Buscar

Lista de Exercícios 2 - Conjuntura Econômica 2013.2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Conjuntura Econômica e Mercado
	Docente
	Karina Lima Oliveira 
Lista de Exercícios 2 – Macroeconomia
Questão 01: Demonstrando entendimento sobre Agregados Macroeconômicos: Contabilidade Social e Balanço de Pagamentos, assinale a única alternativa correta: 
Despesa Agregada (DA) consiste na aquisição de bens de produção ou bens de capital, cujo objetivo é aumentar a capacidade produtiva, ou seja, a oferta de produtos no período seguinte. Os bens de produção são: máquinas e equipamentos, edifícios e a acumulação de estoques.
Investimento (I) consiste na aquisição de Bens e serviços comprados pelos consumidores. Variam de alimentos, passando por passagens aéreas, até a compra de um novo carro.
Poupança Agregada (S) é a parcela da renda (agregada) não consumida pelas famílias em um dado período de tempo. Materializa-se na aquisição de títulos financeiros. As empresas ao emitirem estes títulos tomam empréstimos no sistema financeiro, formando desta forma o investimento (I).
Renda Líquida enviada ao exterior (RLEE) é diferença entre o que é recebido por fatores de produção externos utilizados internamente e o que é pago do exterior por fatores de produção nacionais empregados em outros países. 
O PIB Nominal é o valor, a preços constantes (preços em um “ano base”), de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia em um ano.
Questão 02: Acerca dos principais conceitos da Macroeconomia, apontar se as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeiras.
Os conceitos de Produto, Despesa e Renda são equivalentes. Esta equivalência pode ser explicada pelo Fluxo Circular de Renda, que consiste na interação das famílias e das empresas no mercado de fatores e de produtos. (_________);
Bens públicos são aqueles que não podem ser oferecidos mecanismos de mercado: justiça, segurança nacional. Estes precisam ser financiados, através dos impostos, que podem ser de duas categorias: Impostos diretos e Impostos indiretos. (_________);
O Sistema Financeiro divide-se em: Sistema Bancário ou Monetário: poder de criar moeda, seja pela emissão, seja pela multiplicação de depósitos. Sistema Não-Monetário: apenas realiza a intermediação de recursos; (_________);
Os bancos comerciais não possuem a autonomia das autoridades monetárias, para a criação e multiplicação dos meios de pagamentos (moeda) (_________);
A balança comercial consiste no resumo da diferença entre o total das Exportações e das Importações das mercadorias físicas. Se esta balança for superavitária, implica que o país pode usar estes recursos, na diminuição da dívida externa, na realização de investimentos no exterior, e na ampliação de reservas. (_________).
Questão 03: Sobre Moeda e Inflação assinale verdadeiro ou falso:
O processo de desenvolvimento do sistema bancário e a crescente aceitação de suas moedas mostrou que os bancos necessitam manter em reservas a totalidade dos recursos que lhes são confiados, uma vez que a probabilidade de saque simultâneo de todos os depósitos é muito grande. (_________).
As chamadas reservas compulsórias: afetam o tamanho do multiplicador dos meios de pagamentos, ao determinar qual a massa de recursos ficará disponível para os bancos comerciais emprestarem (_________).
Dentre as Funções do Banco Central destacam-se: Banco dos bancos; Depositários de reservas internacionais do país; Banqueiro do governo; e Emissor de papel-moeda (política monetária). (_________).
A política de redesconto: consiste na taxa de juros cobrada pelo Banco Central em seus empréstimos aos Bancos Comerciais, ou seja, a taxa de juros de redesconto. (_________).
Uma das causas da Inflação é a chamada Inflação de Demanda, que ocorre quando consumidores e empresários aumentam gastos rapidamente, provavelmente com base em crédito, sem que haja quantidade suficiente de bens e serviços disponível. Os compradores passam a competir pela oferta, que é escassa. (_________).
Questão 4: Entre as Políticas Econômicas que são implementadas pelo governo brasileiro estão as Políticas Fiscal e Monetária. Diferencie conceituando a Política Fiscal da Política Monetária e estabeleça suas influências para o controle inflacionário. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: Quando em um País operam um pequeno número de empresas estrangeiras, ao mesmo tempo em que muitas empresas e residentes deste país operam em outras economias, o PIB tende a ser maior ou menor do que o PNB? Comente sua resposta e conceitue PIB e PNB. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6: Sobre a Conjuntura Econômica, especificamente, sobre a Macroeconomia, assinale a alternativa correta: 
A inflação pode ser caracterizada por um processo de aumento contínuo nos preços de um determinado bem X transacionado na economia.
Dentre as variáveis manipuladas pelo Governo para executar sua Política Fiscal, destaca-se a cobrança de tributos.
Caso o Governo se interesse em evitar a alta nos preços executa uma Política Monetária baseada em reduções nas taxas de juros.
Normalmente, quanto mais desvalorizada for a taxa de câmbio, maiores serão as importações e menores serão as exportações.
O Banco Central é o órgão responsável pela medição do PIB no Brasil.

Continue navegando