece relacionado com frequência à mobilidade horizontal das populações, uma vez que pode ser acompanhado da constituição de novas unidades domésticas em outras localidades. 
Também pode ser vinculado à mobilidade vertical, quando se estabelece uma relação matrimonial com uma pessoa de um estrato superior.” (p. 38). Resposta:Por mobilidade social entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e status socais. O matrimônio pode ser considerado uma mobilidade social horizontal que é alterações no estatuto social mas que não provocam mudança de classe ou de estrato social. É o caso de uma pessoaque pelo casamento obtém um estatuto diferent e (o de casado) mas continua no mesmo estrato social.

Continue navegando