Buscar

Avaliação parcial

Prévia do material em texto

1.
		Sobre as técnicas de estudo em Patologia:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A Biópsia pode ser utilizada para diagnóstico e/ou tratamento, uma vez que a amostra analisada deve ser representativa de a toda a lesão / tecido. É importante ressaltar que a associação da mesma com testes de bio-imagem eleva ainda mais a precisão do diagnóstico.
	
	
	Os testes patológicos são tão exatos quanto ao diagnóstico que não são necessárias a coleta de outras informações do paciente ou a realização de exames de bio-imagem do mesmo.
	
	
	Os exames citológicos não servem para a análise de células individualizadas / livres, por exemplo, neoplásicas e parasitárias.
	
	
	Os testes imunocitohistoquímicos são limitados quanto ao estudo do câncer, uma vez que as metodologias empregadas nestes testes não permitem a identificação de proteínas (antígenos) específicas do tumor.
	
	
	Os testes patológicos são tão exatos quanto ao diagnóstico, que não são necessárias a coleta de outras informações do paciente ou observações clínicas do mesmo.
	
	
		2.
		Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Conceito biológico de adaptação
	
	
	Aspectos das doenças
	
	
	Variações metabólicas
	
	
	Variações do meio ambiente
	
	
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	
		3.
		Na verdade, muitas respostas à X são comuns a quase todos os tipos de células, embora o grau da resposta provocada varie muito entre diferentes tipos celulares. A incógnita X pode ser substituída por:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Disfunção
	
	
	Infeção
	
	
	Lesão
	
	
	Inflamação
	
	
	Doença
	
	
		4.
		Uma paciente, com 25 anos de idade, há três dias apresenta febre, cefaléia intensa retroorbital, mialgia e exantema cutâneo morbiliforme. Há oito dias retornou de Fortaleza e há um dia começou a apresentar petéquias, epistaxe e teste do torniquete positivo. Sua pressão arterial é de 120/70 mmHg e sua pulsação, de 80 bpm, a temperatura é de 36,7º C. Os exames laboratoriais mostraram plaquetas de 80.000, leucopenia, tempos de protrombina e tromboplastina parcial normais e sorologia para dengue (IgM) positiva. Diante do quadro da paciente, a provável etiologia da patogênese é:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Hereditária
	
	
	Biológica
	
	
	Nutricional
	
	
	Química
	
	
	Física
	
	
		5.
		São características da apoptose, EXCETO:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	morte celular passiva, sem gasto de energia.
	
	
	afeta células isoladas.
	
	
	ocorre por estímulo fisiológico ou patológico.
	
	
	formação de corpos apoptóticos.
	
	
	mantém a integridade da membrana plasmática.
	
	
		6.
		Com relação à lipidose hepática é CORRETO afirmar:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Não apresenta lesão microscópica correspondente
	
	
	É uma alteração celular irreversível
	
	
	É uma alteração celular reversível
	
	
	Não pode ser observada macroscopicamente
	
	
	Não ocorre em humanos
	
	
		7.
		A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	
	
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	
	
		8.
		Sônia, 70 anos, desenvolveu calcificação na artéria aorta. No prontuário da paciente estava escrito que a mesma fazia suplementação de vitamina D e cálcio e tem histórico de hiperparatireodismo. Com base no caso clínico são feitas as seguintes afirmações: I A suplementação com vitamina D, que na sua forma ativa (calcitriol) aumenta a absorção intestinal de cálcio, é uma das causas da hipercalcemia. II O tipo de calcificação que a paciente desenvolveu é a distrófica. III O hiperparatireodismo promove aumento da secreção do PTH (paratormônio) que por sua vez aumenta a reabsorção óssea. IV O hiperparatireodismo é uma das causas da calcificação metastática. Assinale a opção correta:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	As afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	
		9.
		Analise as afirmativas a seguir e responda: Quais destes são fatores relacionados com a extensão do edema no processo lesivo? I - Número de células danificadas; II - Extensão das hemorragias primária e secundária; III - Tipo de célula danificada; IV - Alteração da permeabilidade.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I e IV
	
	
		10.
		Homem de 46 anos, com histórico de diarréia grave e desconforto abdominal por 2 semanas, foi internado no HUGG apresentando um quadro clínico de hepatomegalia leve, esplenomegalia leve, disenteria e oligúria. Após 4 horas de internação, ele tornou-se confuso e apresentou queda acentuada da pressão arterial, aumento significativo da freqüência cardíaca, taquipnéia e pele aquecida e ruborizada. Foi a óbito após 48h de internação. Diante do quadro clínico, qual a possível causa da morte?
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Hemorragia
	
	
	Septicemia.
	
	
	Choque cardiogênico
	
	
	Choque séptico
	
	
	Congestão

Continue navegando