Buscar

A população é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A população é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação, constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias, por exemplo: os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, os eleitores de um município, estado ou país, os alunos de uma escola, os associados de um sindicato, os integrantes de uma casa e várias situações que envolvem um grupo geral de elementos.. Este conceito contrapõe-se ao de amostra, que é uma parte (subconjunto) da população.
Amostra diz respeito a um subconjunto da população, fração ou uma parte do grupo. Em alguns casos seria impossível entrevistar todos os elementos de uma população, pois levaria muito tempo para concluir o trabalho ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, o número de entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto, uma amostra.
Em Estatística, um parâmetro é uma característica da população. Por exemplo, seja a variável aleatória "idade dos interessados em golfe". "Número de elementos", no caso número total de pessoas interessadas em golfe, é um parâmetro desta população. A esperança desta variável aleatória, digamos 35 anos, também é um parâmetro da população. Note que isso é diferente da média amostral, ou seja, é diferente do valor que podemos obter tomando alguns interessados em golfe e calculando a média de suas idades.
O parâmetro raramente é conhecido. Em geral, é muito caro ou demorado obter dados da população inteira. Por isso, faz-se usa de amostras.
Quando você quer determinar informações sobre uma característica específica da população (por exemplo, a média), normalmente você extrai uma amostra aleatória daquela população, porque é inviável medir toda a população. Usando esse exemplo, você calcula a característica da amostra correspondente, que é usada para resumir as informações sobre a característica desconhecida da população. A característica de interesse da população é chamada de parâmetro e a característica da amostra correspondente é a estatística da amostra ou parâmetro de estimativa
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos. 
Variáveis podem ser classificadas da seguinte forma: Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas. Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia. Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade. Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais. Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).

Outros materiais