Buscar

projeto novo

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES PPE V
Curso de Pedagogia
Profª Joana Darc Venancio
Termo de responsabilidade: Enviar pelo “ambiente trabalho” até 21/08/2017
Trabalho Completo: Enviar pelo “Ambiente Trabalho” até 21/08/2017
Caso não obtenha a nota mínima de aprovação (6,0 pontos), o trabalho corrigido deverá ser reenviado para uma nova avaliação até de 11/09/2017 
	ENVIO
	DATA
	Devolução do trabalho corrigido.
	TERMO DE COMPROMISSO
	21/08/2017
	
	TRABALHO COMPLETO (Junto T1 e T2)
	21/08/2017
	11/09/2017
Selecionar 05 referências, que poderão ser constituídas de até 02 artigos retirados da Internet de sites confiáveis (veja orientações nas telas de aula) e também de 03 livros.
Veja as orientações no formulário para o preenchimento, no final deste documento. 
Preencha um formulário para cada título das obras que serão utilizadas em seu trabalho. (referências);
Envie um único arquivo com os 05 formulários, devidamente preenchidos,
Enviar T1 e T2 na mesma data, conforme calendário: Formulário e Memorial Descritivo. Siga corretamente as orientações: CAPA E FOLHA DE ROSTO, de acordo com o Modelo Estácio.
	
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO
O Memorial Descritivo, como o próprio nome diz, trata-se de um texto explicando sobre o tema que for escolhido para pesquisar, assim como a SITUAÇÃO PROBLEMA. Não se trata de um relato pessoal e sim da iniciação de um trabalho científico (Memorial Acadêmico) e por este motivo, deve seguir as normas da ABNT e ser escrito na 3ª pessoa do singular ou na 1ª pessoa do plural, jamais na primeira pessoa do singular (escolhi, falarei, descreverei, etc).
Sua iniciação científica dá o ponto de partida nesta disciplina. Os cuidados com a redação científica estão disponíveis nos slides encontrados na biblioteca virtual.
 Evite citações com mais de 3 linhas, que requer formatação especial. Parafraseei, porém não se esqueça de colocar o sobrenome do autor e o ano entre parênteses.
Vocês podem e devem pesquisar sobre o tema que apresentam, também, na internet Entretanto, Pesquisar não é copiar e colar. Podem é ler os artigos, entender as ideias centrais e construir o seu próprio texto. Escrevam o que entenderam. A construção de um texto científico se dá, exatamente, desta forma. 
É necessário que o trabalho de vocês tenha autoria. Quando encontrarem um pensamento que entendam como necessário ser colocado na íntegra, usem as normas da ABNT (citações entre aspas e com o autor)
O Regulamento da Disciplina de Trabalhos Científicos alerta: cópias são Plágios e Plágios podem reprovar o aluno em trabalhos científicos (PPEs e TCC). Vejam o regulamento na biblioteca da disciplina.
ATENÇÃO: Apresentar um TEMA e não um ASSUNTO.
Vejam os exemplos: 
ASSUNTO: INCLUSÃO
TEMA: INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDHA
ASSUNTO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
TEMA: DIFICULDADES DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS.
 É necessário delimitar o tema. O Assunto é amplo e o tema é especificado o assunto que irá ser refletido, ou seja, foi delimitado no tema.
No Memorial vocês apresentarão um TEMA e não um Assunto
	Este trabalho terá sequência nos próximos PPEs e será concluído em TCC. Sugerimos a escolha um tema do seu interesse (de vivência nos Estágios) para facilitar a construção dos trabalhos nas próximas disciplinas de PPE até o TCC.
	
Orientações para apresentação dos trabalhos
Cópias da Internet: não podem acontecer e se algo for citado deve informar referência.
Fonte: Times New Roman ou Arial.
 
Tamanho: 12 no corpo do texto
Fonte: 10 (só para citações longas)
Citação Longa: com mais de três linhas deve ter recuo de 4cm à esquerda e 0 à direita
Folha: A4
Espaçamento: entre linhas 1,5
Espaçamento citações: 1,0
Formatação: justificado 
Margem: Esquerda e superior: 3 cm e Direita e inferior: 2 cm
Referências: De acordo com as normas da ABNT.
Número de página: lado direito e superior e a 2cm da margem superior. Comece a contar a partir da folha de rosto (não conte a capa), mas só numere a partir da introdução. 
Recuo das primeiras linhas dos parágrafos: 1,25cm;
OBS: citações longas, referências e agradecimentos não possuem recuo nas primeiras linhas dos parágrafos. 
Nas citações longas:
Não utilize aspas e não escreva em itálico ou negrito;
Lembre-se também que é preciso escrever o último nome do autor; o ano da publicação; a página da citação, 
Não possuem recuo na primeira linha do parágrafo e devem ser justificadas e todas as linhas com recuo 4 cm.
Nas Citações Curtas: 
Consiste na reprodução (cópia) de parte de um texto de um autor na íntegra, quando possui até três linhas.
A citação curta deve ser escrita no corpo do texto, tamanho: 12, com aspas, o último nome do autor, o ano da publicação e o número da página. 
Exemplo: Minayo (2006, p. 38) afirma que: “O projeto de pesquisa é o desfecho de várias ações e esforços do pesquisador
Exemplo de como citar as referências na bibliografia
CASTRO, Therezinha de. História moderna. 3o ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1977.
______. História contemporânea. 3o ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1978.
(Este é exemplo é quando há um mesmo autor com mais de uma obra citada)
	
Critérios de avaliação
Relevância científica e social;
Relevância do tema/problema;
Contribuição para a sociedade;
	
Qualidade do texto
Normas da ABNT;
Normas internas,
Vocabulário técnico adequado;
Normas Gramaticais.
	
Apresentação escrita
Clareza;
Precisão;
Objetividade;
Unidade;
Coerência;
Consistência;
Coesão;
Correção.
Na próxima página os modelos de: 
Formulário a ser Preenchido p. 5
Capa (p. 6)
folha de rostop (p. 7)
MODELO DE MEMORIA DESCRITIVO (p. 8)
TERMO DE RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO DE AUTORIA (p11)
Nome:
Disciplina/turma: 
Professor/a:
Orientador/a:
MODELO DE FICHAMENTO PARA LEVANTAMENTO PRELIMINAR
	REFERÊNCIA: 
	ASSUNTO
	Área principal que o livro/artigo/texto aborda
	
	Área específica
	
	Qual a contribuição para o seu trabalho (breve descrição)
	
Titulo do Trabalho (tema)
 SEU NOME COMPLETO
 
CIDADE 
ANO
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO V
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Pesquisa e Prática em Educação V (CEL 0363/2287701) 9014 sob a orientação da Professora JOANA DARC VENANCIO
 
 
 Curso: Pedagogia
CIDADE
ANO
MODELO DE MEMORIA DESCRITIVO
PRESENTAÇÃO DO TEMA
A pedagogia além de abranger a aprendizagem no contexto escolar vem abrindo caminhos para uma nova realidade que abraça novos conceitos constituindo uma versão histórica significativa que é a pedagogia hospitalar.
Essa realidade já vem sendo pensada tempos atrás, pois a doença como processo biológico sempre existiu, mas a concretização desta realidade se dá no momento atual onde se pensa no doente na sua totalidade e não só na sua enfermidade, pois a criança ou o adolescente que por algum motivo de saúde necessite de um tempo prolongado de internação acaba se distanciando da sua vida escolar fazendo assim com que haja a desistência dos mesmos em seus estudos. Assim sendo Matos (2001, p 49) afirma que:
A enfermidade é uma situação com a qual, muitas vezes, o ser humano convive passiva ou ativamente no seu cotidiano. Tal situação é responsável, em certos casos, por levar o aluno a se ausentar da escola por tempo prolongado, o que indubitavelmente, acarreta prejuízos, por vezes irreparáveis, no curso normal de suas atividades escolares.
Esse tipo de conceito nos faz pensar sobre a importância da Pedagogia dentro do ambiente hospitalar. Todo cidadão segundo a Constituição tem direito a saúde e a educação. Os estudantes que se encontram dentro dos hospitais privados de seusdireitos de continuarem seus estudos veem a nova realidade sobre a inclusão de novas perspectivas voltadas a aprendizagem. 
Muitos estudantes deixam a escola ainda no ensino fundamental, pois não encontram motivação para continuarem seus estudos, muitos vivem uma realidade de escassez dentro de suas residências. Se a realidade dentro das salas de aula já é tão difícil quanto mais dentro dos hospitais, onde o individuo deixa de interagir, de conhecer, de se expor por conta de uma enfermidade que lhe impede de continuar sua vida educacional.
 O atendimento escolar dentro dos hospitais faz com que o indivíduo mantenha seu vinculo com a aprendizagem ajudando a melhorar sua autoestima podendo até diminuir seu tempo de internação. Ela retrata o direito e o respeito ao cidadão mesmo dentro de condições especiais de saúde. 
Segundo Fonseca (2008, p.12) “O atendimento Pedagógico-Educacional Hospitalar é reconhecido pela legislação brasileira como direito a continuidade de escolarização àquelas crianças e adolescentes que se encontrem hospitalizada”.
 A criança hospitalizada, assim como qualquer outra criança já apresenta o desenvolvimento de acordo com uma diversidade de fatores que eles interagem, pois sabemos que ensinar não é somente transferir conhecimento e sim aprender junto com o aluno considerando sua opinião e complementando sua aprendizagem. É preciso, mesmo com o aluno hospitalizado, provocar sua curiosidade, ajudá-lo a ser um ser crítico e capaz de dar continuidade a sua vida social.
 Segundo Oliveira (1993 ), a criança se sente destituída de sua subjetividade e reclusa dentro do ambiente hospitalar. O docente precisa se perceber como humano e se prontificar a ajudar àquele aluno necessita de sua paciência e dedicação. Neste sentido, Freire (2009, p.54) mostra que:
O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem haver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da história.
 O pedagogo através de seus conhecimentos poderá interagir positivamente com as multidisciplinaridades que existem dentro do ambiente hospitalar dando sua contribuição para a melhora do aluno hospitalizado para o seu crescimento cognitivo sem causar danos a sua recuperação, dando a devida importância a sua patologia e suas dificuldades. 
 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
 Nesse novo conceito de pedagogia percebe-se a importância das práticas pedagógicas para o ambiente hospitalar, buscando ajudar àquele aluno a retomar suas atividades, fazendo com que ele não desista de continuar aprendendo e transmitindo conhecimento, pois, com a presença do pedagogo nos hospitais a aprendizagem se tornará significativa porque muitas crianças por estarem enfermas não chegam nem a se matricularem nas escolas e com esse novo contexto muitas poderão iniciar ou dar continuidade a escolarização.
 É muito importante que essa nova modalidade seja apresentada pelas universidades capacitando os futuros professores a desenvolverem tal trabalho. Portanto, a problemática de investigação para o futuro Trabalho de Conclusão de Curso é: Qual é importância da pedagogia no ambiente hospitalar?
REFERÊNCIAS:
FONSECA, Eneida Simões. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Pedagogia hospitalar. Curitiba: Champagnat, 2001.
OLIVEIRA, Helena de. Cad. Saúde Públ. Rio de Janeiro: 9(3) . 326 – 332, jul/set, 1993.

Continue navegando