Buscar

Prepara AV1 CIENCIAS POLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prepara AV1 – Ciência Política.
A Ciência Políticaprocura estudar o fenômeno da política, como a sociedade se organiza, o funcionamento de comunidades políticas e a convivência entre os seus membros, é fundamental como o discurso político se comporta.
O objetivo do discurso político é influenciar sempre um maior número de pessoas com aspectos argumentativos e persuasivos, de forma não arbitrário. 
A Política estabelece relações de dominação ou relações pactuais. Não se trata exatamente de um discurso puro sobre as ideias, mas de um discurso de ideias contaminadas pelo discurso do poder. Buscando um discurso plausível.
Contratualistas x Naturalistas:
Os Naturalistas compreendem que o Estado é um fenômeno natural. Ou seja, o homem é um ser naturalmente politico. O precursor da teoria naturalista é Aristóteles. 
Os Contratualistas alegam que o Estado é racional, construído pela vontade humana, que constitui um contrato social entre os seres humanos, que funda a sociedade organizada.
Thomas Hobbes:O homem no Estado de Natureza possui um direito natural alienável, o direito de vida e fará qualquer coisa para garantir. É um Estado constante de medo e insegurança. Legitima o Estado Absoluto, que o cidadão cede seus direitos naturais a um poder comum, em prol ao Estado sem contestação, visando à obrigatoriedade de o Estado fornecer segurança e paz.
John Locke: A noção do Locke é que o Estado de Natureza é neutro, tende ao bem. O Direito posto por natureza e Deus, a propriedade privada, o direito a vida e o direito de punir. O Estado é necessário para que possa viabilizar as regras de convivência, assim seremos livres. O Estado Liberal contratual que passa a ser um “pacto de consentimento” e, não mais um “pacto de submissão” como na obra hobbesiana. 
Rousseau:O Estado de Natureza como o Direito de liberdade e igualdade, um homem naturalmente bom, mas, para que ele pudesse alcançar isto, pactuaria um contrato, que devolvesse ao ser humano a liberdade natural perdida com o surgimento das relações sociais. Limitado pela vontade geral do povo soberano que tem a função de submeter às vontades particulares. Mais se aproxima do princípio democrático e da democracia plebiscitária de participação direta do povo.
O Estado Moderno:
O Estado visa atuar pelo monopólio do poder coercitivo, depende do reconhecimento coletivo. As ações de governo estão subordinadas a uma Lei Maior e Suprema, a Constituição. Buscando igualdade.
Formas de governo: 
Monarquia: Governo de uma pessoa, vitalício e hereditário.
Republica: Governo de todos. Eletivo e temporário.
Teocracia: Poder soberano que vem de Deus.
Plutocracia: Governo dos ricos.
As Formas de Governo consistem na política de governança adotada na organização das nações.
Aristóteles descreve o governo com critérios de justiça e objetivos que visam o bem comum. Distingueosgovernosemfunçãodonúmerodosqueparticipamdaautoridadepolíticaedointeressevisadoporesta.Cíceroacolheatipologiaaristotélica,porém,influenciadoporPolíbio,demonstraasuperioridadedochamadogovernomisto,umaformaresultantedacombinaçãodeoutrasque,emboraboas,sãosujeitasàcorrupção.Maquiavel,porumlado,apresentaumaconcepçãocíclicaacercadaformaçãoedecadênciadosgovernose,poroutro,reduzadiversidadedegovernosaduasformasfundamentais:principadoserepúblicas.
Regime do Liberalismo: É conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.(John Locke).
Socialismo, Comunismo e Anarquismo:
O Estadoéproprietárioúnico,inclusivedosmeiosdetrabalho,dirigindoverticalmenteaproduçãoeadistribuição.
O socialismo de Estado é um governo ditatorial, consolida a ordem revolucionaria e suprime as forças capitalistas particulares da burguesia. 
O Nazismo na Alemanha como duplo objetivo de combater o liberalismo democrático decadente e de reagir contra a infiltração comunista. Duas outras finalidades integravam o programa de ação do Partido Nacional Socialistas desvencilhar a Alemanha das cláusulas asfixiantes do Tratado de Versalhes e impor a supremacia da raça ariana.
O Fascismomarcado pelodesenvolvimentoeexpansãodeumcapitalismoimperialistadosEstados,ecomotaldaindústriaedatécnica,atravésdeumamassificaçãodasociedadeedofantasmadooperariadoqueacabaporculminar,sustentadaspelasideologiasdoimperialismoedonacionalismo,emduasguerrasmundiais.
A Democracianão governa a totalidade do povo, mas, sim, o maior número. É o governo da maioria que viabiliza paz, liberdade e segurança para o povo. Pressupõe livre mercado de ideias e tolerância.

Continue navegando