Buscar

simulado AV1 ECA

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0022 - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		V Exame de  Ordem unificado
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
		Quest.: 1
	
	
	
	
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção é medida geradora do vínculo familiar.
	
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	
	a lei prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	
	
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	
		2.
		Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS: I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Apenas I.
	
	
	Apenas II e III.
	
	
	Apenas I e III.
	
	
	Apenas I e II.
	
	
	I, II e III.
	
	
		3.
		PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz - Adaptada: Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as afirmativas que se seguem: I) Na interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente serão levados em conta os fins sociais a que ele se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. II) É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. III) A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. IV) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; e, nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. V) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade. Estão CORRETAS:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e II.
	
	
	Apenas as afirmativas I e III.
	
	
	Apenas as afirmativas III e V.
	
	
	Apenas as afirmativas I e IV.
	
	
	Todas as afirmativas.
	
	
		4.
		Carlinhos, com 11 anos de idade, costuma ficar acordado até aproximadamente três horas, todos os dias, frequentando vários sites na internet. Preocupados, seus pais passam a vasculhar seu computador, para verificar quais os sites que são visitados pelo filho. De acordo com as normas protetivas do ECA, é correto afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A conduta dos pais é ilegítima, sendo admitida apenas quanto a um filho adolescente
	
	
	A conduta dos pais é legítima, pois visa proteger a criança;
	
	
	A conduta dos pais é legítima, não havendo limite para o exercício do poder familiar.
	
	
	A conduta dos pais apenas é legítima por se tratar de criança. Sendo adolescente, o direito à liberdade impediria tal invasão.
	
	
	A conduta dos pais é ilegítima, pois fere o direito à liberdade da criança
	
	
		5.
		Segundo o que prevê o ECA, constitui requisito legal para o deferimento da adoção pelo juiz:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Que o adotante seja necessariamente parente do adotando
	
	
	Que o adotante seja no máximo 16 anos mais velho que o adotando
	
	
	Que o adotante seja casado e maior de 18 anos
	
	
	Que o adotante seja casado e maior de 21 anos
	
	
	Em caso de falecimento no curso do procedimento, deve ter o adotante manifestado de forma inequívoca sua vontade de adotar
	
	
		6.
		Em relação à adoção prevista no ECA, podemos afirmar que:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, exceto sucessórios;
	
	
	Na adoção, o adotado, além de manter o direito sucessório em relação aos seus pais biológicos, também possui este direito em relação aos adotantes.
	
	
	Um homossexual pode adotar uma criança, desde que preenchidos os requisitos legais exigidos pelo instituto;
	
	
	Na adoção, o adotado mantém o direito sucessório em relação aos seus pais biológicos destituídos do poder familiar;
	
	
	A adoção pode ser revogada
	
	
		7.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA no tocante ao previsto pelo ECA sobre este direito fundamental: Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado.
	
	
	Não constitui expressamente dever do Estado assegurar a oferta de ensino noturno regular adequado às condições do adolescente trabalhador.
	
	
	O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público não acarreta responsabilidade da autoridade competente.
	
	
	Constitui dever do Estado assegurar o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.
	
	
	Compete ao Estado garantir o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
	
	
		8.
		A diretora de uma escola pública no Rio de Janeiro, está preocupada com a situação da aluna Joana do primeiro ano do ensino fundamental, pois mesmo após muitas conversas com seus responsáveis e envios de inúmeros avisos para a família, a menina frequentou a escola apenas por curtos períodos de tempo ao longo de todo o anoletivo, no último mês não compareceu mais à escola e a família não atende mais as tentativas de contato feitas pela diretora. Diante da situação descrita e com base no disposto pelo ECA sobre este assunto, assinale a alternativa que corresponde a atitude correta e que deve ser tomada pela diretora.
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Registrar diretamente na delegacia mais próxima a informação sobre a ausência da menina.
	
	
	Informar através de denúncia ao Ministério Público sobre a violação ao direito à educação da criança em questão solicitando que se dê início ao processo em face dos responsáveis.
	
	
	Apenas insistir em entrar em contato com a família, pois compete exclusivamente aos pais o dever de zelar pela frequência dos filhos na escola.
	
	
	Comunicar ao Conselho tutelar sobre as faltas injustificadas e a possível evasão escolar tendo em vista já terem sido esgotados os recursos escolares.
	
	
	Encaminhar diretamente ao Juiz da Infância e da Juventude cópia do diário de classe no qual constem as faltas injustificadas solicitando que se dê início ao processo em face dos responsáveis.
	
	
		9.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Salvo manifestação em audiência, as partes e o Ministério Público terão dez dias para oferecer alegações finais, decidindo a autoridade judiciária em igual prazo
	
	
	Em se tratando de afastamento provisório ou definitivo de dirigente de entidade não governamental, a autoridade judiciária oficiará à autoridade administrativa imediatamente superior ao afastado, marcando prazo para a substituição.
	
	
	Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.
	
	
	O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho municipal de direitos, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
	
	
	O dirigente da entidade será citado para, no prazo de vinte dias, oferecer resposta oral, podendo juntar documentos e indicar as provas a produzir.
	
	
		10.
		No que tange às entidades de atendimento, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a assertiva correta:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O ECA prevê em rol taxativo sua possibilidade de atuação
	
	
	destinam-se apenas à execução das medidas de proteção
	
	
	São apenas governamentais
	
	
	destinam-se apenas à execução das medidas socioeducativas
	
	
	Podem ser governamentais ou não governamentais

Continue navegando