Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0914_SM_201709088788 V.1 
	Aluno(a): CATIA DO PRADO GOMES
	Matrícula: 201709088788
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 26/09/2017 09:01:33 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201709354259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir do que existe na literatura sobre Introdução a Psicologia, analise as seguintes afirmações e indique quais seriam as afirmações falsas e quais as corretas:
		
	
	É adequado afirmar que a psicologia pode ter uma função enorme na vida dos seres humanos mesmo que eles não a percebam como tal, visto que esta ciência estuda o comportamento humano e fenômenos psicológicos adjacentes. Tal compreensão pode lhes fornecer elementos vitais para uma evolução tanto nas esferas pessoal como profissional. Contudo, muitas pessoas confundem as proposições advindas da ciência psicologia com conjeturas que dificilmente poderiam obter comprovação.
	
	Pode-se declarar que a psicologia é considerada uma ciência, entre outros critérios, porque tenta entender as razões do comportamento humano analisando todo o contexto e as inúmeras variáveis que o influenciam. Neste sentido, este questionamento sobre os "porquês" torna-se uma das principais ferramentas para a absorção de conhecimento científico em psicologia.
	
	No processo de apreender informações sobre o comportamento (através da ciência psicologia), convém afastar-se dos valores que comumente norteiam a realidade cotidiana de uma sociedade para refletir e conhecer além de seus aspectos visíveis a todos numa tentativa de aspirar à objetividade. Isto significa não deixar que as normas e os princípios individuais (principalmente formados a partir do senso comum) julguem o que é verdade ou não.
	 
	É apropriado asseverar que, no caso da psicologia, o senso comum e a ciência confundem-se em seus conceitos, não havendo absolutamente nenhuma diferenciação entre eles. Ambas estas formas de apreensão de conhecimentos são capazes de auxiliar os seres humanos a adquirirem informações verídicas e dignas de crédito. Sendo assim, o senso comum pode ser considerado um jeito "particular" de cada um dos seres humanos de "fazerem" sua própria ciência.
	
	É possível afirmar que, levando-se em consideração a população total do globo terrestre, a maioria dos seres humanos não costuma utilizar-se da psicologia exatamente como uma ciência para orientarem seus comportamentos no cotidiano. Neste sentido esta grande maioria de seres humanos em sociedade não possuem o salutar hábito de absorver a todo instante os enunciados científicos existentes na sociedade para guiarem-se e assim separarem o que é passível de ser um fato (ou fenômeno) de cunho científico do que pode ser apenas uma proposição empírica (senso comum).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709758483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmativas abaixo com cuidado e atenção e escreva ¿V¿ para as afirmativas VERDADEIRAS e ¿F¿ para as afirmativas FALSAS.
		
	 
	( ) A abordagem científica é pautada sempre pela curiosidade, o ceticismo e a humildade. Um pesquisador precisa ser humilde para poder aceitar que as suas teorias, mesmo sendo sua a pesquisa, nem sempre estão corretas.
	 
	( ) A pesquisa em psicologia é potencialmente perigosa, pois estamos lidando com os poderes mentais e por isso ela precisa ser mais controlada do que qualquer outro tipo de pesquisa
	 
	( ) O estudo de caso é um pesquisa descritiva que objetiva um estudo profundo de um indivíduo, buscando descrever os processo mentais e o comportamento
	 
	( ) As medidas de tendência central são mediana que significa metade, média que significa o ponto em que tem maior frequência e moda que define a soma de todos e divisão igual
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709773557)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O senso comum é considerado um avesso a ciência, o contrário da mesma.
		
	
	Pois senso comum é conhecimento da população e tem fundamentação científica
	 
	Pois senso comum é repassada de uma população para a outra sem fundamentação científica
	
	Pois senso comum e ciência se entrelaçam e tem fundamentação científica
	
	Pois senso comum é científica pois a voz da população respalda um conhecimento secular
	
	Pois a ciência é um conhecimento da população e pode ser provado pela mesma
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709169045)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É muito comum observar-se o uso indiscriminado dos termos científico pelo senso comum que pode ser denominado "psicologia do cotidiano"; este termo refere-se a pratica:
		
	 
	de usar e forma leiga e incorreta os termos científicos tais como stress e depressão.
	
	ainda não autorizadas pelo CRP
	
	de pessoas não autorizadas pelo conselho para o exercício da profissão
	
	mística que faz referência à psicologia
	
	criminosa de alguns profissioanis antiéticos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709107567)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto às áreas do conhecimento na cultura ocidental, é correto afirmar:
		
	 
	A Arte é uma modalidade relacionada à expressão de ideias e sentimentos.
	
	A Religião é uma evolução da Filosofia.
	
	A ciência é a única modalidade válida de conhecimento.
	
	O senso comum não é influenciado pelas descobertas científicas.
	
	A Filosofia é uma Ciência Humana tal como a Psicologia.

Continue navegando