Buscar

CONSTITUCIONAL I AULA DIREITOS INDIVIDUAIS

Prévia do material em texto

CONSTITUCIONAL I
EXERCÍCIO DE APOIO 
AULA DIREITOS INDIVIDUAIS
1)As garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, são asseguradas aos litigantes nos processos:
a) judiciais cíveis e criminais;
b) judiciais e administrativos;
c) judiciais de natureza criminal;
d) judiciais e administrativos que tenham por objeto a demissão de servidor público.
2)Constitui embaraço à plena liberdade de informação dos meios de comunicação:
a) o exercício do direito de resposta, proporcional ao agravo;
b) o ressarcimento pelos danos morais causados por informação que violou a vida privada;
c) dispositivo de lei ordinária que obrigue a revelação da fonte das informações veiculadas por jornalistas;
d) condenação judicial de jornalista que, em matéria assinada, pratica o crime de calúnia contra alguém.
3)A casa é asilo inviolável do indivíduo. Por isso, nela ninguém pode penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou:[146]
a) para prestar socorro em caso de desastre ou para cumprir determinação judicial;
b) desastre, ou para prestar socorro, ou, de dia ou à noite, por determinação judicial;
c) desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;”
d) para prestar socorro, ou, em qualquer hora do dia ou da noite, mediante determinação judicial, necessária esta mesmo em caso de desastre.
4)A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito” (CF, art. 5.º, XXXV). Tal dispositivo consagra o princípio:
a) do juiz natural;
b) do remédio de injunção;
c) da tutela jurisdicional;
d) da isonomia perante a lei.
5)Pessoa que se exime de prestar serviço militar, alegando motivo de crença religiosa e se recusa a prestar serviços alternativos:
a) é privado dos seus direitos sociais;
b) é privado do status de cidadão e dos direitos dele decorrentes;
c) tem seus direitos e garantias individuais suspensos;
d) não pode ser privado de nada, porque a Constituição prevê liberdade de credo religioso.
6)Assinale o enunciado que não está em consonância com um dos incisos do art. 5.º, da Constituição Federal:
a) ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária;
b) não intentada a ação penal pública dentro do prazo legal, será admitida ação penal privada;
c) é permitido reunir-se pacificamente, sem armas, em lugar aberto ao público, independentemente de prévio aviso à autoridade competente, desde que não frustre outra reunião anteriormente convocada;
d) o estrangeiro não será extraditado em razão de prática de crime político ou de opinião;
e) não haverá identificação criminal daquele que já possuir identificação civil, salvo nas hipóteses previstas em lei.
7)O reconhecimento de iguais direitos aos homossexuais e a igual valoração jurídica das relações afetivas e eróticas entre pessoas do mesmo sexo:
a) dependem de modificação constitucional através de manifestação do Poder Constituinte Derivado, uma vez que o inciso IV do art. 3.º não previu a discriminação por orientação sexual;
b) ferem o princípio democrático e a regra da maioria, já que o Direito, ao determinar ou escolher uma moral, deve privilegiar a moral da maioria;
c) decorrem do sistema constitucional de direitos e garantias fundamentais, que proíbe quaisquer formas de discriminação e garante a dignidade da pessoa humana;
d) estão sujeitos à evolução social e cultural da sociedade em que vivemos, uma vez que para o “homem comum” as práticas homossexuais são antinaturais e contrariam as convicções religiosas compartilhadas;
e) necessitam de legislação infraconstitucional para efetivação, pois as normas constitucionais incidentes são de eficácia limitada.
8)Sobre direitos e deveres individuais e coletivos, marque a única opção correta.
a) A impossibilidade de concessão de fiança para indiciados em crimes de tortura implica que esse indiciado não poderá responder ao processo judicial em liberdade.
b) A proteção da honra, prevista no texto constitucional brasileiro, que se materializa no direito a indenização por danos morais, aplica-se apenas à pessoa física, uma vez que a honra, como conjunto de qualidades que caracterizam a dignidade da pessoa, é qualidade humana.
c) A doutrina e a jurisprudência reconhecem que a igualdade de homens e mulheres em direitos e obrigações, prevista no texto constitucional brasileiro, é absoluta, não admitindo exceções destinadas a compensar juridicamente os desníveis materiais existentes ou atendimento de questões socioculturais.
d) A competência da União para legislar sobre as condições para o exercício de profissões é uma restrição à liberdade de ação profissional.
e) Nos termos definidos na Constituição Federal, a objeção de consciência, que pode ser entendida como impedimento para o cumprimento de qualquer obrigação que conflite com crenças religiosas e convicções filosóficas ou políticas, não poderá ser objeto de nenhuma espécie de sanção sob a forma de privação de direitos.
9) Quanto aos direitos e deveres individuais e em conformidade com a redação Constituição Federal, o que são invioláveis além da imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação?
 	 
a) a intimidade, a vida privada e a honra.
b) a correspondência e a vida honesta
c) o sigilo telefônico.
d) Não há alternativa correta.
10) Sobre liberdade de reunião, é INCORRETO dizer:
 	 
a) é a permissão constitucional para um agrupamento transitório de pessoas com o objetivo de trocar ideias para o alcance de um fim comum.
b) a diferença é que, na reunião, não existe um vínculo jurídico entre as pessoas reunidas, diferentemente da associação.
c) não pode ser uma reunião que tenha por objetivo fins ilícitos.
d) é necessária a autorização prévia do Poder Público para que se realize a reunião.
11) Um grupo de trabalhadores, alimentando suspeitas de que a empresa em que trabalhavam estaria recorrendo à prática denominada de caixa 2, redigiu um conjunto de panfletos denunciando essa empresa, em caráter anônimo, e o distribuiu ao público nas redondezas da mesma empresa. Contendo o documento diversas considerações sobre a reprovabilidade do ilícito, os trabalhadores terminaram sendo descobertos pela empresa e foram dispensados por justa causa, por mau procedimento.
Tudo considerado, a dispensa foi 
 a) válida, porque os trabalhadores não poderiam ter divulgado manifestação com imputação de conduta criminosa sem se identificarem. 
 b) nula, porque os trabalhadores estariam exercendo seu direito de livre expressão de opinião. 
 c) nula, porque a qualquer do povo é dado o direito de denunciar fatos ilícitos de que tenha conhecimento. 
 d) válida, porque os trabalhadores não poderiam divulgar a denúncia ao público antes de transmiti-la às autoridades competentes. 
 e) nula, porque não se poderia esperar dos trabalhadores que se identificassem, sob pena de sofrerem as represálias que, de fato, acabaram sofrendo.
12) De acordo com o disposto na Constituição Federal, é correto afirmar:
 a) Qualquer pessoa poderá ser compelida a associar-se ou a permanecer associado.
 b) As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas após processo administrativo ou judicial, respeitadas as garantias da ampla defesa e contraditório.
 c) As entidades associativas têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, independentemente de autorização.
 d) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.
13) Em relação ao direito constitucional é correto afirmar: 
 a) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
 b) As pesquisas com células-tronco embrionáriasviolam o direito à dignidade da pessoa humana. 
 c) Os estados brasileiros, em razão da soberania reconhecida pela Constituição Federal, podem instituir suas constituições locais.
 d) O pluralismo político é apontado pelo texto constitucional como um dos objetivos fundamentais do Estado Democrático de Direito.
14) Sobre a liberdade religiosa prevista na Constituição Federal, considere as seguintes afirmativas: 
1. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos. 
2. É assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
3. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas. 
Assinale a alternativa correta. 
 A Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
 B Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
 C Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
 D As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Continue navegando