Buscar

O laboratório Egípcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Curso: Arquitetura & Urbanismo - 2013
Disciplina: História geral da arquitetura e urbanismo: da Antiguidade ao Revitalismo
Professora: Natália Pereira
Acadêmico: Alexander Filipe Bavaresco
Semestre Letivo: 1/2014
Resenha do texto “O laboratório Egípcio”
O texto discorre com a opinião do autor a respeito da necessidade de se simplificar a arquitetura para entender as suas bases e seus significados. Um dos locais mais apropriados para isso acontecer é o Egito, que é repleto de obras monumentais, mas com uma constituição formalmente simples e pura. Criado ás margens do Nilo, onde as terras eram as mais férteis, e devido também a sua geografia, este país é separado do resto do mundo, o que antigamente era vantajoso para impedir ataques ao reino que vinha surgindo, e pode-se chamar de presente esta localização vantajosa. A organização dentro dessa cidade que surgiu, seguia uma forma longitudinal ao rio sentido norte e sul, ao leste e ao oeste havia desertos apenas.
O povo egípcio em quesito orientação foi pioneiro. Atribuíram significados além “místicos” ao nascimento e poente do sol. Ao leste onde o sol nasce, atribuíram o simbolismo da vida, e ao oeste, aonde o sol se põe o da morte. E faziam ligações com as cores e o rio Nilo. Quando estava prestes a transbordar adquiria uma cor verde, que era interpretada como a cor da esperança, e quando inundava as terras ficava vermelho, e fazia alusão à cor da vida.
	Foi assim que surgiu no Egito dois conceitos de direções, a horizontal, que está relacionada com o parcelamento de solo em função da agricultura, e a direção vertical, que buscava ligar a terra com o céu, ou cosmo. Com isso em mente criaram as pirâmides , e conceitos de organização de espaço, tudo simétrico e axial, servindo de base para a fundamentação da base arquitetônica do que foi produzido.

Outros materiais