Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO TRIBUTÁRIO AV1

Prévia do material em texto

ASSINALE A OPÇÃO CORRETA - A lei orçamentária anual compreenderá: R: orçamento fiscal, orçamento de investimentos das empresas estatais e orçamento da seguridade social.
Com a gradativa evolução das despesas públicas, para atender às mais diversas necessidades coletivas, tornou-se imprescindível ao Estado lançar mão de uma fonte regular R: receita corrente.
Escolha a alternativa que não tem erro R: A matéria financeira (Normas Gerais), sobre finanças públicas, dívida pública e fiscalização financeira, deve ser regulada, obrigatoriamente, por Lei Complementar (CF/88).
CESPE - 2011 - TRF - 2ª REGIÃO - Considerando as especificidades dos orçamentos previstos na Lei Orçamentária Anual da União, consoante a Constituição Federal, assinale R: O orçamento fiscal compreende parte da administração direta e parte da administração indireta da União
A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece como requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação (art. 11). Em relação a essa previsão legal, é correto afirmar que: R: o Município não pode receber transferências voluntárias se não prevê a arrecadação do imposto sobre transmissão inter vivos de bens imóveis.
Analise se as frases são verdadeiras ou falsas e depois assinale a alternativa correta: I -Direito tributário é o segmento do Direito Financeiro que define como serão cobrados os tributos dos cidadãos para gerar receita para o estado. II - O tributo se caracteriza também pelo fato de não resultar da aplicação de uma sanção por ato ilícito. III - Tributo é toda prestação pecuniária facultativa. IV - A CF não cria tributos, ela atribui competências. R: V, V, F e V
(OAB-39º Exame de Ordem) - Assinale a opção correta acerca da competência tributária. R: O ente político poderá transferir a terceiros as atribuições de arrecadação e fiscalização de tributos.
A União criou um novo imposto não previsto na CRFB mediante lei complementar sobre a propriedade de veículos de duas rodas não motorizados, que adota fato gerador e base de cálculo diferente dos demais discriminados na Constituição. Nessa situação, a União terá feito uso de competência R: Residual
A taxa e preço público se caracterizam por: R: A taxa ter como sujeito ativo pessoa jurídica de direito público e o preço público poder ser exigido por pessoa jurídica de direito privado
No que se refere aos empréstimos compulsórios, é correto afirmar que: R: a competência para sua instituição é exclusiva da União.

Continue navegando