Buscar

Fase C ADM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- A figura acima apresenta os fluxos de processos que podem ocorrer dentro das empresas. Baseado no que já foi visto nos parágrafos anteriores, a principal mensagem desta ilustração é:
I. Mostrar a importância do cliente em conhecer os fluxos de processo da empresa da qual pretende adquirir um produto;
II. Definir que o centro da mudança organizacional está no foco da empresa;
III. Mostrar que o macro fluxo de processo horizontal na ilustração representa a organização por processos;
IV. Salientar que a estrutura funcional deve ser conduzida através da integração entre cliente, departamentos e hierarquia vertical.
D. Apenas a afirmativa III está correta;
2 - Quando nos referimos ao Gerenciamento das Informações as seguintes afirmações são corretas:
I) As informações tem o potencial de proporcionar agilidade e auxiliar a garantia do sucesso das organizações;
II) Além de manter e cuidar do que possuem, é necessário também que as organizações cuidem do que elas sabem ou conhecem, ou seja, do capital intelectual;
III) O volume de informações crescente tratado nas organizações, assim como a sua dinâmica inerente não exigem que sua gestão seja suportada por tecnologias.
D. I e II apenas.
3 - Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.  
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise categorizando as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
A. Categorização
4 - Um tema que está sendo muito discutido ultimamente é a geração de informações que agreguem valores às instituições, isto é, informações com qualidade e que deve ser uma das principais preocupações que uma instituição deve ter. Essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas. De acordo com os nossos estudos, assinale “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas listadas abaixo.
(    ) O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente
(    ) As vendas superaram em 24% o ano anterior
(   ) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado
(   ) A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior
(   ) As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período
A. 2,1,1,2,2
5 - Para definição de como iniciar um trabalho de mapeamento dentro de uma empresa, dois principais modos de abordagem podem ser utilizados. Tanto um como outro, cumpre o objetivo de ser uma alternativa de trabalho. Assinale a alternativa correta:
C. (  ) Efeito chuveiro (top-down ou de cima para baixo): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, workshops, brainstorm ou por determinação de executivos.
6 - Todos os dias as empresas realizam ações e tomam decisões. Estas decisões podem ser de nível básico – referentes às operações diárias e corriqueiras da empresa – como decisões complexas, não usuais. As decisões do primeiro tipo são chamadas estruturadas e as do segundo tipo são conhecidas como não estruturadas.
Avalie as decisões a seguir:
I -  Decidir pela aquisição de participação acionária em empresa de produtos complementares.
II - Emitir ordem de compra de matéria prima, em função de ordens de produção programadas.
III - Investir sobras de capital em fundos de ações.
IV -  Lançamento de novo produto, com base em pesquisas de mercado e dados econômicos
D. I, III e IV, apenas.
7 - Para o combate aos desperdícios, utiliza-se de uma filosofia denominada “pensamento enxuto”. Alguns princípios, definidos por Womack e Jones dão sustentação a esta filosofia. Entre os princípios desta filosofia, destaca-se o termo valor, que possui o seguinte significado:
B. É o ponto de partida do pensamento enxuto e só pode ser definido pelo cliente, caso contrário corre-se o risco de fornecer eficientemente para o cliente algo que ele efetivamente não deseja.
8 - Conforme Dias et. Al., 2005, p. 81, a cadeia generalista de Porter é composta pelos conjuntos de atividades primárias e de atividades de apoio desempenhadas por uma organização, pela margem de valor acrescentado em cada uma das atividades e pelas relações estabelecidas entre si. Baseado nesta afirmação, a empresa Ramos S/A solicitou o mapeamento dos processos da empresa para uma consultoria que optou pela utilização da cadeia de valor de Porter. Assinale a alternativa correta que a consultoria deve utilizar para definição das atividades da empresa conforme afirmações abaixo:
I- As atividades de operação, logística de entrada e desenvolvimento tecnológico são atividades primárias
II- As atividades de marketing & vendas e operação são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
III- As atividades de marketing & vendas e infraestrutura são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
IV- As atividades de operação, logística de entrada e logística de saída são atividades primárias.
D. As alternativas II e IV estão corretas
9 - As pessoas tomam decisões a todo momento, em todas as atividades e todos os níveis organizacionais. A diferença está no grau de estruturação das decisões, conforme a imagem a seguir:
Sobre os tipos de decisões, avalie as afirmativas:
I - A decisão estruturada ocorre no nível de gerência estratégica e diretoria.
II - A decisão estruturada ocorre na gerência operacional.
III - A decisão não estruturada ocorre na gerência estratégica e diretoria.
E. II e III, apenas.
10– Toda decisão envolve dois fatores: o grau de incerteza e o grau de previsibilidade. No primeiro, o gestor busca o menor grau possível e no segundo, o maior grau possível.
Assim o grau de incerteza sobre as decisões e seu grau de previsibilidade levam a três tipos de decisões, que são respectivamente:
A. Decisões estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas.
11 - Com relação aos fluxogramas estudados, existem algumas variações (ou tipos) que são utilizadas em função da necessidade daquilo que se quer mapear. Entre estes tipos de fluxograma, podemos citar:
A. Fluxograma simples, fluxograma funcional ou de raias e diagrama de blocos;
12 - Uma empresa não fabrica produtos. A empresa produz e entrega valores. O que o cliente compra e recebe é um valor, e não somente um produto, portanto o que é valor para o cliente? Em resumo, valor é tudo aquilo que o cliente está disposto a pagar, o resto é desperdício (Silva, 2008). Para se enxergar e distinguir valor em um processo qualquer se faz uso de uma técnica denominada mapeamento do fluxo de valor. No que diz respeito ao mapeamento do fluxo de valor, pode-se afirmar que:
I- É uma técnica exclusiva para redução de custos.
II- É uma ferramenta para mapear fluxos produtivos e identificar desperdícios.
III- É uma ferramenta utilizada para mapear os fluxos de valores financeiros de uma empresa.
IV- É uma ferramenta da produção enxuta.
Assinale a alternativa correta:
D. II e IV estão corretas
13 - Conforme já comprovado por estudos, o mapeamento do fluxo de valor é de grande importância para o sucesso de qualquer empresa. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que cita corretamente os itens que devem ser levados em conta na elaboração de um mapa de fluxo de valor:
B. Visão do cliente, visão dos processos e visão dos fluxos de materiais e informações.
14 - Após a escolha do produto ERP mais adequado a uma determinada empresa, o próximo desafio é vencer os obstáculos que podem surgir no momento da sua implantação. Desta forma, identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação:
“Aspectos relativos às pessoas são considerados um fator crítico de sucesso. Quando há mudanças em uma empresa, geralmente há resistência por parte das pessoas. Diversos projetos de implantação de ERPs fracassam devido ao fato de as organizações não prepararem sua força de trabalho para as novas formas de organização impostas pelo sistema.”
A. Resistência a mudança
15 - Baseado nos conceitos sobre o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e em seguida escolha a sequência correta:
(  ) Uma opção para a empresa que busca integração entre as áreas funcionais são os chamados sistemas integrados de gestão, denominados sistemas ERP – Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais.
(  ) A utilização dos sistemas ERP difundiu-se rapidamente a partir da década de 1970.
(  ) O objetivo maior de um ERP é a integração dos dados organizacionais e sua disponibilidade em tempo real.
(  ) Com a utilização do ERP é possível evitar a ocorrência de dados duplicados e o retrabalho na sua inserção.
B. V – F – V – V
16 - Os sistemas financeiros concentram as transações financeiras e contábeis, como os registros de receitas, despesas, compromissos de pagamento, recolhimentos de tributos, quitação de títulos, pagamentos de pessoal, caixa, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, entre outros. Além disso, eles exercem a função primária de um SIG, que é o apoio à gestão.  Conforme o que foi estudado, relacione os conceitos a seguir sobre sistemas de informação para administração financeira e depois assinale a alternativa correta:
Controle Contábil
Administração de Caixa
Planejamento Orçamentário
Análise de risco, Emissão de nota fiscal, Fluxo de caixa, Orçamento de despesas e receitas
A. 3-1-2-3
17 - Analise a tabela de estoque a seguir e depois marque com V ou F as alternativas, assinalando depois a alternativa correta:
(     ) NOME é uma coluna da tabela que contém os nomes dos produtos
(     ) A chave de fenda possui o código 2, com a quantidade 20 e o custo 4,50, configurando este conjunto de dados um registro
(     ) O parafuso possui o código 1, com a quantidade 1000 e o custo 0,05, configurando este conjunto de dados um campo
(     ) A coluna QUANTIDADE é de tipo texto ou string, enquanto que a coluna NOME é do tipo numérico
(     ) A coluna NOME é de tipo texto ou string, enquanto que a coluna CODIGO é do tipo numérico
D.  V-V-F-F-V
18 - A segunda maior rede internacional de restaurantes do mundo, o Mc Donald’s (atrás apenas da rede Subway), opera em mais de 100 países, cada qual com seus costumes e culturas diferentes. Só no Brasil, a rede possui mais de 1.000 pontos de venda.
Entre os motivos de sucesso da rede, alguns estão sustentados por melhorias. Dentre os princípios de melhoria utilizados pelo McDonald’s que pode-se afirmar que são pontos de referência da marca, podemos destacar:
I. Minimização do envolvimento de pessoas e foco em liderança.
II. Processo de terceirização e redução de custos com fornecedores.
III. Padronização dos processos e redução no tempo de ciclo.
IV. Padronização dos processos e foco na cozinha saudável.
C. Somente a alternativa III está correta;
19 - Marque as alternativas com V ou F conforme seu grau de verdade quanto aos sistemas de gerenciamento de banco de dados, e depois marque a alternativa correta:
(     ) Um SGBD possui o mesmo significado que um Sistema de Informação.
(     ) É responsável por todas as tarefas pertinentes ao armazenamento, recuperação, segurança e gerenciamento dos dados.
(     ) Fornecem uma interface de conexão ao banco de dados, a qual permite a comunicação do sistema de informação com o mesmo.
(     ) SGBDs são aplicados a sistemas internos à empresa, sendo que para a internet deve-se utilizar outro tipo de sistemas para gerenciar bancos de dados.
A. F-V-V-F
20 - Para se ter um ponto de partida na análise dos processos de negócio, é necessário que se analise os mesmos. Uma empresa, para controlar a qualidade, utiliza três ferramentas. A ferramenta X contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta Y é um gráfico de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta Z é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema. Considerando o que foi descrito, avalie as seguintes afirmações:
I. A ferramenta X é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito;
II. A ferramenta Y é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais;
III. A ferramenta Z é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).
É correto o que se afirma em:
B. I, II e III
21 - Criada nos anos 50 por Willian Edwards Deming e muito utilizada na administração geral, possui como característica o controle e a melhoria de processos de uma forma contínua e está vinculado a filosofia Kaizen (cultura japonesa referente à melhoria contínua e um dos pilares da administração da qualidade). Esta definição se refere a:
Baseado nestas afirmações, assinale a alternativa correta:
I. As sete ferramentas da qualidade. Entre elas: gráfico de controle, diagrama de causa e efeito e histograma.
II. Ao PDCA, que significa: planejar, definir, construir e agir.
III. A Melhoria contínua e o processo de padronização como forma de melhoria de eficiência dos processos.
IV. Ao PDCA, que significa: planejar, executar, verificar e agir.
E. Somente a alternativa IV está correta
22 - Uma das possíveis soluções de melhoria para o estado futuro (To-Be) baseado em gatilhos nos remete à definição de conceitos de eficiência e eficácia. Portanto é necessário ser eficiente nos processos internos de uma organização, porém está eficiência não irá gerar resultados se não tivermos um processo de suporte ao cliente que o satisfaça plenamente (eficácia).
Em relação ao texto acima, qual é a solução a que se refere?
Assinale a alternativa correta:
D. Foco na interação com os clientes
23 - Mantém as informações contábeis, administra as contas a pagar/receber, a emissão de faturas e ordens de pagamento, os fechamentos contábeis e os demonstrativos de resultado, entre outros.
Analise as informações e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito descrito acima.
C. Controle Contabil
24 - Abrange a interação da empresa com os seus clientes e o valor que os produtos e serviços da empresa podem gerar para eles. Segundo Santos (2015, p. 33), é a ação fundamental, sem a qual as empresas não conseguiram cuidar de seus clientes nem gerar valor para eles.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
A. Gestão do relacionamento com o cliente.
25 - Com relação a possível solução para modelo do estado futuro (To-Be) baseado no “Pensamento Lean”, pode-se afirmar que são verdadeiras a (s) seguinte (s) alternativa (s):
Parte do pressuposto que nada deve interromper ou retardar a cadeia de valor de um processo produtivo
II. Problemas de qualidade encontrados nos primeiros passos de um processo podem significar efeitos negativos na cadeia de valor de Porter
III. Foco nas atividades que agregam valor e eliminação das atividades que não agregam valor. Se o gatilho é o resultado alvo de indicadores, para obtenção de um bom resultado as atividades que não agregam valor, na medida do possível devem ser eliminadas
IV. A designação de tarefas Lean significa a movimentação de trabalho de um departamento a outro, transferindo responsabilidades de forma clara e sistemática.
 D. I e III estão corretas
26 - O objetivo maior de um ERP é a integração dos dados organizacionais e sua disponibilidade em tempo real. Para
isso, opera através de um banco de dados único, que é compartilhado por todas as aplicações. A arquitetura utilizada em sistemas ERP segue o modelo cliente-servidor e é composta por três camadas. 
No que se refere a essas camadas, relacione a 1ª coluna com a 2ª e, em seguida, marque a opção com a sequência correta de resposta: 
C. 2 – 1 – 3 
27 - Capacitar profissionais de modo que adquiram o conhecimento relativo aos ambientes informatizados e seus respectivos sistemas de informação, que saibam diagnosticar o contexto da organização e que tenham condições de apresentar alternativas de solução que visem a melhorias e/ou inovações, também tem constituído o desafio das instituições de formação profissional. 
Identifique o conceito equivalente à afirmação: 
“Medida da redução da incerteza sobre um determinado estado de coisas, por intermédio de uma mensagem”.
D. INFORMAÇÃO
27 - Existem diversos tipos de SI indicados para diferentes categorias de problemas e níveis organizacionais e de acordo com o nível organizacional, devemos utilizar um tipo específico de SI. 
Observe a afirmativa abaixo e marque a opção correspondente ao respectivo conceito: 
“São sistemas que agregam, ao tomador de decisões, inteligência nas decisões e que apresentam as informações integradas.”
B. Business Intelligence (BI)
28 - Em virtude de o ERP ser um pacote de software adquirido pronto, a empresa que implanta um sistema desse tipo tem que se adaptar às funcionalidades do produto e adequar seus processos de negócios à modelagem imposta pelo novo sistema. É bem verdade também que customizações podem ser realizadas de acordo com as necessidades da empresa, mas algumas regras de negócios devem ser mantidas visando fidelizar a proposta inicial de um sistema ERP. O mercado apresenta diversos fornecedores de sistemas ERP. 
Quanto aos principais fornecedores de sistemas ERP e seus respectivos países, assinale a opção correta.
C. SAP - ALEMANHA
29 - Dispositivos de saída são equipamentos que permitem a visualização ou a consulta de informações geradas após o processamento. 
Analise as alternativas abaixo e marque aquela que contêm apenas esse tipo de dispositivo:
D. Monitores de vídeo; impressoras e óculos 3D. 
30 - “É um conjunto de instruções geradas por meio de linguagens de programação que orientam qual procedimento deve ser realizado pelo hardware”.  
A afirmativa acima se refere ao conceito de: A. Software 
31 - “Permitem a recuperação de uma informação específica. Ao contrário da memória principal ou RAM, mantêm os dados para que os usuários os acessem quando necessário; além disso, não são voláteis e não se perdem com o desligamento do equipamento”. 
A definição acima se refere a que tipo de dispositivo?
A. Dispositivo de armazenamento. 
32 - Os SIs podem ser classificados de diferentes maneiras. As classificações mais utilizadas são por área funcional e por nível organizacional. 
Sendo assim, identifique, dentre as opções abaixo, aquela correspondente ao seguinte conceito:  
“Sistemas que processam grandes quantidades de dados podem ser on-line e batch e emitem relatórios e documentos.”
C. Sistemas de Informações Gerenciais
33 - Um dos maiores objetivos de um ERP é a integração dos dados organizacionais e sua disponibilidade em tempo real. Para isso, opera através de um banco de dados único, que é compartilhado por todas as aplicações. 
No que se refere as principais vantagens de um ERP, relacione a 1ª coluna com a 2ª e em seguida marque a opção com a sequência correta de resposta: 
A. 2 – 1 – 4 – 3 – 6 – 5 
34 - Grande parte dos fornecedores de sistemas ERP comercializa seus produtos em um pacote com os módulos básicos para a gestão do negócio e, adicionalmente, oferece módulos complementares que podem ser adquiridos individualmente, em função dos interesses e das estratégias da empresa. Todos eles são integrados, visando propiciar consistência e visibilidade para todas as atividades inerentes aos processos de negócios da organização. 
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta os elementos que compõe os  módulos customizados de um ERP:
B. São módulos que trabalham com adequações de acordo com a solicitação e necessidades do cliente e/ou com customizações, normalmente são caros e exigem um razoável tempo de desenvolvimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais