Buscar

Antropologia VT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA TF1
A perspectiva analítica que os evolucionistas desenvolveram para conceber um modelo explicativo frente ao problema da diversidade cultural existente entre as diversas sociedade foi:
a. Desenvolveram a hierarquização e classificação das diferenças. 
 “Antropólogos de gabinete”, ficaram conhecidos como aqueles que:
e. Não viajavam até os locais onde os povos estudados viviam, pesquisavam a distância, a partir do local em que viviam, apenas comparando aquela com a sua. 
Etnocentrismo é uma atitude em que os indivíduos reduzem todos os fenômenos sociais àqueles que conhecem. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que:
b. os indivíduos possuem uma facilidade em ver e tolerar as diferenças sociais. 
4) "Pedir que eu tire o lenço é a mesma coisa que pedir para me despir", afirma a libanesa naturalizada brasileira Iman Alloul, 45, que vive há 28 anos no Brasil.
Moradora de Foz do Iguaçu (PR), teve que tirar o véu ao posar para fotos de documentos. Ela diz que o pedido surgiu em 2010, num curso do Detran.
"A moça falou que eu tinha que tirar o lenço. Aí eu fiquei assustada. Perguntei onde eu iria tirar, e ela disse que ali mesmo", afirma Iman.
"Daí eu falei: 'moça, não posso tirar o meu lenço aqui. Não é uma fitinha que você tira e coloca na hora que quiser. Não é um acessório, é parte da vestimenta muçulmana'."
Fonte: PAULO HENRIQUE ARAUJO. 'Não é um lacinho que você tira quando quer', diz mulher. Folha on-line. Disponível em: <http://folha.com/no1162395>. Acesso em 02 out. 2012.
Sobre o tipo de situação acima descrito, assinale a alternativa correta:
c. Estamos diante de um exemplo de etnocentrismo por parte do DETRAN. 
5) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)
No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
a. uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história. 
A história costuma influir consideravelmente no pensamento humano, com a Antropologia não foi diferente. Ela, desde o seu começo, se deparou com o desafio de explicar o grande contraste existente entre as formações sociais dos humanos. Isso ajudou por demais na definição de uma das maiores preocupações do conhecimento antropológico, tal como consta na seguinte alternativa:
c. Campo de conhecimento, especialmente, voltado e dedicado ao estudo da diversidade cultural. 
7) O estabelecimento de uma escala evolutiva, através da qual diferentes sociedades humanas eram classificadas hierarquicamente, denomina-se:
e. Evolucionismo. 
8) O método proposto por Franz Boas para a análise dos grupos sociais pode ser definido como:
d. A compreensão da história dos povos é fundamental para entender o processo de formação e organização dos mesmos. 
9) As grandes navegações europeias do século XV promoveram o contato entre povos e culturas bastante diversos. Considerando esse fato e as interpretações associadas à produção de diferenças culturais, assinale o que for correto.
I. É amplamente aceita até os dias atuais pela antropologia a ideia formulada no século XIX de que as diferenças culturais existentes entre os povos são determinadas diretamente pela localização geográfica.
II. O colonialismo europeu foi marcado pela não relativização do ‘outro’ no contexto cultural.
III. Quando chegaram ao continente americano, os portugueses encontraram, no território que posteriormente seria reconhecido como brasileiro, um conjunto culturalmente homogêneo de comunidades indígenas, que possuíam as mesmas crenças, linguagem e valores.
 IV. A perspectiva etnocêntrica prevalece quando atribuem valores de julgamento às  crenças e aos costumes do “outro”, tendo como referência absoluta a própria cultura . Por isso, ela pode promover posturas de intolerância.
 V. Denominamos de relativista a perspectiva que nega veementemente as diferenças culturais existentes entre os povos, salientando somente os traços que lhe são comuns.
 Assinale a reposta correspondente.
e. II e IV estão corretas. 
10) Franz Boas, através do trabalho de campo, demonstra a importância da compreensão dos significados das ações desempenhadas pelo grupo em seu cotidiano. Para tanto, trabalha com o método:
b. Comparativo.

Continue navegando