Buscar

FUNDAMENTO DAS CIêNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707517681)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional de pescadores da cidade de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua "bola de gude", chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de gude" para Pedro, este prontamente efetua seu lance, demonstra compreender "as regras do jogo" e a capacidade de se comportar conforme as expectativas segundo essas regras, bem como de internalizar valores e papéis sociais. Considerando o fenômeno social acima descrito, é incorreto afirmar que:
		
	
	trata-se de um processo de comunicação que instrumentalizou o convívio de Pedro às crianças daquela escola da capital carioca, na medida em que a cultura, para ser útil, deve ser comunicada, seu significado deve ser compartilhado, deve circular pela sociedade.
	
	trata-se de um processo tendente ao aprendizado social.
	 
	caso Pedro tivesse se recusado a jogar ou se comportado de forma divergente ás regras, não tenderia a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, nem a experimentar, de qualquer forma, censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais.
	
	trata-se de um processo de socialização, de aprendizado dos modos de viver e brincar das crianças daquela localidade onde Pedro está imerso.
	
	trata-se de um processo tendente à integração social de Pedro com relação às crianças daquela escola da capital carioca, mediado pelo compartilhamento de caracteres culturais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707328832)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Émile Durkheim ¿[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante¿. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. A partir desse conceito, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
		
	
	Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não evoluem para as formas de solidariedade.
	
	Na situação em que a solidariedade mecânica prevalece, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.
	 
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho
	
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, devido ao aumento das hordas.
	
	As sociedades onde prevalecem clãs e hordas, elas não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707840294)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos revelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdem os parâmetros de julgamento da realidade
Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo:
"Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria..."
		
	
	Anarquia
	
	Alienação
	
	Solidariedade orgânica
	 
	Normalidade
	 
	Anomia
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707852200)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A cultura é uma característica essencialmente humana, mas nem todas as sociedades apresentam formas e padrões culturais idênticos. A partir da afirmação acima, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Compartilhar valores e códigos é essencial para a definição e compreensão de uma cultura, mas isso não significa que a cultura seja homogênea e que os indivíduos participem dela sempre da mesma forma.
	
	A diferença entre culturas pode ser percebida não apenas quando comparamos culturas distintas, mas também ao observarmos, no interior das culturas, os grupos e segmentos diversos que dela fazem parte
	 
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas mantêm-se inalterados ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser estática.
	 
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas alteram-se ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser dinâmica.
	
	A tolerância e aceitação da diferença permite compreender de forma mais adequada as culturas diferentes da nossa a partir de um ponto de vista não etnocêntrico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707840306)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo DURKHEIM a divisão do trabalho social nas sociedades complexas tem como resultado:
		
	
	a existência de regras sociais que eliminam a possibilidade de suicídio anômico
	
	o conjunto das regras sociais que eliminam a possibilidade de Anomia Social
	 
	a solidariedade orgânica, fortalecida pelos laços de interdependência entre os humanos.
	
	a solidariedade mecânica.
	
	a diminuição das forças produtivas e da consciência de classe.

Continue navegando