Buscar

Didática • 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEL0304_A2_	Lupa
Aluno:	Matrícula: 
Disciplina: CEL0304 ­ DIDÁTICA	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre­se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
A Didática surge no século XVII tendo como principal fomentador:	 Jean Piaget.
Henri Wallon. Karl Marx.
Lev Vygotsky. Comenius.
Alguns autores se opuseram às proposições apresentadas pelos educadores do século XVII e descolavam a centralidade do ensino para a aprendizagem na abordagem dos processos pedagógicos. Dentre eles, há um que defendia que o ensino deve adequar­se aos diferentes níveis de aprendizado, aos interesses e às necessidades dos alunos. Este pensador chama­se:
Dewey Bacon Comenius Herbart Marx
Gabarito Comentado
Foi no século XVII que a Didática emergiu formalmente como uma área de conhecimento que visa à investigação da ligação entre ensino e aprendizagem tendo Comenius como principal fomentador. Assinale a alternativa que represente as características de ensino adotadas por Comenius, lembrando que, na atualidade, à luz das pedagogias progressistas, ele é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional:
Com conteúdos adaptados às fases de desenvolvimento em busca de uma nova ordem social. Conscientização acerca da realidade e com métodos que visam a reflexão.
Ensino simultâneo a todos e de caráter transmissor com um método único. Aprendizagem baseada na eficiência e transformação da realidade.
Ensino democrático e participativo.
Gabarito Comentado
A notícia veio de supetão: iam meter­me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde seenviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito:
encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escolaera horrível ¿ e eu não podia negá­la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...]Lembrei­me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei­me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi,não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. (RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.) O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem­se modificado ao longo do tempo, contrapondo­se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por: I ­ transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino; II ­ valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças; III ­ dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias; IV ­ preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural. São corretos:
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
O autor da didática Magna é:	
Piaget Herbart Paulo Freire Vygotsky
Comenius
Gabarito Comentado
A palavra Didática provém do grego didaktike, século XVII, para inaugurar um campo de estudos na Educação, deixando de ser intuitiva da prática vigente para tornar­se um campo de reflexão de filósofos e pensadores que participam da história das ideias pedagógicas. Assim, podemos concluir que o conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência contemporânea, a Didática pode ser identificada como
reflexão sistemática que busca alternativas para a prática pedagógica, tendo como centro o processo ensino­ aprendizagem apenas.
regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem. técnicas e recursos pedagógicos.
conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.
foco na multifuncionalidade do processo ensino­aprendizagem nas dimensões técnica, humana e política.
Gabarito Comentado
A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se torna uma instituição, inaugurando­se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse contexto, a Didática Magna teve como representante:
Henrique Pestalozzi Jean Jacques Rousseau
J. Dewey
J. Friedrich Herbart João Amós Comênio
Gabarito Comentado
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. O trecho acima apresenta ideias de um documento publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Este documento ficou conhecido como:
Manifesto dos Pioneiros da Escola Libertadora;
Documento de Manifesto dos Educadores da Escola Libertadora. Manifesto dos Primeiros Educadores da Educação Nova; Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
Documento de Manifestação dos Novos Educadores;
 Gabarito Comentado
 FINALIZAR O TESTE DE CONHECIMENTO
Legenda:	Questão não respondida	Questão não gravada	Questão gravada
Exercício inciado em 29/09/2016 20:45:36.

Continue navegando