Buscar

Células Tronco Trabalho para AV1 Bio Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Células Tronco 
As células tronco também são conhecidas como células fonte. Elas se tratam de um tipo muito específico de células que são capazes de dar origem a outras células, que possui um importante papel na reposição celular e na regeneração tecidual. Mais especificamente, para uma célula ser considerada célula tronco ela deve, obrigatoriamente, apresentar duas características: divisão contínua e capacidade de diferenciação. As células-tronco podem se transformar em outros tipos de células necessárias ao organismo. A capacidade de divisão contínua, ou auto-replicação, é a capacidade que essas células têm de se multiplicar, gerando células iguais a ela. Já a outra característica, o potencial de diferenciação, é o potencial que essas células têm de, em condições específicas, poder dar origem ou se transformar em outro tipo de células, com suas formas e funções específicas. 
Classificação das células troco 
Totipotentes: São células capazes de se diferenciar em todos os tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. As células totipotentes são encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão. 
Pluripotentes: Diferentemente das células totipotentes, as células pluripotentes não pode originar tecidos extraembrionários e possui a capacidade apenas de gerar as células dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma). Como exemplo de células pluripotentes, as células-tronco embrionárias, que são encontradas na massa interna de blastocisto( embrião com 5 ou 6 dias de vida). Atualmente, existem técnicas que podem tornar células diferenciadas em células pluripotentes, que são chamadas de células-tronco de pluripotência induzida.
Multipotentes: São diferentemente das demais, podem se diferenciar em apenas alguns tipos celulares. Esse tipo de célula é encontrado mais facilmente no nosso corpo e é responsável pela renovação de certos órgãos. Como principal exemplo, as células da medula óssea.
Unipotentes: São às células que podem se diferenciar ao longo de apenas uma linhagem. São encontradas em tecidos adultos. Uma célula-tronco unipotente, em comparação com outros tipos de células-tronco, tem um potencial mais baixo de diferenciação. Apesar das células-tronco adultas unipotentes só se resultar em um tipo de célula, elas ainda têm a propriedade importante de auto-renovação que é compartilhada por todas as células-tronco. Além disso, enquanto seu potencial de diferenciação é limitado, as células unipotentes ainda têm um grande potencial terapêutico para o tratamento de lesões e doenças.
Tipos de células-tronco:
Existem três principais tipos de células-tronco: as embrionárias e as adultas, que são encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical e as pluripotentes induzidas, que foram obtidas por cientistas em laboratório em 2007.
 
Células-tronco embrionárias:
As células pluripotentes, ou embrionárias, são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. Elas são encontradas no embrião, apenas quando ele se encontra no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação).
Em uma fase posterior ao embrião de 5 dias, ele já apresenta estruturas mais complexas como coração e sistema nervoso em desenvolvimento e as suas células já se especializaram e não podem mais ser consideradas células-troncos.
Células-tronco adultas:
Na fase adulta, as células-tronco encontram-se, principalmente, na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, mas cada órgão do nosso corpo possui um pouco de células-tronco para poder renovar as células ao longo da nossa vida. Elas podem se dividir para gerar uma célula nova ou outra diferenciada. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem menos versáteis que as embrionárias.
Células-tronco induzidas:
As primeiras células-tronco humanas induzidas foram produzidas em 2007, a partir da pele. E tem sido daí que são retiradas as células para reprogramação, mesmo que teoricamente, qualquer tecido do corpo possa ser reprogramado. O processo de reprogramação se dá através da inserção de um vírus contendo 4 genes. Estes genes se inserem no DNA da célula adulta, como, por exemplo, uma da pele, e reprogramam o código genético. Com este novo programa, as células voltam ao estágio de uma célula-tronco embrionária e possuem características de autorrenovação e capacidade de se diferenciarem em qualquer tecido
Importância do uso de células tronco adulto embrionárias: 
A pesquisa com as células-tronco é fundamental para entender melhor o funcionamento e crescimento dos organismos e como os tecidos do nosso corpo se mantêm ao longo da vida adulta, ou até mesmo o que acontece com o nosso o organismo durante uma doença. As células-tronco fornecem aos pesquisadores ferramentas para modelar doenças, testar medicamentos e desenvolver terapias que produzam resultados efetivos. A terapia celular é a troca de células doentes por células novas e saudáveis, e este é um dos possíveis usos para as células-tronco no combate a doenças. Na teoria, qualquer doença em que houver degeneração de tecidos do nosso corpo poderia ser tratada através da terapia celular.
*Vantagens das células tronco embrionárias 
- As células-tronco extraídas de embrião são bem mais abundantes;
- As células-tronco embrionárias conseguem se diferenciar em todas as 75 trilhões de células
existentes nos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano.
*Desvantagens das células tronco embrionárias 
- Para utilização das células-tronco embrionárias é necessário destruir uma vida no primeiro estágio
de desenvolvimento (o embrião) para salvar um adulto doente;
- Podem ser atacadas pelo sistema imunológico dos receptores se confundidas com invasores
indesejados;
- As células-tronco embrionárias causam grande rejeição no organismo transplantado, por isso o indivíduo que usá-las terá que tratar-se com imuno-depressores para o resto da vida;
- As células-tronco embrionárias apresentam grande risco de provocar tumores.
*Vantagens das células tronco adultas: 
- Para utilização das células-tronco Adultas não é necessário destruir nenhuma vida;
- A chance de rejeição ao auto-transplante é bem menor;
- As células-tronco Adultas apresentam menor risco de provocar tumores.
*Desvantagens das células tronco adultas 
- As células-tronco Adultas são bem mais raras e sua qualidade é inferior;
- Elas não atingem os 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano, só conseguem gerar um número limitado de tecidos diferentes.
Bibliografia: 
Junqueira, L. C. & Carneiro, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª Edição. Editora Guanabara Koogan. 338 páginas. 2012.
Zatz, M. “Células Tronco”. Disponível em: http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/
LaNCE (Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias). 
“Células tronco, o que são?”. Disponível em: http://www.lance-ufrj.org/ceacutelulas-tronco.html
http://alunosonline.uol.com.br/biologia/celulastronco-totipotentes-pluripotentes-multipotentes.html
http://celulas-tronco.info/unipotentes
http://celulastroncors.org.br/celulas-tronco-2/
 Rede Nacional de Terapia Celular.
http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco
http://acelulatronco.blogspot.com.br/2012/04/vantagens-e-desvantagens-das-celulas.html

Continue navegando