Buscar

Marta Vieira da Silva - Jogadora de Futebol

Prévia do material em texto

Jogadora de Futebol
Dois Riachos, Alagoas
Marta Vieira da Silva
Através do seu esforço conseguiu passar por diversos times, conquistando seu lugar no futebol e superando a visão que a sociedade tinha sobre ela, sendo reconhecida mundialmente, ganhando vários prêmios no decorre de sua carreira. 
Marta venceu o título de jogadora do ano da Fifa cinco vezes consecutivas, foi Bola de Ouro e Chuteira de Ouro, entre outros prêmios como medalhas, troféus, etc. Atualmente está atuando no time de Orlando Pride.
Com todas suas conquistas Marta proporcionou para a sua mãe tudo do bom e do melhor, como por exemplo: uma casa que sua mãe sempre quis ter com todo conforto do mundo.
	Marta era de família humilde e foi criada pela sua mãe e pelo seu avô, chegou a passar por muitas dificuldades financeiras, mas tinha um sonho se tornar jogadora de futebol, “uma menina jogadora de futebol, que absurdo”, era assim que a sociedade enxergava, era algo que fugia dos padrões, mas Marta não se importou seguiu em frente em busca de realizar aquilo que tanto almejava. 
Ela quebrou os “padrões”, enfrentou muitos obstáculos na sua trajetória, em relação ao seu gênero e sua cor, em meio a tantos falatórios, tantas opiniões erradas, nunca desistiu sempre enfrentou de cabeça erguida e prosseguiu firme para à realização do seu sonho.
“Lute contra o preconceito.
Lute contra a falta de apoio.
Lute contra tudo isso – os meninos, 
as pessoas que dizem que você não PODE. ” Marta
Marta teve um problema a mais que os demais jogadores em suas histórias de superação por ser mulher e querer jogar futebol. 
Muita das vezes ela era proibida de jogar nos campeonatos de futebol pelo fato dela ser mulher e jogar melhor que muitos meninos, eles acabavam ficando com vergonha de levar dribles dela.
O futebol era visto como um esporte que só podia ser praticado por homens, havia muita presença de machismo. Vê uma mulher jogando bola era considerada uma ação errônea para a sociedade. Eles estabeleciam que meninas devessem brincar de boneca e meninos de bola.
Marta Vieira da Silva, nasceu em Dois Riachos, no interior de Alagoas, no dia 19 de fevereiro de 1986. De família humilde, seu pai abandonou a casa, mulher e quatro filhos, quando Marta tinha um ano de idade. 
Ela é jogadora de futebol. Foi eleita pela FIFA, cinco vezes consecutivas a melhor jogadora de futebol do mundo, entre outros prémios que ganhou no decorrer de sua carreira.
Marta Vieira da Silva
Dois Riachos, Alagoas.
Jogadora de Futebol

Continue navegando