Buscar

CASO CLÍNICO dorso, escalpo e nuca

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO – DORSO, ESCALPO E NUCA
Um operário da construção civil sofreu um acidente de trabalho,Tal acidente ocorreu pelo descaso e não uso do capacete de proteção pessoal. Enquanto transitava no ambiente de trabalho um fragmento de arame veio a atingi-lo não cabeça, havendo lesão cutânea craniana sangrante adjacente à sutura biprarietal com a extenção de mais ou menos dois centímetros. O paciente não valorizou o trauma, quarenta e oito horas após surgiu acentuação da dor. Ao ser examinado pelo departamento médico da empresa observou-se secreção purulenta no local da lesão incisa, com adenopatias (gânglios crescidos, popularmente chamado de íngua) cervicais e sub occipitais, No exame de sinais vitais febrícula de 37 graus, tal febre não foi valorizada pela concomitância de um quadro respiratório gripal viral. Foi realizado um curativo e foi orientado para curativos subsequentes a nível domiciliar. Dois dias após o paciente retorna ao departamento médico para reavaliações queixando-se de cefaleia mais intensa vômitos persistentes de dícifil controle, o ídividuo queixa-se de rigidez na nuca.O médico atribuiu a rigdez no pescoço ao maior número de adenopatias sub occipitais, ao examinar a lesão cutânea constata melhor aspecto da área traumatizada, foi prescrito antiinflamatório via oral e o paciente foi liberado. Vinte e quatro horas após foi comunicado ao departamento médico que o paciente morreu em domicílio por persitentes vômitos.
Qual a explicação para as adenopatias sub occipitais?
Qual a justificativa pra febrícula?
Por que o agravamento da cefaleia e a presença de vômitos?
Por que a rigidez de nuca?
Por que ele foi ao óbito se a lesão apresentava melhora?
RESPOSTAS:
Porque era uma lesão infectada, na qual a drenagem linfática se faz pra trás.
Já estava acontecendo alguma infecção, portanto não estava relacionada a quadro gripal.
A "coisa" se propagou pra dentro, fez complicações intracranianas que causaram acentuação da dor. O estímulo das meninges provoca vômito.
A rigidez de nuca não tem relação com as adenopatias sub occpitais, o organismo faz uma reação de defesa para complicações intracranianas que quase reflexamente acontece a contratura da musculatura da nuca ( reflexos viscerotrópicos).
Porque o problema interno não foi detectado.

Continue navegando