Buscar

AULA 3 4 e 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 3 – FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
	
	Analise o texto e a seguir assinale a Única opção correta ao que se pede: Segundo Roberto Da Matta (1993): Cada sociedade humana conhecida é um espelho onde nossa própria existência se reflete. É ainda muito mais é o conjunto de atividades e modos de agir. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência . Neste caso, a citação se aplica ao conceito de:
		
	
Cultura
O Brasil é composto pela diversidade cultural, muito embora vários preconceitos sejam mantidos na realidade social. Desse modo é correto afirmar que:
O preconceito no Brasil é uma atitude etnocêntrica.
"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle' planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)' para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
	
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	
As posturas abaixo são condizentes com a denominação de etnocentrismo, exceto:
Diz respeito a adotar uma cultura, mesmo que muito distante, que ache interessante a ser seguida.
Quando a antropologia desloca sua matriz de parâmetros para a cultura pesquisada, entendendo que ela se expressa de forma diferente e que a sua interpretação deve ser segundo o seu contexto, ela está fundamentada:
	
	No relativismo cultural
(Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como "Um príncipe em Nova York" e "Ace Ventura: um maluco na África"; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação "O Rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
O exotismo e as culturas.
A descoberta dos europeus das novas civilizações, nos séculos XV e XVI, provocou certo estranhamento e, em algumas vezes, profunda rejeição. Considerando esse momento histórico assinale a opção que contemple descrição fato que provocou essa descoberta:
Descobrimento do "Novo Mundo".
(Unioeste 2012) A cultura de um povo não é estática, desligada do tempo, ela é dinâmica, transforma-se por necessidades internas ou por influências externas, é influenciada por fatores como:aculturação, difusão, assimilação, socialização, entre outros. Assim, a cultura conhecida por gerações anteriores apresenta características diferentes da cultura conhecida pela geração atual, características estas que serão diferentes das que serão conhecidas pelas gerações futuras. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que:
existe um processo de condicionamento consciente ou inconsciente pelo qual um indivíduo assimila, ao longo da sua vida, as tradições do seu grupo e age somente em função delas.
		Duas novas tentativas de homicídio - uma contra um pai de santo e a outra contra um membro da religião afro - foram registradas pela Comunidade Tradicional de Terreiro da Cidade de Manaus, como mais dois casos de violência atribuída à intolerância religiosa e homofobia em Manaus. Com esses, sobe para sete o número de ataques a pais de santo e frequentadores de terreiros na cidade nos últimos quatro meses. (Publicado no Jornal A Crítica, de Manaus, em 18/02/2014). As atitudes de violência descritas no texto acima revelam uma clara repulsa e intolerância dos praticantes das agressões, com as práticas religiosas e culturais dos grupos que foram alvo dos ataques. A partir da abordagem antropológica da cultura, estas ações podem ser definidas como: 
		
	
	
	
	
	
	etnocêntricas.
O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e, ao analisar a discriminação de grupo em relação a outro que é considerado inferior por diferenças em hábitos, vestuário ou postura, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
Etnocentrismo
		Numa passagem do livro "Relativizando: uma introdução à Antropologia Social", de Roberto da Matta, o autor diz que "[...] cada sociedade humana conhecida é um espelho onde a nossa própria existência se reflete". Isto significa que precisamos adotar, em relação aos fenômenos culturais, o seguinte posicionamento:
		
	
	
Relativizador
O ambiente exerce a sua influência mais direta sobre a cultura material ou tecnológica, mas não nos aspectos imateriais da cultura. Assim, podemos dizer que o ambiente não determina quais aspectos culturais?
valores, costumes, crenças
AULA 4 – FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
Hobbes
Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
		Assinale a alternativa que aponta a principal corrente filosófica que apoiava as revoluções burguesas. 
		
iluminismo.
Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
carismática, racional-legal e tradicional
		Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi: 
		
Jean-Jacques Rousseau
		Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
		
	
Racional-legal, tradicional e carismática
Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
Hobbes,
Locke e Rousseau.
O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições.
Como a tríade Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau definem a criação do Estado?
	O Estado é criado pelos homens através do contrato social.
Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
Da burguesia.
(UFU, 2012) Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). [A viatura foi chegando devagar / E de repente, de repente resolveu me parar / Um dos caras saiu de lá de dentro / Já dizendo, aí compadre, você perdeu / Se eu tiver que procurar você tá fodido / Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...] (O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999). A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado
é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.
No que se refere ao conceito de Estado e às relações entre o Estado e a Sociedade presentes no pensamento de Marx e Engels, podemos afirmar que: I - O conceito de Estado é de fundamental importância no pensamento marxista pois é considerado como a instituição que, mais do que outras, destina-se a assegurar e manter a dominação e a exploração de classe. II - A mais clássica concepção marxista sobre o Estado está expressa na formulação: "O Executivo do Estado Moderno nada mais é do que um comitê para a administração dos assuntos comuns de toda a burguesia." III - A concepção do Estado como o instrumento de uma classe dominante, assim designada em virtude da propriedade dos meios de produção e do controle que sobre eles exerce, permaneceu como fundamental em toda a obra de Marx e Engels. Após analisar cada uma das afirmativas acima, assinale a alternativa que reflete o pensamento de Marx e Engels.
Todas as afirmativas estão corretas.
O Dalai Lama exortou os tibetanos nesta sexta-feira a permanecerem unidos, dizendo a uma plateia reunida para a posse do novo líder do povo exilado que estes precisam evitar as divisões que prejudicaram outras religiões. O líder espiritual budista criticou a campanha de eleição do líder político, que degenerou para ofensas pessoais e eclipsou qualquer debate sobre como persuadir a China a conceder autonomia ao Tibete. "Se vocês realmente me consideram seu amigo, então por favor fiquem unidos, independentemente de sua região ou linha religiosa", disse ele para cerca de dois mil monges e devotos presentes no templo na cidade montanhosa indiana de Dharamsala, onde a comunidade exilada está sediada. http://www.dci.com.br/ . De acordo com a teoria dos tipos ideais de Max Weber podemos interpretar a Liderança de Dalai Lama como:
tradicional e carismática
Max Weber analisa a política como uma relação de mando e obediência que, nas sociedades modernas ocidentais, toma a forma de um aparelho de constrangimento baseado no uso da força e em um conjunto de regulamentos racionais. Nesta sociedade predomina a dominação: Assim sendo, para Weber, o Estado Moderno deve ser definido:
Racional-legal
	
EXERCICIOS AULA 5
Augusto Comte é considerado o criador do termo sociologia e um dos fundadores de uma nova corrente de pensamento social, o Positivismo. Quais as correntes de pensamento que influenciaram o Positivismo de Comte? Cientificismo, Evolucionismo, Organicismo.
A segunda metade do século XIX foi marcada por uma intensa contradição: de um lado o enriquecimento da classe burguesa e das potências capitalistas europeias e de outro as crescentes dificuldades da classe trabalhadora e a exploração de nações, principalmente na África e na Ásia. A invasão, a ocupação e a exploração de populações inteiras (na África e na Ásia) eram vistas como ações humanistas civilizatórias. Ou seja, o que europeus (ingleses, alemães, franceses, belgas etc.) estavam realizando era uma espécie de missão civilizatória. Levando desenvolvimento e civilidade a espaços dominados pelo atraso e pela barbárie. Neste contexto, a teoria darwinista passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas pelo próprio homem, como fenômeno natural. Desta forma, a ciência ajudava a afirmar que a primazia da Europa sobre outros povos explicava-se pelo fato de que sua civilização estava no topo da cadeia evolutiva. Este mecanismo de explicação chama-se darwinismo social. Esse contexto "equivocado" de superioridade racial pode ser relacionado ao: Determinismo biológico.
Marque a alternativa que aponta as duas principais revoluções em curso no momento do surgimento das Ciências Sociais. Revolução Francesa e a Revolução Industrial
(Uema 2012) Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo de Auguste Comte. Busca da objetividade e neutralidade "sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização."
Ao final do século XIX, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar os interesses imperialistas. A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pôde nascer espontaneamente
Comte dedicou-se ao estudo da Sociologia, palavra que criou para descrever a Ciência da Sociedade. Em sua proposta teórica ele afirma que a evolução histórica e cultural da sociedade passou por três estágios ou ou estados. São eles: Teológico, metafísico e positivo. 
A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como: Neocolonialismo
Dentre outras características, podemos dizer que o positivismo apresenta uma ênfase no método científico e uma crença na evolução social a partir de uma organização racional da vida. Concluímos que, segundo essa teoria, para a realização positiva da sociedade é necessário
se observar: a formação de um Estado forte, centralizador, mantenedor da ordem social para alcançar o progresso.
O Estado de Natureza, idealizado por Thomas Hobbes, como sendo um espaço social hipotético onde não existe um poder comum a todos os homens, pode ser enquadrado na teoria dos três Estados de Augusto Conte como sendo uma expressão do: O Estado Metafísico
O Darwinismo Social, numa analogia a teoria de Darwin, foi utilizado para explicar a evolução dos grupos sociais. Conforme esta teoria podemos afirmar: Os grupos sociais se modificam e se desenvolvem, saindo do estado inferior para alcançar o superior.
O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que: A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
( UENP,2013) Augusto Comte fala da passagem da humanidade por estágios para atingir o estágio positivo, que seriam progressivamente: estágio teológico, estágio metafísico, estágio positivo
Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista. Expressa confiança no progresso da industrialização e na manutenção da ordem. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
Como eram vistas as sociedades não europeias a partir do neocolonialismo - segundo a ideologia do darwinismo? Eram vistas como inferiores, com menosprezo
		(Ueg 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são: a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.
		
	
	
O Estado Teológico representa: Aquele em que a realidade é explicada através de forças sobrenaturais
Dentre os acontecimentos abaixo quais estão relacionados com o surgimento da sociologia? Revolução Industrial e Revolução Francesa.
		Sobre o surgimento da Sociologia como ciência:
 I - Foi o resultado de novas configurações sociais resultantes da instalação definitiva do capitalismo. 
II- Surge espontaneamente como uma reflexão sobre a organização social. 
III - É resultante das mudanças sociais que se instalaram com a ascensão da ideologia burguesa. 
IV - Surge a partir de uma sociedade onde os estratos sociais se definem pelo clã e pela propriedade fundiária. 
V - Se dá no contexto do Positivismo que pretende sanar o caos social existente.
Após análise das afirmativas, marque a única alternativa correta: 
	
	I, III e V
		
	
A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como: Neocolonialismo
A denominação Segunda Revolução Industrial refere-se: A expansão imperialista na direção da Ásia e da África.
Sobre o Surgimento da Sociologia é correto afirmar que: A Revolução Industrial contribuiu significativamente para o surgimento dos problemas sociais e consequentemente da Sociologia, que estuda estes fenômenos
'Ordem e Progresso' é o lema nacional da República Federativa do Brasil a partir do momento de sua formação. A expressão é uma forma abreviada de qual corrente de pensamento? Positivismo, com Auguste Comte, que defendia que o progresso era a uma das únicas saídas para a evolução da humanidade.
		O Regime Militar que, em 1964, instalou-se no Brasil, foi marcado pela preocupação em manter a ordem nacional e combater os conflitos resultantes dos embates sociais.
 Tal discurso ressalta uma característica própria do pensamento: 
	
	POSITIVISTA
(Unicentro 2010) O nome "Positivismo" tem sua origem no adjetivo "positivo", que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do "Cientificismo", isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o Positivismo assinale a alternativa correta: O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros, objetivos e completamente corretos.
		O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema: Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
Comte dedicou-se ao estudo da Sociologia, palavra que criou para descrever a Ciência da Sociedade. Em sua proposta teórica ele afirma que a evolução histórica e cultural da sociedade passou por três estágios ou ou estados. São eles: Teológico, metafísico e positivo.
		A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como: NEOCOLONIALIMO
	
Ao final do século XIX, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar os interesses imperialistas. A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pôde nascer espontaneamente.
		(Uema 2012) Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo de Auguste Comte.
		
	
	
Busca da objetividade e neutralidade "sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização."
O lema "Ordem e Progresso" da bandeira brasileira foi inspirado no cientista: Comte. 
Augusto Comte é considerado o criador do termo sociologia e um dos fundadores de uma nova corrente de pensamento social, o Positivismo. Quais as correntes de pensamento que influenciaram o Positivismo de Comte? Cientificismo, Evolucionismo, Organicismo
A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos tratados pela Sociologia? 
	
	A situação da classe trabalhadora, a sociedade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
A ciência é uma forma de conhecimento, entre outras, ou seja, é um tipo de sistematização de discursos (logos). Não é só o modo como são organizados os discursos, mas o próprio discurso científico é que tem características próprias. Ele se refere a algo bastante especificado. Uma das características na produção do conhecimento científico é necessário se estabelecer um caminho, que é chamado de: METODO
A sociologia pode interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas
do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é: SOCIEDADE
		Podemos afirmar que as ciências sociais se constituíram como um campo de conhecimento envolvendo saberes relativos às disciplinas: Antropologia, ciência política e sociologia.
		Quest.: 3
	
Marque o conceito que melhor identifica a técnica pesquisa dos antropólogos que vão a campo vivenciar com o grupo a cultura pesquisada: Etnografia
		Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a: Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
		Quest.: 7
	
	
Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que: não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento entre o subordinado e seu dominador o que não se dá com o poder.
Comte, em sua classificação das ciências, utilizou dois critérios, a generalidade e a complexidade. A este propósito podemos afirmar que: A Sociologia é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de complexidade
		
	
		O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade e há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a abordagem desse filósofo é: Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica e é alcançado após superação do estado teológico e o metafísico.
		Quest.: 10
	
	
	
	
As ciências da natureza e as ciências sociais se diferem pelo seu objeto de estudo. Analise as frases abaixo e assinale a única resposta incorreta: O objeto de investigação das ciências naturais é o homem nas suas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais.
As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo: Tudo o que diz respeito às culturas humanas
	Berlusconi acha que Ocidente deve "conquistar povos" (Agência Estado - 26/09/2001) - Segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, "o Ocidente deve ter consciência da supremacia de sua civilização e continuar a ocidentalizar e conquistar os povos". Referindo-se aos atentados a Nova York e Washington como "ataques contra nossa civilização, da qual reconhecemos a superioridade", ele afirmou que esta civilização, com suas descobertas e invenções "nos deu as instituições democráticas, o respeito aos direitos humanos, religiosos e políticos que não existe nos países islâmicos". Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de: ETNOCENTRISMO
	
	O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e, ao analisar a discriminação de grupo em relação a outro que é considerado inferior por diferenças em hábitos, vestuário ou postura, está utilizando o conceito antropológico denominado de: Etnocentrismo
Auguste Comte constrói a Lei dos três Estados, considerada por ele a primeira Lei verdadeiramente sociológica. Entre um dos Estados temos aquele que reconhece a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, para preocupar se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas. Este Estado é denominado: POSITIVISMO
No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que: Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que: existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, os indivíduos sofrem as influências da sociedade e da cultura.
Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA: O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia. Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
	De fato, dentre os diversos fenômenos sociais observados, um que se destaca como típico da cultura brasileira é o carnaval. Procurando refletir a compreensão teórica do que seja um fenômeno social, assim como as relações que podemos estabelecer entre o social e o cultural, o fenômeno que constitui o carnaval destaca-se como objeto das Ciências Sociais porque : O carnaval consiste num objeto de cultura porque constitui, como qualquer fenômeno social, produto da inteligência humana.
	UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo". (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica: A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles: Racional-legal, tradicional e carismática
	A liberdade segundo Hobbes seria prejudicial à relação entre os indivíduos, pois na falta de "freios", todos podem tudo, contra todos. A paz somente seria possível quando todos renunciassem a liberdade que têm sobre si mesmos. Hobbes discorre sobre as formas de contratos e pactos possíveis em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua "liberdade total", do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano. Seria necessária a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado, estabelecendo-se uma ordem moral para a brutalidade social primitiva. Estes seriam alguns dos princípios que justificariam os discursos do poder absolutista ao longo da Idade Moderna. (http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm) Analisando o texto acima podemos afirmar que para
Hobbes : a criação do Estado implica na perda da liberdade individual.
	Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII ¿ e que se estenderam no século XIX ¿ só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar: A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais
O Darwinismo Social, numa analogia a teoria de Darwin, foi utilizado para explicar a evolução dos grupos sociais. Conforme esta teoria podemos afirmar: Os grupos sociais se modificam e se desenvolvem, saindo do estado inferior para alcançar o superior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando