Buscar

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CAPÍTULO 1: A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
1-Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor.
Por exemplo: a abstração que Newton teve que fazer (trabalho transcendental e mental), partindo do fruto que caiu da árvore (fatos cotidianos), para formular as leis da gravidade (fatos científicos).
2-Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é o conhecimento que qualquer pessoa adquire ao longo da vida, é aquele conhecimento que não se aprofunda em pesquisas científicas.
Ex.: quando uma pessoa atravessa uma avenida movimentada, Mesmo não dispondo de instrumentos, sabemos avaliar a distância e a velocidade de um veículo quando atravessamos a rua.
3-Explique o que você entendeu por visão-de-mundo. São todos os conhecimentos adquiridos e usados no dia a dia,mais simplificado, mistura e reduz outros setores da produção do saber humano, essa junção de saberes produz uma espécie de visão de mundo.
4-Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriada pelo senso comum. Há muitos conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Podemos citar como exemplo de apropriação: 'rapaz complexado'; 'menina histérica'; 'ficar neurótico'. 
5-Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? 
Arte, religião, filosofia,ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano. 
O homem, desde os tempos primitivos, foi ocupando cada vez mais espaço neste planeta, e somente esse conhecimento intuitivo seria muito pouco para que ele dominasse a natureza em seu próprio proveito. Os gregos, por volta do século 4 a.C, já dominavam complicados cálculos matemáticos. Eles precisavam entender esses cálculos para resolver seus problemas agrícolas, arquitetônicos, navais etc. Era uma questão de sobrevivência. Com o tempo, foi-se especializando cada vez mais, até atingir o nível de sofisticação que permitiu ao homem atingir a Lua. A este tipo de conhecimento, definiremos como ciência.
Povos antigos, e entre eles os gregos, preocuparam-se com a origem e com o significado da existência humana. A este tipo de conhecimento, definiremos como filosofia.
A formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, forma um outro corpo de conhecimento humano, conhecido como religião.Desde a sua pré-história, deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhou a sua própria figura e a figura da caça, criando uma expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade, definiremos como arte.
6-Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Objeto específico, Linguagem rigorosa, Métodos e técnicas específicas, Processo cumulativo do conhecimento, Objetividade. 
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Assim, podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência. Dessa forma, o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
 Esse conjunto de características é o que permite que denominemos conhecimento científico.
7-Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
O senso comum se baseia no conhecimento acumulado ao longo da vida normalmente passado pelas gerações, o conhecimento científico é estudado, provado de forma científica se baseia no que é real e concreto.
8-Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem. Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.
9-Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
Os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação.
10-Qual a matéria-prima da Psicologia? 
Podemos afirmar que essa matéria prima é o homem em sua completude, mas com foco na subjetividade humana - incluindo todos os elementos possíveis, individuais ou grupais, internos ou externos, racional ou irracional, consciente e inconsciente.
11- O que é subjetividade?
Trata-se da singularidade e individualidade que cada ser humano vai adquirindo a partir do seu desenvolvimento, e das experiências adquiridas na vida social e cultural. É o raciocínio, os significados e as emoções que construímos no interno, a partir das relações sociais e vivências, daí surgem as manifestações afetivas e comportamentais. 
12- Porque a subjetividade não é inata?
Ela é construída aos poucos, à medida que o homem vai se aprimorando na construção do mundo externo, ele vai também transformando a si próprio internamente.
13- Porque as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?
Além de não possuir uma base científica para seus métodos, essas práticas atuam de formas opostas à Psicologia, pois lidam com forças que estão além do campo humano e material.
ATIVIDADES EM GRUPO
1- Você leu no texto, que existem a Psicologia científica e a psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa psicologia.
Sentar com um amigo para desabafar, utilizar chás para tratar determinadas dores ou incômodos, banhos com sais para melhorar as energias.
2- Baseando-se no texto e na leitura complementar, responda por que falamos em Ciências Psicológicas e não uma Psicologia.
A Psicologia por ser uma área ampla e que abrange diversos outros campos da vida do homem, não se encaixa como um estudo da unidade, tornando-se assim uma ciência que utiliza diversos métodos para sua atuação.
3- Discuta nossa apresentação da Psicologia científica - sua matéria prima e seu enfoque. Para isso, retome as respostas que cada membro do grupo deu às questões 10,11,12 e 13.
A Psicologia científica tem como objeto de estudo o homem, com o foco de estudar seus comportamentos, emoções e personalidade, não sendo vinculada às práticas de senso comum. 
4- Verifique quantas pessoas do grupo já procuraram práticas adivinhatórias. A partir da leitura do texto, discuta a experiência.
As pesquisas de astrologia relacionadas a signos é uma das mais frequentes formas dessa prática. As supostas associações com o cotidiano e personalidade, nos traz respostas, sem base científica, apenas para nos sentirmos melhor/pior ou justificar o modo de ser.

Outros materiais