Buscar

Avaliando aprendizado direito constitucional

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608187441)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Eudes dos Capixabas, comerciário, mudou-se para o interior de Roraima, onde sensibilizou-se com a pobreza da população local, que não tinha atendimento médico nem as mínimas condições de saúde. Assim, como estudou até o segundo ano de medicina, começou a dar atendimento médico à população. Tomando conhecimento do que se passava, o MP ofereceu denúncia por exercício irregular da profissão, alegando que o direito fundamental estabelecido no art. 5º XIII da CRFB foi regulamentado por lei específica e que a atividade de Eudes não está de acordo com esta lei. Com base na classificação das normas constitucionais de José Afonso da Silva, é correto afirmar:
	
		
	
	 
	B. Trata-se de norma de eficácia contida, portanto, produzirá seus efeitos somente quando for editada uma legislação infraconstitucional;
	 
	A. Trata-se de norma de eficácia plena, portanto, produzirá todos os seus efeitos não podendo ser restringida por legislação infraconstitucional;
	 
	D. Trata-se de norma de eficácia contida, portanto, produzirá seus efeitos, mas poderá ser restringida pela legislação infraconstitucional.
	 
	C. Trata-se de norma de eficácia limitada, portanto, produzirá seus efeitos totalmente, mas poderá ser restringida por legislação infraconstitucional;
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608800032)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais:
	
		
	
	
	necessitam de regulamentação através de lei complementar;
	 
	têm aplicação imediata;
	
	têm aplicação indireta.
	
	carecem de legislação ordinária;
	
	dependem de edição de medida provisória;
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608305507)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	O fenômeno da desconstitucionalização:
	
		
	
	
	Está ligado à teoria segundo a qual a ordem infraconstitucional anterior à nova Constituição permaneceria na ordem jurídica com o status de lei ordinária federal, desde que compatível formalmente com a nova ordem constitucional.
	
	Equivale ao chamado efeito repristinatório.
	 
	Está ligado à teoria segundo a qual a ordem constitucional anterior à nova Constituição permaneceria na ordem jurídica com o status de lei ordinária federal, desde que compatível materialmente com a nova ordem constitucional.
	
	Tem previsão expressa na ordem constitucional de 1988.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608138917)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Afirma-se que a Constituição:
	
		
	
	
	É escrita, quando não admite reforma.
	
	É histórica, quando possui uma parte rígida e outra flexível, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo através do qual são alteradas as leis ordinárias.
	 
	É promulgada, quando decorre de órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborá-la.
	
	É rígida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608209822)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	ENADE 2009
A tendência à concentração regional da renda é um fenômeno observado universalmente, sendo amplamente conhecidos os casos da Itália, da França e dos EUA. Uma vez iniciado esse processo, sua reversão espontânea é praticamente impossível. Em um país da extensão geográfica do Brasil, é de se esperar que tal processo tenda a prolongar-se extremamente. FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
 A análise econômica de Celso Furtado permite compreender alguns dos fenômenos políticos presentes na formação do Brasil. Com base no pressuposto de uma concentração regional da renda, é possível afirmar que a Constituição de 1988 estabeleceu diretrizes para uma atuação do Estado que reduza as desigualdades entre os diferentes estados brasileiros, tendo em vista que
	
		
	
	
	o constituinte vedou ao Tribunal de Contas da União suspender gastos que possam causar danos às economias das regiões mais ricas, com vistas a permitir uma atuação administrativa que privilegie a redução das desigualdades.
	
	a reforma administrativa estabelecida pela Emenda Constitucional 19, de 1998, reorientou a atuação do governo federal, para permitir o combate à pobreza e às desigualdades regionais por meio da centralização da atividade burocrática.
	 
	constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e compete à União elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	
	instituiu um Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza como instrumento de direito econômico regional, concedendo recursos aos entes federativos para a construção de hospitais, escolas, postos de saúde e estádios.
	
	compete à União e aos Estados estabelecer normas de direito econômico e societário, impedindo que cada ente federativo possa buscar o seu desenvolvimento econômico específico por meio de condições que reduzam a concorrência empresarial.
	1a Questão (Ref.: 201608138987)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	 
(Questão 10 Exame 127 Tipo 1 - OAB-SP) - As "cláusulas pétreas" são limites ao poder de
	
		
	
	
	decretação de estado de sítio, pelo Presidente da República.
	 
	alteração da Constituição, pelo Poder Reformador.
	
	decretação de intervenção da União nos Municípios, pelo Presidente da República.
	
	elaboração da Constituição, pelo Poder Constituinte Originário
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608885458)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	A respeito dos Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição, assinale a alternativa correta:
	
		
	
	 
	Não haverá pena de morte, exceto em caso de guerra declarada.
	
	Não haverá pena de morte, exceto para estupradores e pedófilos com condenação transitada em julgado.
	
	Não haverá pena de morte, exceto para homicidas e terroristas com condenação transitada em julgado.
	
	Não haverá pena de morte em hipótese alguma.
	
	Não haverá pena de morte, exceto para os que forem condenados por crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608138978)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	 
(Questão 03 / Exame 125/ Tipo 1 - OAB-SP) - Na organização do Estado brasileiro, a substituição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios por um único ente central
	
		
	
	 
	seria possível somente pelo Poder Constituinte Originário
	
	não seria possível, devido à cláusula pétrea da separação dos Poderes
	
	não seria possível, devido à existência de disposição constitucional expressa vedando a alteração da forma republicana de governo.
	
	seria possível, por meio de Emenda à Constituição
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608138981)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	(Questão 07 - Exame 25 - OAB-RJ) - Quanto ao poder constituinte derivado, podemos afirmar que:
	
		
	
	
	No que tange à Constituição Federal, possui apenas limitações materiais e circunstanciais.
	
	Tem como principais características ser secundário, autônomo, incondicionado e limitado
	 
	Pode ser dividido em poder constituinte reformador, sendo o poder de modificar a Constituição da República e, no poder constituinte decorrente, poder de instituir a constituição estadual;
	
	No exercício do poder constituinte decorrente, atua de forma ilimitada, dada a autonomia dos estados-membros no sistema federativo;
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608138944)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	 
(Questão 10 - Exame 25 - OAB-RJ) - No que se refere ao poder constituinte, marque a opção correta:
	
		
	
	 
	Duas são as funções primordiais do poder constituinte derivado: regulamentar o texto constitucional, produzindo normas infraconstitucionais;e promover a reforma da Carta através de produção de normas constitucionais derivadas
	
	Enquanto convocado, o poder constituinte originário de essência democrática poderá modificar relações jurídicas em curso, interferindo no funcionamento de órgãos políticos antes mesmo da 'promulgação' da nova Constituição
	
	O poder constituinte derivado tem a função de regulamentar o texto constitucional, não sendo lícito afirmar que poderá modificá-lo
	
	A convocação do poder constituinte originário implica restauração de uma ordem jurídica pretérita, invocando-se as tradições culturais do povo e a manutenção do status quo da sociedade.
	1a Questão (Ref.: 201608139113)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	(Questão 82 - Exame 30 - OAB-RJ) - Assinale a opção correta:
	
		
	
	
	É facultativa a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho
	
	O termo a quo da estabilidade provisória do empregado eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes é a diplomação, caso seja eleito;
	 
	Nenhum dispositivo do artigo 7º da Constituição da República faz qualquer distinção de tratamento entre o trabalhador urbano e o trabalhador rural.
	
	O termo ad quem da estabilidade provisória da empregada gestante é a confirmação da gravidez;
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608990780)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	(Juiz do trabalho/TRT ¿ 2013) Nos termos da Constituição da República são brasileiros natos:
	
		
	
	 
	c) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que não estejam a serviço de seu país.
	
	e) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a serviço de seu país, que optem pela nacionalidade brasileira depois de atingida a maioridade.
	 
	b) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente e venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade, e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade pela nacionalidade brasileira.
	
	d) Os que, nascidos no estrangeiro, ainda que de pais estrangeiros, optem pela nacionalidade brasileira, desde que venham a residir no Brasil antes de atingir a maioridade.
	
	a) Os nascidos no estrangeiro, de pai e mãe brasileiros, desde que ambos estejam a serviço da República Federativa do Brasil.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608138915)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	Marque a resposta correta. O poder constituinte derivado de reforma, com força de emendar a Constituição da República Federativa, é:
	
		
	
	 
	Temporário autônomo e ilimitado.
	
	Inicial, incondicionado e ilimitado;
	
	Soberano, permanente e incondicionado;
	 
	Secundário, limitado e condicionado;
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608983003)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Abenebaldo, originariamente holandês, solicitou e obteve a sua naturalização brasileira no ano de 2014. Após o decurso de um mês do encerramento do processo de naturalização, apurou-se que em 2011, em seu país natal, Abenebaldo esteve comprovadamente envolvido em tráfico ilícito de entorpecentes. Sendo assim,
	
		
	
	 
	Abenebaldo poderá ser extraditado, independentemente de o crime ter sido praticado antes ou após a sua naturalização.
	
	Abenebaldo poderá ser extraditado, vez que o crime ocorreu antes de sua naturalização, o que não seria possível caso o delito tivesse sido praticado após tal ato.
	
	a naturalização será automaticamente cassada, devendo Abenebaldo ser imediatamente extraditado.
	
	a naturalização será automaticamente cassada, devendo Abenebaldo ser imediatamente deportado.
	
	Abenebaldo não poderá ser extraditado, vez que o crime ocorreu antes de sua naturalização.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608138982)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	(Questão 10 - Exame 25 - OAB-RJ) - No que se refere ao poder constituinte, marque a opção correta:
	
		
	
	
	O poder constituinte derivado tem a função de regulamentar o texto constitucional, não sendo lícito afirmar que poderá modificá-lo.
	 
	Duas são as funções primordiais do poder constituinte derivado: regulamentar o texto constitucional, produzindo normas infraconstitucionais; e promover a reforma da Carta através de produção de normas constitucionais derivadas.
	
	Enquanto convocado, o poder constituinte originário de essência democrática poderá modificar relações jurídicas em curso, interferindo no funcionamento de órgãos políticos antes mesmo da 'promulgação' da nova Constituição.
	
	A convocação do poder constituinte originário implica restauração de uma ordem jurídica pretérita, invocando-se as tradições culturais do povo e a manutenção do status quo da sociedade.
	
	
	
	
	Sobre a fixação das penas, é CORRETO afirmar: a) b) c) d)
	
		
	
	
	É entendimento majoritário na jurisprudência que processos instaurados em desfavor do réu caracterizam maus antecedentes.
	
	Sendo o réu bi-reincidente, uma reincidência servirá como qualificadora e a outra como agravante.
	 
	Agrava-se a pena se o réu cometeu o delito em estado de embriaguez preordenada.
	
	A culpabilidade descrita no art. 59 do CP é aquela utilizada para compor a existência do crime.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608225149)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Acerca da substituição da pena privativa de liberdade, assinale a opção incorreta. : (Exame OAB/CESPE ?UNB 2009.1)
	
		
	
	
	A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrição imposta.
	
	Se o condenado for reincidente, o juiz poderá aplicar a substituição, desde que, em face de condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não se tenha operado em virtude da prática do mesmo crime.
	 
	As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as penas privativas de liberdade, podendo ser aplicadas em casos de crimes cometidos com grave ameaça, desde que não tenha havido violência contra a pessoa.
	
	A pena de multa descumprida não pode ser convertida em prisão.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608705684)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	(OAB - XIII Exame de Ordem Unificado - 2014. Modificada) A respeito do benefício da suspensão condicional da execução da pena, assinale a afirmativa INCORRETA.
	
		
	
	
	Somente pode ser concedido se não for indicada ou se for incabível a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos.
	
	Não pode ser concedido ao reincidente em crime doloso, exceto se a condenação anterior foi a pena de multa.
	
	Não exige que o crime praticado tenha sido cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa.
	 
	Sobrevindo, durante o período de prova, condenação irrecorrível por crime doloso, o benefício será revogado, mas tal período será computado para efeitos de detração.
	
	O período de prova pode variar de dois a quatro anos nos casos de suspensão condicional da pena na sua modalidade simples
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608877404)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Patrício e Luiz estavam em um bar, quando o primeiro, mediante ameaça de arma de fogo, obriga o último a beber dois copos de tequila. Luiz ficou inteiramente embriagado. A dupla, então, deixou o local, sendo que Patrício conduzia Luiz, que caminhava com muitas dificuldades. Ao encontrarem Juliana, que caminhava sozinha pela calçada, Patrício e Luiz, se utilizando da arma que era portada pelo primeiro, constrangeram-na a com eles praticar sexo oral, sendo flagrados por populares que passavam ocasionalmente pelo local, ocorrendo a prisão em flagrante. Denunciados pelo crime de estupro, no curso da instrução,mediante perícia, restou constatado que Patrício era possuidor de doença mental grave e que, quando da prática do fato, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do seu comportamento, situação, aliás, que permanece até o momento do julgamento. Também ficou demonstrado que, no momento do crime, Luiz estava completamente embriagado. O Ministério Público requereu a condenação dos acusados. Não havendo dúvida com relação ao injusto, tecnicamente, a defesa técnica dos acusados deverá requerer, nas alegações finais,
	
		
	
	
	a absolvição dos acusados por força da inimputabilidade, aplicando, porém, medida de segurança para ambos
	
	a absolvição imprópria de Patrício, com a aplicação de medida de segurança, e a condenação de Luiz na pena mínima, porque a embriaguez nunca exclui a culpabilidade
	 
	a absolvição de Luiz por ausência de culpabilidade em razão da embriaguez completa decorrente de força maior e a absolvição imprópria de Patrício, com aplicação, para este, de medida de segurança
	
	a absolvição de Luiz por ausência de culpabilidade em razão da embriaguez culposa e a absolvição imprópria de Patrício, com aplicação, para este, de medida de segurança
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608299529)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
Pitágoras foi definitivamente condenado, com sentença penal condenatória transitada em julgado, à pena de 6 (seis) anos de reclusão a ser cumprida, inicialmente, em regime semi‐aberto. Cerca de quatro meses após o início do cumprimento da pena privativa de liberdade, sobreveio nova condenação definitiva, desta vez a 3 (três) anos de reclusão no regime inicial aberto, em virtude da prática de crime anterior. Atento ao caso narrado, bem como às disposições pertinentes ao tema presentes tanto no código penal quanto na lei de execuções penais, é correto afirmar que
	
		
	
	
	Pitágoras poderá continuar a cumprir a pena no regime semiaberto.
	
	Pitágoras deverá regredir de regime porque a nova condenação significa cometimento de falta grave.
	
	prevalece o regime isolado de cada uma das condenações, devendo‐se executar primeiro a pena mais grave.
	 
	Pitágoras deverá regredir para o regime fechado.

Continue navegando