Buscar

materiais

Prévia do material em texto

CONCRETO COLORIDO
INTRODUÇÃO
Historicamente em 1920 o concreto colorido foi produzido pela empresa de cigarros G & T Ltda. na Inglaterra, e a primeira obra executada na empresa de cigarros “The Carreras Black Cat” misturando areias de cor ocre proveniente da Àfrica do Sul. Já na década de 80 expandiu a utilização de concreto colorido em vários países. E no Brasil se tem uma grande utilização em pavimentos inter-travados (Pavers).
 A produção de concretos cromáticos é obtida através da associação do cimento Portland Cinza ou Branco ao uso adições minerais e/ou pigmentos. O presente trabalho busca desenvolver um concreto colorido (por meio de pigmentos a base de óxido de ferro) que alcance elevada resistência à compressão adicionando pó de quartzo ao traço.
OBJETIVOS
Apresentar algumas caracterísitcas do concreto colorido, bem como as vantagens e desvantagens na utiliação.
METODOLOGIA
Para tanto foi feito pesquisa na internet, google e outros sites
RESULTADOS
Trabalhar com o Concreto Colorido, sem dúvida, deixa a obra com uma estética melhorada e mais apresentável. Porém, temos um aumento significativo no preço, podendo chegar em até 3 vezes o valor do concreto comum.
Algumas utilizações do concreto colorido
 
 
MÉTODO DE FABRICAÇÃO
O concreto colorido foi um jeito encontrado pela arquitetura de ir um pouco além dos diferentes tons de cinza obtidos naturalmente com o bom e velho concreto. Avermelhado, azul, amarelo ou verde, ele vai precisar de um tipo específico de cimento, ou de uma areia diferente – como no caso do concreto branco, ou mesmo da adição de um pigmento à mistura, próprio para a cor desejada. Sobre o processo, a pigmentação, preferencialmente, deve ser feita diretamente na betoneira, após a dosagem dos demais materiais que compõem o concreto. O indicado é misturar de um a um quilo e meio de pigmento para cada cinquenta quilos de cimento – melhor é o tipo Ari ou Pozolânico, que causa menos eflorescência. Toda essa mistura deve ser feita por agitação e pode ser realizada ainda na indústria ou na própria obra.
VANTAGENS
Evita procedimento de retrabalhos com pinturas ( PCA, 2002a)
Alta refletância solar, com redução de energia elétrica (Portland CementAssociation 2002b)
Aspecto de higiene (pisos em indústria alimentícia, frigoríficos e hospitais)
Eliminação do revestimento (NERO e NUNES 1999).
Garantia e durabilidade (NERO E NUNES 1999).
DESVANTAGENS.
O concreto colorido pode ter um custo 3 vezes maior, em comparação com o convencional. A inserção errada de pigmentos, de água ou cimento pode alterar as propriedades do concreto. Algumas substâncias aglomerantes utilizadas são. Uma das patologias mais comuns do concreto colorido é a eflorescência, que pode ocorrer quando o material é formulado com cimentos diferentes e mal adensados. Nesse caso, recomenda-se o uso de aditivos inibidores de eflorescência e outras proteções mecânicas que não tenham poder de reação com o cimento nem com o pigmento, como o verniz ou o acrílico.
REFERÊNCIAS:
http://www.mapadaobra.com.br/inovacao/concreto-colorido-alia-estetica-a-resistencia/ ; https://blogdaengenharia.com/bde-explica-concreto-colorido/ e google

Continue navegando

Outros materiais