Buscar

AVALIANDO JUR CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0044_SM_201702037525 V.1 
	Aluno(a): CLODOALDO ITAMAR CARNEIRO PEIXOTO
	Matrícula: 201702037525
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 16/09/2017 14:19:39 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702202906)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Não cabe ação direta de inconstitucionalidade contra norma Constitucional originária.
	
	De acordo com STF os efeitos do Mandado e Injunção são idênticos aos efeitos da Ação de Inconstitucionalidade por Omissão.
	
	É cabível a propositura de recurso extraordinário contra decisão de Tribunal de Justiça estadual proferida em ação direta de inconstitucionalidade, desde que a norma estadual eleita como parâmetro de controle seja de reprodução obrigatória por parte do constituinte estadual.
	 
	O Procurador Geral da União, por ser o curador da presunção de constitucionalidade das normas, deve sempre defender a constitucionalidade da lei ou ato impugnado em ação direta de inconstitucionalidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702684726)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que concerne a natureza jurídica da norma inconstitucional destaca-se a existência de duas teorias: a americana, liderada por John Marshall e a austríaca, capitaneada por Hans Kelsen. Assinale a alternativa incorreta quanto as características de cada teoria:
		
	
	a teoria austríaca defende que a norma inconstitucional é ato anulável
	
	a decisão que declara a inconstitucionalidade, de acordo com a teoria austríaca, tem efeitos ex nunc
	
	a teoria americana defende que a norma inconstitucional é ato nulo
	 
	a decisão que declara a inconstitucionalidade, de acordo com a teoria americana, atinge o plano da eficácia
	
	a decisão que declara a inconstitucionalidade pela teoria americana tem natureza jurídica declaratória
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702631844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao controle difuso de constitucionalidade nos tribunais, analise as assertivas abaixo, assinalando a resposta correta: I - A cláusula de reserva de plenário não se aplica às Turmas Recursais dos Juizados Especiais; II - Viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte; III - Arguida a constitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, submeterá a questão ao órgão fracionário, a que tocar o conhecimento do processo para fins de juízo de admissibilidade. Se a arguição admitida, será lavrado o acórdão, a fim de ser submetida a questão constitucional ao tribunal pleno ou órgão especial
		
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta;
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertivas I e III estão corretas;
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702732189)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São instrumentos de Controle Preventivo da Constitucionalidade:
		
	
	Sustação pelo Congresso Nacional de Lei Delegada ou Decreto regulamentar que extrapole os limites da delegação legislativa ou do poder regulamentar; Parecer da CCJ pela inconstitucionalidade de projeto de lei; Veto Jurídico do Presidente da República a Projeto de Lei
	
	ADI- Ação direta de Inconstitucionalidade; ADC- Ação Declaratória de Constitucionalidade; ADPF -Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental.
	
	Parecer da CCJ pela inconstitucionalidade de projeto de lei; Veto Jurídico do Presidente da República a Projeto de Lei; ADPF -Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental para questionar PECs cuja tramitação violem o devido processo legislativo.
	 
	Parecer da CCJ pela inconstitucionalidade de projeto de lei; Veto Jurídico do Presidente da República a Projeto de Lei; Mandado de Segurança impetrado por parlamentar para lhe assegurar direito líquido e certo ao devido processo legislativo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702725532)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4424) ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel sobre a aplicação de dispositivos da Lei Maria da Penha foi julgada procedente pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. A sessão aconteceu ontem, 9 de fevereiro, e teve como voto contrário apenas o do ministro e presidente da Casa, Cézar Peluzo. A ação questionava a aplicação de dispositivos da Lei 9.099/95 após a edição da Lei Maria da Penha, de 2006. (notícias. Site: Jusbrasil). A respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade seria correto afirmar que:
		
	 
	C) Pelo voto de dois terços dos Ministros do STF, poderá ocorrer a modulação dos efeitos da decisão em ação direta de inconstitucionalidade, nos termos da lei 9868/99.
	
	E) Todas as alternativas acima estão incorretas.
	
	B) É legitimado especial e universal para propor ação direta de inconstitucionalidade, respectivamente, o Procurador Geral da República e Presidente da República;
	
	D) A ADI não admite desistência, somente podendo ter como objeto lei ou ato normativo federal, estadual ou distrital na competência legislativa dos municípios;
	
	A) A Ação Direta de Inconstitucionalidade admite desistência quando for proposta por legitimado especial;

Continue navegando