Buscar

relatorio de quimica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões sobre a prática
Densidade dos líquidos
Valores de densidade dos líquidos obtidos à temperatura constante de 20ºC são comumente encontrados nas literaturas. Qual é o efeito da temperatura sobre a densidade de um liquido? Explique.
Quando aumentamos a temperatura de um material estamos provocando um aumento d energia interna do sistema. As partículas se agitarão e consequentemente ficarão mais separadas umas das outras causando um aumento de volume do material. O mesmo ocorre quando resfriamos um material, seu volume tende a diminuir em virtude da diminuição da agitação térmica das partículas que o compõem. Como a densidade de um material é inversamente proporcional ao seu volume, ao aumentarmos a temperatura estaremos aumentando seu volume e consequentemente diminuindo sua densidade. Quanto maior a temperatura para uma massa fixa menor será a densidade.
Explique a origem da diferença entre os valores da densidade medidos para água, álcool etílico e acetona.
A densidade é a relação entre a massa e o volume de determinado material. A mesma medida de volume para os três líquidos do enunciado (10ml) porem o peso de cada um foi diferente. A diferença entre os valores de densidade está ligada com a variação da pressão do material. 
Mistura glicerina/agua forma que tipo de mistura? Existe alteração na densidade comparada com a agua pura? Explique o comportamento observado.
Quando adicionada glicerina à água observa-se, inicialmente a formação de um sistema heterogêneo, mas após agitação o sistema se torna homogêneo, ou seja, a água se misturou com a glicerina. Isso acontece porque a glicerina é mais densa e viscosa do que a água, então a interação entre as moléculas não ocorre rapidamente se não houver a agitação do sistema e a miscibilização é mais lenta. 
Densidade dos sólidos 
Pesquise o material utilizado na fabricação dos cilindros metálicos e a densidade do mesmo. Compare seus resultados com os obtidos na literatura, qual o erro percentual?
Encontramos o valor da densidade do ferro (7,87g/cm3) e calculamos o erro percentual. Dos dois primeiros pedaços de ferro obtivemos a densidade experimental de 2,79g/cm3 e calculando o erro percentual fica:
Os dois pedaços menores obtivemos resultados distintos: 2,86g/cm3 e 2,83g/cm3 calculando o erro percentual fica:
 
Seria possível diferenciar uma joia feita de prata de outra banhada em prata utilizando o procedimento desta prática? Explique.
Sim, quando se realiza o procedimento, verifica-se que a densidade de uma joia feita de prata é diferente da de ferro banhada em prata.

Outros materiais