Buscar

Motivação intrínseca A motivação intrínseca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Motivação intrínseca A motivação intrínseca - também conhecida como motivação interna - está relacionada à força interior, capaz de se manter ativa mesmo diante da adversidade. Este tipo de motivação é independente do ambiente, das situações e das mudanças, estando relacionada aos interesses individuais e que podem ser alterados apenas por escolha da pessoa. Geralmente, a motivação interna está associada a metas, objetivos e projetos pessoais que estimulam o indivíduo a acordar todos os dias, enfrentar o trânsito e se dedicar a horas intensas de trabalho. Este é um tipo de motivação que está presente em todas as pessoas, pois é o que gera força para estar em movimento, conquistar coisas e escrever sua própria história.
 Motivação intrínseca é interna, vem de dentro da pessoa e está alinhada ao seu “eu interior”. É gerada quando os indivíduos se envolvem em atividades que eles consideram interessantes, desafiadoras e prazerosas. As atividades que não se encaixam nessas categorias não são intrinsecamente motivadas e não serão realizadas, a menos que existam razões extrínsecas (ou externas) para iniciar a ação e promover a autorregulação do comportamento, isto é, gerenciá-lo de modo que persista e vá até o fim.
Regulação externa
Ocorre quando agimos para obter recompensas, evitar punições ou satisfazer a exigências externas. A frase característica de uma pessoa com esse tipo de motivação intrínseca é: “Tenho de fazer isso”.
Regulação introjetada
Aqui, a pessoa é motivada pela culpa e age para não se sentir culpada ou envergonhada. A frase característica é: “Eu devo fazer isso”.
Regulação identificada
Nesse caso, embora a motivação tenha vindo de fora, a pessoa a identificou como importante para si. A frase característica é: “Fazer isso é bom para mim”.
Regulação integrada
Ocorre quando a identificação foi avaliada pela pessoa e colocada em congruência com seus valores e interesses pessoais. A frase característica é: “Eu quero fazer isso”.
Embora a regulação integrada seja o tipo mais poderoso e satisfatório de motivação extrínseca, ela não é igual à motivação intrínseca. A pessoa com regulação integrada age para obter importantes resultados pessoais, mas não necessariamente por prazer. A pessoa intrinsecamente motivada possui um grau de autodeterminação muito maior, e sua frase característica é: “Eu amo fazer isso! ”.

Continue navegando