Buscar

AV2 ARQUITETURA E URBANISMO 2017.1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 663049)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	Quais são as informações que deverão constar de uma PLANTA BAIXA?
		
	
Resposta: layers cotas,paredes, janelas, portas, representações gráficas, corte transversal e longitudinal,diferenciação de linhas: tracejadas e pontilhadas que ditam o que está se vendo na planta , legendas, o norte da planta, nome de cada cômodo da planta , escala utilizada, carimbo,
	
Gabarito: Indicação da utilização de cada compartimento, suas dimensões, área, espessura de paredes, dimensões dos vãos de iluminação e ventilação, das escadas, dos locais de cisternas e caixas d'água e ainda a indicação dos níveis de todos os compartimentos, tomando-se por referência a soleira da entrada principal do andar térreo. A planta deverá ser apresentada na escala de 1:50 ou 1:100.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 859853)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais são os índices urbanísticos principais para desenvolver um projeto?
		
	
Resposta: programa de necessidades,levantamento da historicidade do local em questão, levantamento topográfico, buscar os orgãos responsáveis para uma possível modificação no local , plano inicial
	
Gabarito: Taxa de ocupação, taxa de permeabilidade e coeficiente de aproveitamento.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 1015107)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as Relações entre Arquitetura e Engenharia Civil, todas as afirmativas estão ERRADAS, EXCETO:
		
	
	O Engenheiro Civil pode fazer a elaboração da planta arquitetônica e aprovar a mesma junto as instituições competentes, porém, não pode projetar a estrutura das edificações.
	
	O arquiteto pode fazer o dimensionamento de estradas, no que se refere a espessura das camadas que antecedem a pavimentação e ainda o pavimento.
	
	O curso de Engenharia Civil, apresenta carga maior de matérias que envolvem arte, ventilação e espaços.
	
	O curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta carga maior de matérias que envolvem cálculos, assim, o arquiteto pode optar pela área de cálculos estruturais após a conclusão da graduação.
	 
	O engenheiro Civil necessita dos trabalhos do arquiteto e este, daquele, visto que as profissões se interligam e se completam.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 1053421)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi a principal consequência ¿na organização das cidades renascentistas¿ depois da tecnologia do canhão de pólvora, e que mudou a história da guerra e das invasões militares daí para frente?
		
	
	A principal consequência foi o surgimento da república.
	
	A principal consequência foi a organização em cidades estados.
	
	A principal consequência foi a ascensão dos reis absolutistas déspotas.
	 
	A principal consequência foi o fim das cidades muradas.
	
	A principal consequência foi a saída das pessoas das cidades em direção ao campo.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 1053435)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são os quatro regiões climáticas nas quais podemos distribuir o mundo quase aproximadamente aos paralelos?
		
	
	Clima Frio, Clima Mediterrâneo, Clima Quente úmido e Clima Quente seco.
	
	Clima Frio, Clima Temperado, Clima Quente úmido e Clima Tropical seco.
	
	Clima Frio, Clima Temperado, Clima úmido mata atlantica e Clima Quente seco savana.
	 
	Clima Frio, Clima Temperado, Clima Quente úmido e Clima Quente seco
	
	Clima Polar, Clima Temperado, Clima Quente úmido e Clima Quente seco
		
	
	 6a Questão (Ref.: 1062958)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os motivos para a população em massa se recolher dentro das muralhas nas Cidades-palácios se a riqueza e fartura estava no campo no período histórico do feudalismo?
		
	 
	As guerras e invasões
	
	A busca da religião.
	
	À procura de conhecimento e estudos.
	
	A procura da ascensão social.
	
	Para exercer um cargo ou função no governo.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 1062968)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Controle de infraestrutura o funcionamento da cidade .. são a face mais visível da gestão da cidade ; são eles: Saneamento, Abastecimento, Transporte e Mobilidade Urbana, Iluminação, Segurança e Serviços Públicos. Porém dissemos que além da Infraestrutura são necessárias outras -Ações- para a gestão da Cidade. Quais são essas ações:
		
	 
	Território - Gestão Fundiária e Planejamento.
	
	Território - Raio de Influencia e Gestão Fundiária.
	
	Gestão Fundiária - Estudo do Sítio e Legalização.
	
	Território - Gestão Fundiária e Legalização.
	
	Transportes, Legislação, e Fluxos.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 878098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Relacione as afirmações em relação a Urbanismo a seguir como verdadeiras ou falsas. 
1) Podemos afirmar que a Urbanização é um conceito arquitetonico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de águas, esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica dentre outras. (   )
2) E errado afirmar que a urbanização é uma das responsáveis pelo êxodo rural (saída das pessoas do meio rural para as grandes cidades), porque implica o deslocamento de um grande contingente de pessoas que se movimentam da área rural para os centros urbanos.(  ) 
3) Para que um país seja  considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser maior a quantidade de pessoas que vivem no campo. . (   )
4) O Urbanismo nasceu entre o final do século XIX e o início do século XX, como prática das transformações necessárias decorrentes da revolução  do modernismo (  ) 
		
	
	) F, F,V,F
	
	V, V,V,V
	
	V, V,V,F
	 
	V, F,V,F
	
	V, F,F,F
		
	
	 9a Questão (Ref.: 1031261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Plano Diretor Participativo do Município, instrumento básico da política de desenvolvimento sócio-territorial, contém as diretrizes urbanísticas estabelecidas como forma de gestão municipal. É instituído pelo Plano Diretor do município: 1. O macrozoneamento e seus desdobramentos. 2. Os instrumentos de indução do desenvolvimento urbano e gestão democrática da cidade. 3. A política de estruturação do sistema viário. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
		
	
	São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
	
	São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
	
	São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
	
	É correta apenas a afirmativa 2.
	 
	São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 768987)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Desenvolvimento sustentável é aquele no qual se consegue atingir as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atingirem a sua própria necessidade..(Brutland defination). Com base nesta definição de sustentabilidade para o setor de construção e da importância da função dos profissionais do setor construtivo Pode-se deduzir que:
		
	 
	c) A função do profissional de arquitetura constitui-se na pedra fundamental para o desenvolvimento de projetos mais sustentáveis, contudo a importância da multidisciplinaridade dos projetos neste sentido é condição indispensável para se atingir a excelência da qualidade de vida humana futura.
	
	a) A Sustentabilidade não depende de ações imediatistas, podendo ser planejada para que as atitudes corretas sejam tomadas em longo prazo.
	
	e) As alternativas letras (b) e letra (c) estão corretas.
	
	b) A educação ambiental e a formação profissional adequada não são fatores de relevância para se atingir o desenvolvimento sustentável.
	
	d) A arquitetura real é proveniente de um conjunto de ideias e conceitos multidisciplinares que constitui o resultado da melhor caracterização da cultura de uma civilização e de sua representação artística, mas esta não é disciplina determinante nos impactos ambientais causados numa sociedade.

Continue navegando