Buscar

01.12 Feira 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Sindicato Rural de Mogi das Cruzes estima em 50% o volume de perdas na produção de hortaliças nas lavouras da Cidade, por conta do grande volume de chuvas registrado nos últimos meses. Pelo mesmo motivo, também é esperada retração na colheita de legumes de até 30%.
Segundo o presidente da entidade, Paulo Miquio Honda, a queda na produção causada por fatores climáticos é a maior responsável pela alta dos preços percebida pelos consumidores nos primeiros dias do ano. “No verão, os preços de alguns produtos podem até triplicar”, pontua.
Segundo Paulo Honda, o calor também prejudica a lavoura, mas as plantas, principalmente as hortaliças, são bastante sensíveis a grandes volumes de chuvas. “As folhosas são mais prejudicadas porque não gostam nem de muito calor nem de muita chuva. E estamos tendo os dois”, pondera.
Apesar de a agricultura já dispor de tecnologia para lidar com calor e chuva, o investimento necessário para ter um clima controlado na produção não é acessível a todos os produtores. Por isso, a projeção do Sindicato é que os preços continuem em alta pelo menos até o mês de abril, quando as chuvas devem ser mais amenas.
A alta nos preços dos insumos – principalmente o adubo, afetado diretamente pela alta do dólar – também contribui para produtos mais caros na feira ou no supermercado. Mesmo assim, conforme afirma Honda, o mercado brasileiro trabalha em defasagem. “Em períodos mais típicos, ainda estamos vendendo alface pelo menos preço de cinco anos atrás”, conta.
Minoro Mori
Ao longo dos próximos dias, a tendência é que a masa de ar polar enfraqueça no estado de são paulo. Portanto as temperaturas da madrugada já não devem ser tão baixas quasnto nos últimos dias. Ainda vai fazer frio na madrugada – o frio não vai acabar – ao longo dos próximos dias a tendÇencia é a massa ir saindo e as temperaturas da madrugada não fiqeum tão baixas quanto os últimos dias. Mogi não tem estação oficial do Inmet. Mas um dado de referência, a do Aeroporto de Guaruhos, da Infraero, lá a meia noite os termômetros marcaram 4 grauas. Às 2h foi 2 graus e assim permaneceu até 7h30. Então, como a gente tem a referência de guarulhos como o local mais próximo, as temperaturas em Mogi podem ter ficado por aí. São dados do Aeroporto de Guarulhos. 
Esta madrugada ainda vai fazer frio, mas não fica mais nos 2 graus, pode ser que fique no 4. mas vai subindo. Aos poucos as madrugadas vão ficando menos geladas. E a temperatura vai subindo aos poucos. Uma semana de sol para o Alto Tietê e umidade relativa do ar baixa. Náo há condições de chuva. De acordo com a Climatempo, a última semana do autono deve terminar com a cara da estação.; noites e madrugadas frias, com cartes de sol agradáveis. O inverno começa na segunda, às 19h34. O meteorologista pela análise do inverno ainda está debruçado em cima dos modelos. Sexta-feira terá coletiva online… vai abrir para perguntas loga ou manda para o e-mail – angela@climatempo / 14h na sexta. angela@climatempo.com.br / Bianca Lobo – meteorologista climatempo /

Outros materiais