Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I – AVALIANDO III
1) (ESAF/MDIC/ACE/2012) Sobre os direitos políticos, é correto afirmar que
X ) Segundo a doutrina, o sufrágio restrito poderá ser censitário, quando o nacional tiver que preencher qualificação econômica, ou capacitário, quando necessitar apresentar alguma característica especial (natureza intelectual por exemplo).
B)a inelegibilidade absoluta, a despeito da denominação absoluta, não consiste em impedimento eleitoral para todos os cargos eletivos.
C) A Constituição determina que não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. Não se enquadra no conceito de conscritos os médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários que prestam serviço militar obrigatório.
D) a inelegibilidade absoluta é excepcional e somente pode ser estabelecida, taxativamente, em lei ordinária específica.
E) é garantido o exercício do direito ao voto em plebiscitos e referendos. Enquanto o plebiscito é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição, o referendo é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.
2) (MAGISTRATURA /172º) A casa asilo é inviolável do indivíduo. Por isso, nela ninguém pode penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou:
A) para prestar socorro, ou, em qualquer hora do dia ou da noite, mediante determinação judicial, necessária esta mesmo em caso de desastre.
B) para prestar socorro em caso de guerra ou para cumprir determinação judicial.
C) desastre, ou para prestar socorro, ou, de dia ou à noite, por determinação judicial.
X) desastre, ou para prestar socorro, ou, durante do dia, por determinação judicial.
3) (Questão 60 - Exame 29 - OAB-RJ) - Analise as assertivas abaixo relativas à teoria geral do Direito Constitucional e assinale a única CORRETA:
A) A concepção normativa da Constituição de 1988 permite a convivência harmônica de suas normas com dispositivos de constituições pretéritas sempre que o princípio da razoabilidade autorizar expressamente;
B) Sob o ponto de vista estritamente jurídico, toda vez que um novo conjunto de normas constitucionais originárias é promulgado, todas as normas constitucionais preexistentes serão automaticamente recepcionadas pelo ordenamento jurídico superveniente;
C) Tendo em vista o caráter rígido da Constituição da República Federativa do Brasil é válido afirmar que os processos de reforma de seu texto não sofrem limitações de natureza formal, sendo apenas possível a incidência de limitações materiais e circunstanciais.
X) Não obstante o decreto-lei não subsista com espécie normativa no devido processo legislativo constitucional atual, inúmeros decretos-leis continuam produzindo efeitos válidos, posto que para efeito de recepção são irrelevantes os aspectos formais da norma preexistente;
4) Exame 114 Tipo 1 - OAB-SP - A norma da presunção de inocência ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória (art. 5º, inciso LVII da CF) está diretamente vinculada ao princípio constitucional da:
A) moralidade administrativa
X) ampla defesa
C)inafastabilidade do processo judicial
D)dignidade da pessoa humana
5) Em que hipótese a Constituição Federal de 1988 admite que a autoridade competente use a propriedade particular:
A) quando não demonstrado o atendimento de sua função social.
B) quando a área for vizinha a terrenos públicos.
X) em caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
D) a critério da própria Administração, mediante indenização em Bônus do Tesouro Nacional.

Outros materiais