Buscar

Identidade Nacional Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL EAD
POLO CUIABÁ CENTRO
TUTOR RENATO OLIVEIRA SANTANA
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA
QUEIROZ Eliezeu Calazans de[1: Elizeu Calazans de Queiroz, aluno do curso de Serviço Social do Centro Universitário Uninter.]
RESUMO
A identidade nacional, juntamente com a étnica e religiosa, é uma das formas mais efetivas e poderosas de identidade coletiva (Cristoffanini, 1999). Segundo Tiesse (2009), os estudos sobre identidade coletiva começaram nos Estados Unidos, na década de 1960, com vários sociólogos, entre eles Erving Golffman. O artigo reflete sobre as discussões em torno da questão da Identidade Cultural e Nacional, para a partir de então se pensar na formação da Identidade do Brasil e do brasileiro em contraste com a constatação de sua diversidade e multiplicidade sociocultural. A Identidade Nacional é construída, dialogicamente, a partir de uma autodescrição da cultura. A cultura se caracteriza pela cultura da mistura ou triagem. A cultura brasileira considera - se uma cultura da mistura por esta razão sua população é miscigenada. Este trabalho tem o objetivo de mostrar como essa autodescrição foi criada e como opera, constituindo a identidade nacional. 
PALAVRAS-CHAVE: Identidade Nacional. Identidade Coletiva. Diversidade.
1. INTRODUÇÃO
A identidade nacional surge com o nascimento da nação, representado pelo idioma, suas etnias, culturas e características distintas. Nossa base cultural foi constituída pela mescla do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes. 
O presente estudo tem por objetivo, aprofundar o conhecimento sobre o tema abordado nas disciplinas “Formação Sócio Histórica do Brasil” e “Fundamentos de Filosofia” do curso de Serviço Social, que teve como foco a Formação da Identidade Nacional. 
"A identidade toma-se uma 'celebração móvel': formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. É definida historicamente, e não biologicamente. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas ao redor de um 'eu' coerente. Dentro de nós há identidades contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas identificações estão sendo continuamente deslocadas. Se sentimos que temos uma identidade unificada desde o nascimento até a morte é apenas porque construímos uma cômoda estória sobre nós mesmos ou uma confortadora 'narrativa do eu'. A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia. Ao invés disso, à medida em que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar - ao menos temporariamente." (HALL, 1998, p 13)
Foi proposto a discussão sobre o que é ser brasileiro, o significado, o entendimento e como se constrói a identidade nacional e qual é a contribuição do serviço social na mesma, Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica.
2. A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA
A formação da identidade brasileira foi resultante de um processo de construção histórica, assim como ocorreu em diversos outros países. Iniciado após a Independência, em 1822 o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando o então candidato à presidência da república, Getúlio Vargas chegou ao poder. Fundamentado nisso, pôde-se perceber que a construção da identidade, passa a ser além de um processo cultural, também um processo político.
(...) As culturas interpretam o mundo e criam significado, dotando assim os indivíduos de um senso de identidade. Elas são o resultado de longos processos que se estendem por gerações e se baseiam num conjunto de memórias selecionadas e partilhadas (...). (Guibernau, 1997, p. 142)
A identidade brasileira, também conhecida como brasilidade, teve esforços consideráveis em sua construção como a organização coerente de Estado que administra todo território nacional. Por isso, a criação de um setor administrativo comum a todo o território nacional foi um primeiro passo na construção da identidade.
Um dos grandes fatores contribuintes para a existência da identidade nacional foi o fato de a língua portuguesa ser comum a todo o território nacional, apesar de suas particularidades regionais como os mais diversificados dialetos A língua seria considerada então um elemento importantíssimo no conjunto de elementos culturais comuns que são constitutivos da cultura nacional.
Ou seja, a língua nacional serve tanto como quadro de referência para o uso da fala em geral – tornando-se norma codificada considerada medida de correção – quanto símbolo de unidade e igualdade dos cidadãos de um Estado particular. (Berenblum, 2003, p. 40-41)
O Brasil tornou-se um dos países com maior extensão territorial, devido principalmente ao grande poder de centralizado utilizado para manter a unidade nacional e em todas as regiões que buscam autonomia. 					No entanto, percebe-se que o Brasil é um todo com algumas características que o iguala, como a língua os traços herdados dos portugueses, negros e índios. E uma heterogeneidade que foi colocada nos “vários brasis” conforme a especificidade de cada região brasileira.
2.1 O SERVIÇO SOCIAL E A IDENTIDADE NACIONAL
O serviço social contribui para a construção da identidade nacional pois tem tempo considerável de existência no Brasil e no mundo, aumentou e vem aumentando o seu raio ocupacional para todos os espaços e setores onde a questão social explode com repercussões no campo dos direitos, no universo da família, do trabalho e da saúde, da educação, dos idosos, da criança e dos adolescentes, de grupos étnicos que enfrentam o preconceito, dos sem-terra, das questões ambientais, do setor produtivo, da discriminação de gênero, raça , etnia, entre outras formas de violação dos direitos humanos. 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
As reflexões sobre a Identidade variam contemporaneamente, mas continuam sendo ponto de discussões, visto que há a necessidade de análises sobre a caracterização e a compreensão de uma nação e de seus seres sociais como agentes de sua própria construção. Além disso, necessita-se compreender sua identificação perante a realidade social, suas relações com a sociedade, com o trabalho e com as formas de conexão com o mundo, e a maneira pela qual visualiza suas ações no processo de inter-relação com o espaço. 						Conclui-se com a elaboração do presente trabalho que para se construir uma identidade nacional se faz necessária a compreensão conceitual de suas etapas e características, e que o Serviço Social tem grande importância nesta construção. Todavia ele auxilia diretamente nas construções de identidade nacional.
REFERÊNCIAS 
BERENBLUM, Andrea. A invenção da palavra oficial: identidade, língua nacional e escola em tempos de globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Cristoffanni, Pablo R. (1999). Identidad mexicana e interculturalidad em Octavio Paz. Em Pablo R. Cristoffanni. (Comp.), Identidad y otredad em el mundo de habla hispánica (pp. 39-102). Dinamarca/México: Universidad de Aalborg/Universidad Autónama de México.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1998
Thiesse, Anne-Marie. (2009, 15 de abril). Aux racines de la identité nacionale. Acessado em: 27 de setembro de 2017, de: <http://www.lemonde.fr/politique/article/2009/11/06/auxracines-de-l-identite-nationale_1263699_823448.html#ens_id=1264573> .

Outros materiais