Buscar

EXERCICIOS DISTRIBUIÇÃO FISICA

Prévia do material em texto

1.
		A grande concorrência no mundo moderno globalizado tem aprimorado o processo de distribuição física das empresas. Dentre as mudanças a seguir que impactam diretamente a qualidade da distribuição física, qual a INCORRETA.
		
	
	
	
	
	Pedidos em quantidades cada vez menores.
	
	 
	Quantidade maior de mão-de-obra nos processos logísticos.
	
	 
	Aumento do mix de produtos com o novo conceito de descartabilidade.
	
	
	Ciclo mais curto de pedidos.
	
	
	Aumento do número de SKU´s em estoque.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O desempenho operacional do serviço logistico envolve o comprometimento com o prazode execução e depende de vários atributos. Marque a alternativa que não esta relacionado ao desempenho operacional.
		
	
	
	
	
	Consistência
	
	
	Falhas
	
	 
	Preço
	
	
	Velocidade
	
	
	Flexibilidade
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Para que o processo de Distribuição Física tenha sucesso é necessário que haja apoio em suas atividades e principalmente um Centro de Distribuição bem equipado para que todas as ações sejam eficientes e eficazes, tornando-se assim um importante diferencial competitivo e estratégico para as empresas. Abaixo assinale qual das opções a seguir as atividades básicas:
		
	
	
	
	
	Prazo de Entrega; Pré Venda, Pós Venda; Qualidade.
	
	
	Prazo de Entrega; Qualidade; Envio correto de produtos; Pós Venda.
	
	
	Prazo de Entrega; Qualidade; Pré Venda; Pós Venda.
	
	
	Prazo de Entrega; Qualidade; Precisão no atendimento; Pré Venda.
	
	 
	Prazo de Entrega; Precisão no atendimento, Qualidade do produto entregue; Suporte no Pós Venda.
	
	
	
		4.
		É uma das ferramentas que provêm a disponibilidade de produtos onde e quando são necessários, coordenando fluxos de mercadorias e de informações de milhares de pontos de vendas dos mais variados bens e serviços. Esta definição refere-se a:
		
	
	
	
	
	Cadeia de Suprimentos
	
	 
	Distribuição Física
	
	
	Logística reversa
	
	
	Faturamento
	
	
	Compras
	
	
	
		5.
		Em nossa sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) promovem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. No contexto da distribuição física temos três fluxos importantes (Fluxo de informação; fluxo de material; fluxo financeiro) e sabe-se que a informação é o fluxo mais importante. Considerando as idéias do texto acima, avalie as afirmações a seguir relacionadas ao fluxo de informação. I. A informação pode substituir os estoques II. A informação é o início do fluxo e a base para a previsão de demanda III. Devemos produzir ao máximo de forma que possamos atender as demandas do cliente sem preocupação com os custos de armazenagem e/ou movimentação IV. O fluxo de informação é somente a última etapa do processo de tomada de decisão É correto apenas o que se afirma em
		
	
	
	
	 
	somente a IV.
	
	
	II e III.
	
	 
	I e II.
	
	
	III e IV.
	
 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A distribuição física de produtos é realizada com a participação de vários componentes, físicos ou informacionais. Analise os itens abaixo e marque a alternativa correta:
                    I.            Custos; pessoal; mercado consumidor.
                  II.            Instalações fixas; veículos; softwares.
                III.            Estoque de produtos, pessoal, mercado consumidor.
                IV.            Pessoal, custos, estoque de produtos.
		
	
	
	
	
	Somente o item IV é falso
	
	
	Apenas os itens I e II estão corretos
	
	 
	Apenas os itens II e IV estão corretos
	
	
	Apenas os itens II e III estão corretos
	
	 
	Apenas os itens I, III, e IV estão corretos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A logística de distribuição engloba diversos conceitos. A partir dos diversos conceitos sobre logística e logística empresarial observa-se que um negócio pode gerar alguns tipos de valor em produtos e serviços. Assinale nas alternativas abaixo estes tipos de valor.
		
	
	
	
	
	tempo
	
	
	posse
	
	 
	todas as respostas estão corretas
	
	
	lugar
	
	
	forma
	
	
	
		8.
		Sabe-se que o prazo de entrega é um requisito de nível de serviço de extrema importância. Analise as opções a seguir e aponte a INCORRETA. A- Importante além de definir , será cumprir; B- Se o prazo de entrega foi combinado para n dias , poderemos atender dentre esses n dias. C- È uma estratégia errada , antecipar o prazo de entrega sem consultar o cliente; D- O melhor prazo de entrega é aquele combinado com o cliente. E- Se o cliente exige além da data , um determinado horário para a entrega , isso deve ser acatado.
		
	
	
	
	
	D
	
	 
	C
	
	 
	B
	
	
	A
	
	
	E
	
	
	
		1.
		Segundo Bowersox e Closs (2007), o gestor da área de distribuição física em uma organização deve buscar o equilíbrio entre os custos de distribuição de seus produtos e o nível de serviço demandado pelos elos de sua cadeia de distribuição. Assinale abaixo o item que NÃO se enquadra nessa concepção de custos de distribuição física de produtos:
		
	
	
	
	
	Custos de transporte
	
	 
	Custos de marketing
	
	
	Custos totais de distribuição
	
	
	Custos de estoque
	
	
	Custos de operação das instalações físicas (Cds, armazéns, etc)
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		No que se refere à localização de centros de distribuição em áreas urbanas, a importância do uso e ocupação do solo é ampliada por dois motivos, a saber:
		
	
	
	
	 
	Devido ao valor da terra atual, no médio prazo, pode prejudicar a atividade especulativa. Mas no curto prazo, determina a relação entre indústria e serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	
	
	Devido ao alto valor da terra, no longo prazo, prejudicando a atividade e mantendo a especulação; Pela dinâmica da indústria, no curto prazo, visto que determinadas áreas podem ser preteridas ou agraciadas em relação a serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	
	
	Devido ao baixo valor da terra, no curto prazo, as vezes proporciona especulação às atividades especulativas; Pela dinâmica urbana, no médio prazo, visto que determinadas áreas podem ser preteridas ou agraciadas em relação a serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	
	 
	Devido ao alto valor da terra, no curto prazo, muitas vezes proporcionado por atividades e movimentos especulativos; Pela dinâmica urbana, no longo prazo, visto que determinadas áreas podem ser preteridas ou agraciadas em relação a serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		1. A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Este conceito refere-se a:
		
	
	
	
	
	Integração de canais
	
	 
	Cadeia de Abastecimento
	
	 
	Distribuição
	
	
	Canais de comunicação
	
	
	Compras
	
	
	
		4.
		Especificamente o conceito de logística segundo Rodrigues (2002), pode ser entendido como:
		
	
	
	
	
	Controlar bens,adquirir e transportar produtos.
	
	
	Mensurar e controlar os produtos.
	
	
	Apenas controlar produtos.
	
	 
	Adquirir, manusear, transportar, distribuir e controlar eficazmente os bens disponíveis.
	
	
	Adquirir bens, mensurar e distribuir produtos.
	
	
	
		5.
		"Muitos obstáculos, tais como crescimento da variedade de produtos e redução dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordinária para as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva." Sobre o texto acima é correto afirmar:
		
	
	
	
	 
	O texto é falso, pois o correto seria: "Muitos obstáculos, tais como crescimento da variedade de produtos e o aumento dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordinária para as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva."
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Muitos obstáculos, tais como a redução da variedade de produtos e a redução dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordinária para as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva."
	
	 
	O texto é verdadeiro.
	
	
	Variedade e ciclo de vida dos produtos não influenciam no alinhamento estratégico da cadeia de suprimento.
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Muitos obstáculos, tais como a redução da variedade de produtos e redução dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordinária para as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva."
	
	
	
		6.
		São falhas comuns em Centros de Distribuição (CDs) que não estão preparados para atender as exigências do mercado, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Grande número de reclamações no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) relatando problemas de qualidade de fabricação do produto.
	
	
	Expedição de pedidos incompletos.
	
	
	Tempo de picking elevado, atrasando os prazos de entrega.
	
	 
	Diferenças de inventário físico.
	
	
	Elevado nível de devolução de mercadorias, por conta de produtos trocados.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		"Com o processo de terceirização dos serviços logísticos as empresas têm a oportunidade de __________________________________ e ______________________________. "
A opção que contém a expressão que melhor completa o sentido da frase é:
		
	
	
	
	
	Ter lucros maiores; produzir uma gama maior de produtos
	
	 
	Estabelecer estratégias; reduzir os investimentos produtivos
	
	
	Aumentar seus espaços de estoque; aumentar seus preços
	
	
	Deixar de produzir; vender mais produtos e serviços
	
	 
	Satisfazer seus clientes; ampliar seu mercado
	
	
	
		8.
		Qual das opções abaixo é a melhor definição de distribuição física?
		
	
	
	
	
	É o ramo logístico responsável pelo abastecimento interno da empresa ( as linhas de produção).
	
	 
	É o ramo da logística responsável por destinar o produto após seu uso, desde o ponto de consumo até o local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível
	
	
	É a parte da logística responsável pelo recebimento da matéria prima que será utilizada na fabricação dos produtos
	
	 
	É o ramo da logística responsável pela atividade de levar os produtos acabados até o ponto de venda ou consumo final.
	
	
	
		1.
		Aponte a afirmativa correta:
		
	
	
	
	 
	Para alcançar o alinhamento estratégico, a empresa deve adaptar sua cadeia de suprimento para que possa atender às necessidades dos diferentes segmentos de clientes da melhor maneira possível. Para manter o alinhamento estratégico, a estratégica da cadeia de suprimento deve ser ajustada durante o ciclo de vida do produto e conforme as alterações no panorama da concorrência.
	
	
	Uma visão cíclica da cadeia de suprimento define claramente os processos envolvidos e os responsáveis por cada processo. Essa visão não é muito útil ao considerarmos decisões operacionais, porque especifica os papéis e as responsabilidades de cada membro da cadeia de suprimento e o resultado esperado em cada processo.
	
	
	As decisões da cadeia de suprimento não exercem qualquer influência no sucesso ou no fracasso de uma empresa inserida nesta cadeia de suprimento.
	
	
	O alinhamento estratégico em logística tem como principal função alinhar as estratégias de vendas com as estratégias de marketing.
	
	
	As fases de decisão na cadeia de suprimento podem ser classificadas em Roadshow, Efeito Chicote ou VMI (Vendor Manager Inventory), dependendo do período de execução no qual as decisões tomadas serão aplicadas.
	
	
	
		2.
		Alguns serviços são desejados pelos clientes, como : Anote a opção INCORRETA
		
	
	
	
	
	Serviços de Apoio
	
	
	Tempo de espera
	
	
	Tamanho do lote
	
	 
	Tamanho do CD
	
	
	Conveniência
	
	
	
		3.
		A atividade de um Operador Logístico que se dedica especificamente à Logística de Distribuição (outbound logistics)  é:
		
	
	
	
	
	Controlar o pagamento de fretes internacionais
	
	 
	Entregar produtos dos fornecedores aos clientes
	
	
	Rastrear pedidos de fornecedores e o transporte
	
	
	Gerir informações dos distribuidores de produtos
	
	
	Prover a nacionalização de produtos importados
	
	
	
		4.
		A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais. Segundo os conceitos de logística integrada, julgue os itens a seguir: I ¿ A distribuição física é responsável pela movimentação de produtos acabados. II ¿ O processo logístico, quando bem sucedido, tende a agregar valor aos materiais e aos produtos ao longo da cadeia. III ¿ A etapa de suprimento abrange a organização da movimentação de materiais entre a empresa e os seus clientes finais.
		
	
	
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Somente I está correta.
	
	 
	Somente I e II estão corretas
	
	
	Somente II está correta
	
	
	Somente II e III estão corretas
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Pelo entendimento prático sobre Supply Chain pode entender:
		
	
	
	
	 
	Tipo de separação ou de picking dentro de uma armazem
	
	
	Conceito de entrega fracionada, o que geralmente é uma tendência na logística do varejo.
	
	
	Uma atividade típica do departamento de compras/suprimentos
	
	
	O processo de definir e criar CD e CDA a fim de disponibilizar os produtos com mais agilidade ao cliente direto
	
	 
	A atividade de analisar a logística do fornecedor de seu fornecedor, desde a matéria prima do produto, até o cliente de seu cliente, ou seja, o consumidor do produto.
	
	
	
		6.
		A distribuição física de produtos é realizada com a participação de vários componentes, físicos ou informacionais. Analise os itens abaixo e marque a alternativa correta:
                    I.            Custos; pessoal; mercado consumidor.II.            Instalações fixas; veículos; softwares.
                III.            Estoque de produtos, pessoal, mercado consumidor.
                IV.            Pessoal, custos, estoque de produtos.
		
	
	
	
	 
	Apenas os itens II e IV estão corretos
	
	
	Apenas os itens I e II estão corretos
	
	
	Somente o item IV é falso
	
	
	Apenas os itens I, III, e IV estão corretos.
	
	
	Apenas os itens II e III estão corretos
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A Distribuição Física é uma das ferramentas que provêm a disponibilidade de produtos onde e quando são necessários, coordenando fluxos de mercadorias e de informações de milhares de pontos de vendas dos mais variados bens e serviços. Alguns preceitos de um sistema de Distribuição Física de produtos devem ser balizadores, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Conhecer as características do produto
	
	
	Definição quanto a localização de armazéns
	
	
	Entender e Analisar como são os clientes
	
	
	Analisar as características da empresa
	
	 
	Conhecer as características da política empresarial
	
	
	
		8.
		A respeito da distribuição física, julgue os itens a seguir: I - A distribuição física são os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor. II ¿ As atividades do ciclo básico de distribuição física são: pedido do cliente, transmissão do pedido, processamento do pedido, separação do pedido, transporte do pedido e entrega ao cliente. III - O estoque e o armazenamento são os principais processos que compõem a distribuição física. Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	I apenas
	
	
	I e III apenas
	
	
	II apenas
	
	 
	I e II apenas
	
	 
	I, II e III
	
	
		1.
		São fatores que impactam na distribuição, exceto:
		
	
	
	
	
	Pedidos em quantidades menores.
	
	
	Pedidos mais freqüentes.
	
	 
	Redução da demanda.
	
	
	Aumento da quantidade de itens em estoque.
	
	 
	Concorrência mais acirrada.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A volatilidade econômica, característica do mercado contemporâneo, resulta em uma maior complexidade operacional a Distribuição Física devido a:Aponte a opção INCORRETA A- Ciclo mais curto de pedidos B- Competição baseada no ciclo do pedido e na qualidade C- Preço dos produtos. D- Pedidos mais freqüentes e em quantidades menores. E- Aumento do número de sku¿s em estoque
		
	
	
	
	
	B
	
	 
	C
	
	
	A
	
	
	D
	
	
	E
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Segundo Fisher (1997), as empresas devem avaliar qual a natureza da demanda dos seus produtos antes de determinar qual o canal de distribuição a ser considerado. Isto significa que
		
	
	
	
	
	a distribuição física determina o que deve ser produzido.
	
	
	a distribuição física não se preocupa com o desempenho operacional.
	
	
	a distribuição física somente atende a produção independente do desejo do cliente.
	
	 
	a distribuição física é a responsável por entregar aos clientes o que eles desejam a um custo mínimo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A distribuição física compreende o transporte do produto do centro produtor ao consumidor diretamente ou via depósitos. Neste diapasão, um sistema de distribuição física eficiente e barato contribui para:
		
	
	
	
	
	dificuldade de manipulação, com um custo de transporte mais alto
	
	 
	diminuir as economias de escala, já que o transporte barato possibilita a centralização de mercados
	
	
	aumentar os preços das mercadorias, pois há um aumento da concorrência
	
	
	dificuldade de armazenagem, que é o grau em que o produto preenche um espaço no veículo de transporte
	
	 
	ampliar a concorrência, pois preços baixos e boa qualidade encorajam competição
	
	
	
		5.
		A importância da Distribuição Física não se dá somente pelas suas atividades e custos envolvidos, mas também pelo Serviço Logístico requerido pelo cliente. Dessa forma, entender e analisar como são os clientes é uma etapa fundamental para a definição de uma logística de distribuição eficiente e eficaz. Assinale a opção que NÃO corresponde a esta etapa em comento.
		
	
	
	
	
	Restrições de tempo na entrega (dia da semana, hora do dia, etc).
	
	
	Localização geográfica do cliente.
	
	 
	Lead time.
	
	
	Nível de serviço requerido e tempo de resposta.
	
	 
	Tamanho médio dos pedidos e itens mais solicitados.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		"Processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados, através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo". Essa é uma definição de:
		
	
	
	
	 
	Suprimentos.
	
	
	Administração da Produção.
	
	 
	Logística.
	
	
	Gestão em Projetos Industriais.
	
	
	Gestão em Vendas.
	
	
	
		7.
		No que se refere à localização de centros de distribuição em áreas urbanas, a importância do uso e ocupação do solo é ampliada por dois motivos, a saber:
		
	
	
	
	 
	Devido ao alto valor da terra, no curto prazo, muitas vezes proporcionado por atividades e movimentos especulativos; Pela dinâmica urbana, no longo prazo, visto que determinadas áreas podem ser preteridas ou agraciadas em relação a serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	
	
	Devido ao baixo valor da terra, no curto prazo, as vezes proporciona especulação às atividades especulativas; Pela dinâmica urbana, no médio prazo, visto que determinadas áreas podem ser preteridas ou agraciadas em relação a serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	
	
	Devido ao valor da terra atual, no médio prazo, pode prejudicar a atividade especulativa. Mas no curto prazo, determina a relação entre indústria e serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	
	
	Devido ao alto valor da terra, no longo prazo, prejudicando a atividade e mantendo a especulação; Pela dinâmica da indústria, no curto prazo, visto que determinadas áreas podem ser preteridas ou agraciadas em relação a serviços complementares, benefícios fiscais, etc.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		"Muitos obstáculos, tais como crescimento da variedade de produtos e redução dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordinária para as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva." Sobre o texto acima é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Muitos obstáculos, tais como crescimento da variedade de produtos e o aumento dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordinária para as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva."
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Muitos obstáculos, tais como a redução da variedade de produtos e a redução dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordináriapara as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva."
	
	 
	O texto é verdadeiro.
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Muitos obstáculos, tais como a redução da variedade de produtos e redução dos ciclos de vida dos produtos, dificultaram progressivamente o alcance do alinhamento estratégico pelas cadeias de suprimento. A superação desses obstáculos oferece uma oportunidade extraordinária para as empresas utilizarem o gerenciamento da cadeia de suprimentos para a obtenção da vantagem competitiva."
	
	
	Variedade e ciclo de vida dos produtos não influenciam no alinhamento estratégico da cadeia de suprimento.
	
	
		1.
		São algumas características da carga, que ajudam a selecionar o veículo ideal para o transporte:
		
	
	
	
	
	Peso específico ou unitário
	
	
	Tipo (sólida, granel, líquida, etc.)
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Volume
	
	
	Fragilidade
	
	
	
		2.
		Busca-se, nos CDs, uma ligação mais efetiva entre comprador/vendedor, que traga como resultado a qualidade de serviços representada pelos itens : Aponte a opção INCORRETA A- Maior lucratividade a curto prazo; B- Precisão no atendimento; C- Suporte no pós-venda; D- Qualidade do produto entregue; E- Entrega no prazo.
		
	
	
	
	
	E
	
	
	D
	
	
	B
	
	 
	A
	
	
	C
	
	
	
		3.
		Qual das opções a seguir NÃO pode ser considerada como custo de armazenagem em operações logísticas:
		
	
	
	
	
	Separação (picking)
	
	
	Expedição
	
	
	Movimentação, paletização e manuseio
	
	 
	Entrega
	
	 
	Verificação do inventário
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Anote a opção INCORRETA. A ¿ É atributo da qualidade do produto entregue , a integridade da mercadoria; B ¿ É atributo da qualidade do produto entregue o prazo de entrega; C ¿ A Logística de Distribuição é fator importante no pós venda; D ¿ O pós venda , em alguns aspectos pode ser considerado como Logística Reversa; E ¿ A qualidade na entrega é fator preponderante para uma boa prática da distribuição física.
		
	
	
	
	
	C
	
	
	A
	
	
	D
	
	 
	B
	
	 
	E
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Para que o processo de Distribuição Física tenha sucesso é necessário que haja apoio em suas atividades, além de um Centro de Distribuição (CD) bem equipado para que todas as ações sejam eficientes e eficazes, tornando-se assim um importante diferencial competitivo e estratégico para as empresas.
Os serviços mais importantes que um CD deverá executar para que a Logística de Distribuição obtenha sucesso, cumprindo assim o nível de serviço aos clientes propostos pela empresa, são, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Precisão no Atendimento
	
	
	Qualidade do produto entregue
	
	
	Suporte no pós-venda
	
	 
	Suporte no pré-venda
	
	
	
	
	
	
		6.
		Aponte abaixo a opção correta : A ¿ A precisão da entrega não incluem aspectos do faturamento. B ¿ O cliente sempre aceitará receber uma quantidade menor do que a pedida. C ¿ A quantidade pedida deverá sempre ser exatamente a que o cliente solícitos. D ¿ Preços , impostos e outros dados constantes da NF são passíveis de acerto , portanto não influem na satisfação do cliente; E ¿ A Logística de distribuição tem pouca ou nenhuma influência no atributo de precisão.
		
	
	
	
	
	E
	
	
	D
	
	 
	A
	
	 
	C
	
	
	B
	
	
	
		7.
		Os Centros de Distribuição (CD) são instrumentos que podem viabilizar de forma competitiva o fluxo de mercadorias oriundas dos fabricantes até os seus diversos graus de capilaridade de distribuição, sendo considerado um importante meio de minimização de custos e alcance da qualidade de serviços exigidos. Assinale a opção que NÃO representa uma atividade que deverá ser executado no CD para que a Logística de Distribuição obtenha sucesso.
		
	
	
	
	
	Suporte no pós-venda, quando necessário.
	
	 
	Precisão no atendimento.
	
	
	Qualidade do produto entregue.
	
	 
	Imprevisão de falhas.
	
	
	
	
	
	
		8.
		As decisões de localização, as referentes a armazéns / CD¿s são as mais freqüentes. Qual aspecto NÃO atende a essas decisões.
		
	
	
	
	 
	Importação de produtos
	
	
	Benefícios fiscais
	
	
	Conscientização Sindical
	
	
	Potencialidade geográfica
	
	
	O número adequado de instalações
	
		1.
		Na implantação de um centro de distribuição (CD) a organização deve levar em conta, dentre outros, os seguintes fatores: I- A quantidade de intermediários existentes e/ou necessários. II- A diversificação dos canais de distribuição. Quanto menos canais de distribuição melhor. III- A estrutura operacional mínima necessária É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	
	
	
	II, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	 
	I, II e III.
	
	 
	I e III, apenas.
	
	
	
		2.
		Conforme estudamos em Ballou (2006), ele define gerenciamento de pedidos como:
		
	
	
	
	
	Atividade secundária que tem início na distribuição de produtos.
	
	 
	Uma atividade primária que inicia a movimentação de produtos e a entrega de serviços.
	
	
	Uma atividade secundária que inicia a entrega de serviços.
	
	
	Atividade terceirizada onde se dá o início a distribuição física.
	
	
	Última etapa da movimentação de produtos.
	
	
	
		3.
		"A Distribuição Física representa a eficácia da cadeia de suprimentos, não podendo haver falhas sobre o aspecto de danos ou enganos na entrega do produto". Dentre as opões abaixo, qual corresponde a essa citação.
		
	
	
	
	
	Flexibilidade.
	
	 
	Qualidade do produto entregue.
	
	
	Cumprimento do tempo de entrega.
	
	
	Prazo de entrega.
	
	
	Suporte no pós-venda.
	
	
	
		4.
		Segundo Ballou (2001), um planejamento logístico adequado deve contemplar um triângulo de decisões integradas que envolvem questões de localização de instalações, de estoque e de transporte, as quais estão atreladas aos objetivos de serviço ao cliente e custos. Baseado nesse texto , aponte a alternativa INCORRETA, sobre os impactos no custo total do processo: A ¿ Localização geográfica dos pontos de estocagem; B ¿ Localização da rede de fornecimento; C ¿ Mão de obra utilizada nos serviços; D ¿ Localização da demanda; E ¿ Modal a ser utilizado.
		
	
	
	
	
	B
	
	 
	A
	
	 
	C
	
	
	E
	
	
	D
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Aponte a opção CORRETA . Um puro sistema de distribuição de puxar apresenta alguns benefícios e economias de custo que incluem: A - Grandes armazéns nas fábricas; B - Tempo mais lento de atendimento dos pedidos e , consequentemente, dos clientes; C - Maior número de expedições com cargas incompletas; D - Cargas completas dos caminhões das fábricas até os centros de distribuição; E - Cargas incompletas dos caminhões das fábricas até os centros de distribuição.
		
	
	
	
	
	C
	
	 
	D
	
	
	E
	
	
	B
	
	
	A
	
	
	
		6.
		Qual o modal de transporte mais adequado quando se procura confiabilidade em relação ao tempo em transito, baixa variabilidade e alta confiabilidade de entrega?
		
	
	
	
	
	Rodoviário.
	
	
	Dutoviário
	
	
	Hidroviário.
	
	 
	Aéreo.
	
	
	Ferroviário.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Uma das atividadesque deverá ser executada no CD para que a Logística de Distribuição obtenha sucesso, no que tange ao trade-off Nível de Serviço x Custo Logístico, é o Suporte no Pós Venda. Para que uma Logística de Pós Venda seja eficiente e eficaz é necessário o apoio incondicional da Logística de Distribuição, pois os clientes quando necessitam devolver uma determinada carga, seja por qualquer motivo, o tempo de resposta a essa solicitação é extremamente importante. Como pode ser também denominada o Suporte no Pós Venda?
		
	
	
	
	
	Inbound.
	
	
	Just in Time.
	
	
	Cross Docking.
	
	
	Reengenharia.
	
	 
	Logística Reversa.
	
	
	
		8.
		Na distribuição "um para um" o veículo é previamente carregado no depósito da fábrica ou num Centro de Distribuição do varejista, transportando a carga para um determinado ponto de destino (CD, loja ou uma instalação qualquer). Este modelo de distribuição, é influenciado por alguns fatores principais. Assim, é correto afirmar, EXCETO: I- Distância entre o ponto de origem e o ponto de destino; II - Velocidade operacional; III- Tempo de carga e descarga; IV- Tempo porta a porta; V- Divisão da região a ser atendida em zonas ou bolsões de entrega;
		
	
	
	
	
	I apenas.
	
	
	IV, apenas.
	
	 
	V, apenas.
	
	
	III , apenas.
	
	 
	II, apenas.
	
		1.
		Qual o principal modal de transporte nacional, representando mais de 60% das operações?
		
	
	
	
	 
	Rodoviário
	
	
	Ferroviário
	
	
	Marítimo
	
	
	Aéreo
	
	
	Dutoviário
	
	
	
		2.
		Sobre o gerenciamento da Distribuição Física se dá em três níveis: estratégico, tático e operacional. Aponte abaixo a opção INCORRETA quanto a afirmativa acima :
		
	
	
	
	 
	São considerados, no nível estratégico, aspectos que levam em conta o número e a localização de instalações produtivas e de armazenamento, tais como fábricas, armazéns e centrais de distribuição; os canais de distribuição; os meios de transporte e tipos de veículo a serem utilizados; o sistema de processamento de pedidos e faturamento
	
	
	O nível operacional engloba a programação, execução e controle das atividades diárias, de forma a assegurar o deslocamento dos produtos para os canais de distribuição ou diretamente para os mercados consumidores, no tempo correto;
	
	
	No nível tático há um planejamento de médio e curto prazo, de forma a assegurar a maior eficiência na operação do sistema de distribuição, bem como na utilização dos equipamentos, dos veículos e das instalações;
	
	 
	O nível Tático trata decisões de longo prazo e apresenta como objetivo a definição do sistema em linhas gerais, ou seja, relaciona estruturas globais, requisitos e a configuração geral do sistema de distribuição;
	
	
	O nível estratégico trata decisões de longo prazo e apresenta como objetivo a definição do sistema em linhas gerais, ou seja, relaciona estruturas globais, requisitos e a configuração geral do sistema de distribuição;
	
	
	
		3.
		"Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, no entanto, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento." Sobre o texto acima se pode afirmar:
		
	
	
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento, no entanto terão um aumento no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento, no entanto terão um aumento no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, diminuem o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado único e exclusivamente pela empresa, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, no entanto, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	 
	O texto é verdadeiro.
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, diminuem o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A carga é coletada nas instalações do embarcador e deslocada até o depósito da transportadora. Aí é feita a triagem e o reembarque nos veículos de distribuição, que fazem as entregas diretamente aos destinatários localizados em vários pontos. O texto está se referindo ao conceito de?
		
	
	
	
	 
	Serviço de carga fracionada de longa distância com terminais intermediários
	
	
	Serviço de lotação completa
	
	
	Serviço de carga consolidada
	
	
	Serviço de carga fracionada de longa distância
	
	 
	Serviço de carga fracionada local
	
	
	
		5.
		Geralmente, os sistemas de distribuição são classificados como um  sistema de empurrar ou um sistema de puxar. Cada um desses possui características próprias. Relacione o sistema com as opções abaixo
 
1. Sistema de puxar
2. Sistema de empurrar
 
(   ) pequenos armazéns nas fábricas
(   ) cargas completas dos caminhões das fábricas até os centros de distribuição
(   ) maior número de expedições com cargas incompletas
(   ) tempo mais lento de atendimento dos pedidos e, consequentemente, dos clientes
(   ) alto nível de serviço ao cliente
(   ) grandes armazéns nas fábricas
 
A opção que representa a sequencia correta é:
		
	
	
	
	
	1,2,1,2,1,2
	
	 
	1,1,2,2,1,2
	
	
	1,1,1,2,2,2
	
	
	2,2,2,1,1,1
	
	
	1,2,2,2,1,1
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Como é o processo da distribuição escalonada ? Anote a opção correta
		
	
	
	
	
	Do fabricante ao distribuidor
	
	
	Do distribuidor ao cliente final
	
	 
	Do fabricante ao cliente final utilizando intermediários
	
	
	Do fabricante ao cliente final sem intermediários
	
	
	
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Considerando que a demanda diária de um depósito é de 500 unidades e a frequência de suprimentos é de 3 dias, o estoque cíclico é:
		
	
	
	
	 
	1500 unidades.
	
	
	1000 unidades.
	
	
	800 unidades.
	
	
	(d) 1200 unidades.
	
	
	500 unidades.
	
	
	
		8.
		Considerando as afirmativas abaixo, assinale a opção correta. I - A determinação do lote econômico de compra visa o equilíbrio entre o custo de manutenção do estoque e o custo de emissão e colocação de pedidos. II - Pedidos maiores reduzem o custo de estoque. III - O lote econômico de compra é a quantidade de pedido de ressuprimento que minimiza a soma do custo de manutenção de estoques e de emissãoe colocação de pedidos. IV - Pedidos menores reduzem o custo de emissão e preparação de pedidos.
		
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
		1.
		Johnson (1998) assevera que investimentos em estoques são dispêndios em recursos preciosos de uma empresa. A meta principal é reduzi-los ao máximo para que o capital possa ser liberado para outras atividades, entretanto, a redução não pode causar falta de produtos que levem à perda de vendas ou de clientes. Essa afirmativa faz parte de:
		
	
	
	
	
	Gerenciamento de vendas
	
	
	Gerenciamento de CD
	
	 
	Gerenciamento de estoques
	
	
	Gerenciamento Financeiro
	
	
	Logística reversa
	
	
	
		2.
		A informação assume um papel importante na gestão da cadeia de suprimentos na medida em que:
I - ajuda a aumentar a variabilidade na cadeia de suprimentos;
II - ajuda os fornecedores a fazer previsões melhores, considerando promoções e mudanças no mercado;
III - possibilita aos varejistas atender melhor a seus clientes, com a oferta de ferramentas para a localização dos itens desejados;
IV - possibilita aos varejistas reagir e adaptar-se aos problemas de fornecimento com maior rapidez;
V - permite aumento nos lead times.
 
Das afirmações acima, são verdadeiras:
		
	
	
	
	
	Somente I, II e V
	
	 
	Somente I e V
	
	 
	Somente II, III e IV
	
	
	Somente II, III e V
	
	
	Somente II e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Com relação à distribuição física, classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) as sentenças abaixo:
(    ) Quanto menor o n° de depósitos, maior é o custo com transportes;
(    ) Quanto maior o n o de depósitos, maior é o custo de processamento de pedidos;
(    ) O custo total para um determinado n° de depósitos é a soma do custo de estoque, do custo de processamento de pedido e do custo de transporte;
(    ) Sistema total é um conceito de abrangência interna numa empresa, que considera todos os fatores afetados de alguma forma pelos efeitos de uma decisão na área logística.
 
A opção que indica a sequência correta é:
		
	
	
	
	
	F V V V
	
	
	V V V V
	
	 
	V F F V
	
	 
	V V V F
	
	
	F F V F
	
	
	
		4.
		Com a nova configuração demanda, os Centros de Distribuição devem ter uma adequação capaz de suportar: Aponte a opção INCORRETA
		
	
	
	
	 
	aumento do imobilizado com estoques mínimos necessários
	
	
	manutenção de fortes investimentos em automação, treinamento de pessoal, sistemas de informações e de controle
	
	 
	Aumento de número de horas extras pelos seus operadores
	
	
	aumento das operações de recepção e distribuição
	
	
	operações 24 horas por dia, visando rapidez no recebimento e expedição
	
	
	
		5.
		"Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, no entanto, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento." Sobre o texto acima se pode afirmar:
		
	
	
	
	 
	O texto é verdadeiro.
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento, no entanto terão um aumento no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado único e exclusivamente pela empresa, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, no entanto, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento, no entanto terão um aumento no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, diminuem o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, diminuem o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Considerando as afirmativas abaixo, assinale a opção correta. I - A determinação do lote econômico de compra visa o equilíbrio entre o custo de manutenção do estoque e o custo de emissão e colocação de pedidos. II - Pedidos maiores reduzem o custo de estoque. III - O lote econômico de compra é a quantidade de pedido de ressuprimento que minimiza a soma do custo de manutenção de estoques e de emissão e colocação de pedidos. IV - Pedidos menores reduzem o custo de emissão e preparação de pedidos.
		
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
	
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	
	
	
		8.
		Como é o processo da distribuição escalonada ? Anote a opção correta
		
	
	
	
	 
	Do fabricante ao cliente final utilizando intermediários
	
	
	Do fabricante ao cliente final sem intermediários
	 Gabarito Comentado
	
		1.
		Considere as assertivas abaixo:
 
Na distribuição compartilhada não se consegue, com freqüência, um bom aproveitamento do espaço dentro do veículo.
 
POR QUE
 
Se é obrigado a carregá-lo na ordem inversa de entregas, o que impede a otimização do arranjo interno da carga no veículo.
 
Analisando as duas afirmações, conclui-se que:
		
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	
		2.
		Segundo Ballou (2001), um planejamento logístico adequado deve contemplar um triângulo de decisões integradas que envolvem questões de localização de instalações, de estoque e de transporte, as quais estão atreladas aos objetivos de serviço ao cliente e custos. Baseado nesse texto , aponte a alternativa INCORRETA, sobre os impactos no custo total do processo:
		
	
	
	
	
	Localização da rede de fornecimento
	
	 
	Mão de obra utilizada nos serviços
	
	
	Localização geográfica dos pontos de estocagem
	
	
	Localização da demanda
	
	
	Modal a ser utilizado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Para Lambert et al. (1998), asatividades de processamento de pedidos podem ser divididas em três grupos:
I- Elementos operacionais- entrada de pedidos, escalonamento, preparo para a expedição e faturamento.
II- Elementos de comunicação- mudanças no pedido, informações sobre localização, agilidade e situação do pedido e correção de erros.
III- Elementos de crédito e cobrança- informações de cadastro e processamento de contas a pagar.
Está correto o que consta em:
		
	
	
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	 
	I, II e III.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	
		4.
		Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	
	Em logística, o processo que vincula a consolidação de vários volumes pequenos em outros maiores, de tipos e formatos padronizados, visando facilitar a movimentação ao longo da cadeia é denominado Formatação.
	
	 
	A maior desvantagem da Supply Chain Management (SCM) pode residir nos custos da tecnologia necessária para a implantação da integração eletrônica da cadeia.
	
	
	O sistema de estocagem comporta duas funções importantes, processamento de pedidos e o manuseio de materiais, este último engloba as atividades de carregamento, descarregamento, movimentação do produto dentro do armazém e separação de pedidos.
	
	
	Um fator fundamental para o gerenciamento da Cadeia de Suprimento é o fluxo de informações. Em relação ao fluxo de informações, pode-se afirmar que o fluxo de informações em uma Cadeia de Abastecimento tem somente uma direção, começa com os fornecedores de matéria-prima (insumos) e termina com o consumidor final.
	
	
	Just in Time é uma metodologia desenvolvida no Japão, conhecida também como Sistema Toyota de Produção ou Produção Enxuta. Sobre ela, pode-se considerar que na metodologia Just in Time, prevalecem os grandes estoques, com grandes quantidades de matéria-prima ou insumos para abastecer plenamente a produção a qualquer momento;
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Considere as assertivas abaixo:
Na distribuição compartilhada não se consegue, com frequência, um bom aproveitamento do espaço dentro do veículo
 POR QUE
Torna-se obrigado carregar o veículo na ordem inversa de entregas, o que impede a otimização do arranjo interno da carga.
Analisando-se as duas afirmações, conclui-se que:
		
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	
		6.
		Visando gerenciar com precisão as atividades de um processo de Distribuição Física, faz-se necessária a análise de alguns fatores inerentes ao conhecimento dos clientes, às características do produto a ser distribuído, às especificidades da empresa e à selecão do modal mais adequado. Assinale a opção que não é considerada uma etapa fundamental para a definição de uma logística de distribuição eficiente e eficaz.
		
	
	
	
	
	Nível de serviço requerido e tempo de resposta.
	
	
	Localização geográfica do cliente.
	
	
	Peso, Forma e Volume.
	
	 
	Custo por tonelada e/ou por quilômetro.
	
	 
	Despesas Administrativas.
	
	
	
		7.
		Considere as assertivas abaixo
I.            Muito embora possa ocorrer, na prática, um número razoável de situações diversas na distribuição física de produtos, podemos resumi-las em duas configurações básicas, a saber: compartilhada e transferência de produtos.
II.            Distribuição "um para um" é assim denominada na situação em que o veículo é totalmente carregado no depósito da fábrica e transporta a carga para um outro ponto de destino, não podendo ser, entretanto, outro depósito, CD, loja ou outra instalação qualquer.
III.            Sob o ponto de vista logístico, a transferência de produtos é influenciada pela distância entre o ponto de origem e o ponto de destino.
IV.            Tempo de carga e descarga é o espaço de tempo despendido na pesagem, conferência, emissão de documentos, bem como nas operações de carga e descarga propriamente ditas.
Pode-se dizer que:
		
	
	
	
	 
	Apenas os itens I, III, e IV estão corretos.
	
	
	Somente o item IV é falso.
	
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	 
	Apenas os itens III e IV estão corretos.
	
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		. Calcule a densidade de um bolsão cuja área é de 14 km2 e o número de clientes é de 48.
		
	
	
	
	 
	3,42 clientes / km2
	
	 
	0,29 clientes / km2
	
	
	3,42 clientes
	
	
	2 clientes / km2
	
	
	2,90 clientes / km2
	
	
		1.
		Esta forma de distribuição é conhecida no meio logístico como carga consolidada, é caracterizada pelo carregamento do veículo na indústria ou em um centro de distribuição (CD) e descarregamento da carga em um local determinado pelo cliente. Na maioria das vezes, nesta modalidade de transporte, procura aproveitar ao máximo a capacidade de carga do veículo visando o aproveitamento do custo do frete. O texto está referindo-se a que tipo de distribuição?
		
	
	
	
	
	Distribuição Compartilhada
	
	
	Distribuição Indireta
	
	
	Distribuição Fracionada
	
	
	Distribuição Um para Muitos
	
	 
	Distribuição Um para Um
	
	
	
		2.
		O planejamento de sistemas de distribuição física de produtos se torna cada vez mais um dos principais desafios para os profissionais que atuam na área de transporte, devido à complexidade  das soluções dos problemas e pelas decisões tomadas. O gerenciamento da distribuição física se dá em três níveis: estratégico, tático e operacional. Analise as afirmativas abaixo:
 
I. O nível estratégico trata decisões de longo prazo e apresenta como objetivo a definição do sistema em linhas gerais, ou seja, relaciona estruturas globais, requisitos e a configuração geral do sistema de distribuição. Neste nível há a definição da rede logística, com reduções de custos associados, porém mantendo o nível de serviço.
II. O nível tático engloba a programação, execução e controle das atividades diárias, de forma a assegurar o deslocamento dos produtos para os canais de distribuição ou diretamente para os mercados consumidores, no tempo correto.
IiI. No nível operacional há um planejamento de médio e curto prazo, de forma a assegurar a maior eficiência na operação do sistema de distribuição, bem como na utilização dos equipamentos, dos veículos e das instalações, definidas no nível estratégico.
 
A partir dessa análise, pode-se concluir que está (ão) CORRETO (S):
		
	
	
	
	 
	apenas o item I
	
	 
	Todos os itens
	
	
	apenas o item III
	
	
	apenas os itens II e III
	
	
	apenas o item II
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Aponte a opção CORRETA . Um puro sistema de distribuição de puxar apresenta alguns benefícios e economias de custo que incluem:
		
	
	
	
	
	Tempo mais lento de atendimento dos pedidos e , consequentemente, dos clientes
	
	
	Cargas incompletas dos caminhões das fábricas até os centros de distribuição.
	
	
	Grandes armazéns nas fábricas
	
	
	Maior número de expedições com cargas incompletas
	
	 
	Cargas completas dos caminhões das fábricas até os centros de distribuição
	
	
	
		4.
		Sobre o tema da distribuição física dos produtos comercializados por uma organização, analise as seguintes afirmações: I - A distribuição física fica resolvida com o estudo do fluxode produtos para a organização. II - A movimentação, a estocagem e o processamento dos pedidos dos produtos finais da organização são os elementos relevantes da distribuição física. III - O canal de transação corresponde a uma ou mais empresas ou indivíduos que participam do fluxo de produtos desde o fornecedor até o produtor. É correto o que se afirma em
		
	
	
	
	
	III, apenas
	
	
	I, apenas.
	
	 
	I, II e III.
	
	
	I e III, apenas.
	
	 
	II, apenas
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Como em outras atividades de uma empresa, a administração da distribuição física é composta de: nível estratégico, nível tático e nível operacional. Qual é a atribuição do nível operacional?
		
	
	
	
	 
	Administrar a saída das mercadorias, refere-se às tarefas diárias para garantir que os produtos fluam através do canal de distribuição até o último cliente. Isto inclui atividades como recolher produtos dos estoques armazenados, carregar caminhões para entrega, embalar produtos para carregamento, manter registros dos níveis de inventário, preparar pedidos para ressuprimento de estoques. Seu enfoque é principalmente supervisão e realização.
	
	
	Dar baixa nos pedidos que já tiveram a sua produção completada.
	
	
	Realizar investimentos em alguma parte de seu sistema de distribuição, como, por exemplo, caminhões, armazéns, dispositivos para transmissão de pedidos ou equipamentos de manuseio, surge o problema de utilizar seus equipamentos e facilidades de maneira eficiente.
	
	
	Determinar como deve ser o sistema de distribuição e decidir de forma geral qual deve ser a configuração global do sistema de distribuição, ou seja, a localização dos armazéns, a seleção dos modos ou modais de transporte e o projeto do sistema de processamento de pedidos. Molda o sistema de distribuição nos termos mais gerais.
	
	
	Elaborar um plano estratégico para toda a logística da organização;
	
	
	
		6.
		Considere as assertivas abaixo:
 
Na distribuição compartilhada não se consegue, com freqüência, um bom aproveitamento do espaço dentro do veículo.
 
POR QUE
 
Se é obrigado a carregá-lo na ordem inversa de entregas, o que impede a otimização do arranjo interno da carga no veículo.
 
Analisando as duas afirmações, conclui-se que:
		
	
	
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	
		7.
		Considere as assertivas abaixo
I.            Muito embora possa ocorrer, na prática, um número razoável de situações diversas na distribuição física de produtos, podemos resumi-las em duas configurações básicas, a saber: compartilhada e transferência de produtos.
II.            Distribuição "um para um" é assim denominada na situação em que o veículo é totalmente carregado no depósito da fábrica e transporta a carga para um outro ponto de destino, não podendo ser, entretanto, outro depósito, CD, loja ou outra instalação qualquer.
III.            Sob o ponto de vista logístico, a transferência de produtos é influenciada pela distância entre o ponto de origem e o ponto de destino.
IV.            Tempo de carga e descarga é o espaço de tempo despendido na pesagem, conferência, emissão de documentos, bem como nas operações de carga e descarga propriamente ditas.
Pode-se dizer que:
		
	
	
	
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	
	Somente o item IV é falso.
	
	
	Apenas os itens III e IV estão corretos.
	
	 
	Apenas os itens I, III, e IV estão corretos.
	
 Gabarito Comentado
	
		1.
		São fatores que afetam a demanda, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Atributos de Nível de Serviço
	
	 
	Sistema de freios e contra-pesos
	
	
	Densidade dos bens transportados
	
	
	Fragilidade
	
	
	Valor intrínseco
	
	
	
		2.
		Consiste na observação de registros históricos e sequenciais de fatos relacionados à produção, que podem ser tratados estatisticamente. Como características do método, tem-se que suas previsões são de curto prazo e de natureza incondicional, necessitando de um número razoável de observações para a captação de efeitos sazonais ou cíclicos.
		
	
	
	
	
	Métodos Quantitativos de Extrapolação da tendência.
	
	 
	Métodos Quantitativos de Séries Históricas.
	
	
	Métodos Quantitativos da Técnica de Delphi.
	
	
	Métodos Quantitativos Toloi.
	
	
	Métodos Quantitativos Morettin.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Consiste no resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre eles a incapacidade de prever a demanda dos clientes, que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade da distribuição física.
		
	
	
	
	
	Cross Docking.
	
	
	Postponement.
	
	 
	Efeito Chicote.
	
	
	Break bulk.
	
	
	Just in time.
	
	
	
		4.
		Um dos problemas estudados e enfrentados por uma SCM é o Efeito Chicote, que consiste na variação ou a impossibilidade de alinhamento da demanda à oferta que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade. Dentre as opções abaixo, assinale a Incorreta quanto ao Efeito Chicote.
		
	
	
	
	
	As empresas, por não possuírem a informação correta de seus clientes, buscam se proteger e garantir o estoque para uma possível variação da demanda.
	
	
	Há necessidade de uso de potentes softwares de gestão e compartilhamento de dados, visando minimizar os impactos do Efeito Chicote.
	
	 
	Uma das causas do Efeito Chicote é o racionamento. Os clientes receosos passam a fazer menos pedidos a fim de garantir a sua necessidade, o que acaba gerando um acúmulo de pedidos, criando, na maioria das vezes, um gargalo importante que agrava a situação do fornecedor.
	
	
	O efeito chicote indica que a variabilidade no nível de estoques tende a ser maior ao se afastar do ponto de consumo.
	
	 
	Faz-se necessário que as empresas busquem métodos que tragam maior precisão na previsão de suas demandas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Para previsão de demanda podemos utilizar métodos qualitativos e quantitativos. Calcule a previsão de demanda, utilizando o método quantitativo de Média Móvel simples, para um período de seis meses que apresentou os seguintes resultados: 300;350;400;450;500;550.
		
	
	
	
	 
	425
	
	 
	475
	
	
	450
	
	
	420
	
	
	415
	
	
	
		6.
		Consiste no resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre eles a incapacidade de prever a demanda dos clientes, que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade da distribuição física. Este conceito também pode ser chamado de amplificação da demanda, Qual conceito melhor se encaixa nessa descrição?
		
	
	
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	 
	Efeito Chicote
	
	
	Just in time
	
	
	Milk run
	
	
	cross-docking
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Alguns produtos atendem a uma característica de demanda que seguem datas ou períodos ou fatos ligados diretamente ao calendário. Que tipo de demanda é esta?Nenhuma das anteriores
	
	
	Demanda aleatória
	
	
	Demanda horizontal
	
	 
	Demanda sazonal
	
	
	Demanda cíclica
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O desenvolvimento de técnicas de previsão cada vez mais sofisticadas, paralelamente ao rápido desenvolvimento de computadores e outras tecnologias de informação e manipulação de dados, tem levado diversas empresas a se interessarem cada vez mais pelo processo de previsão de demanda (MAKRIDAQUIS et all, 1983). Os Métodos Quantitativos ¿ Métodos de séries históricas se baseiam:
		
	
	
	
	 
	Na observação de registros históricos e sequenciais de fatos relacionados à produção que podem ser tratados estatisticamente.
	
	
	Na opinião de especialistas sobre alterações da demanda, fundamentada em suas experiências acumuladas sobre determinado assunto.
	
	
	Em previsões de longo prazo e de natureza condicional, não necessitando de um nº razoável de observações para a captação de efeitos sazonais ou cíclicos.
	
	 
	Em dados atuais que são extrapolados no tempo através da modelagem matemática.
	
	
	Em um questionário interativo, circulado repetidas vezes entre um grupo de peritos ou especialistas que o respondem. A cada rodada, as respostas são analisadas e recebem um tratamento estatístico simples.
	
	
		1.
		A previsão da demanda é um fator importante para a boa gestão da distribuição física e para o gerenciamento da cadeia de suprimentos pelos seguintes motivos listados abaixo, exceto:
		
	
	
	
	 
	Aumentar a cobertura e reduzir o giro dos produtos, melhorando os indicadores
	
	
	Melhor dimensionamento dos estoques aos participantes da cadeia de suprimentos
	
	
	A adequação da capacidade com a demanda que será projetada
	
	
	Melhor atendimento ao cliente final da cadeia de suprimentos
	
	
	Um adequado dimensionamento dos recursos de armazenagem e equipamentos
	
	
	
		2.
		Efeito chicote consiste na variação na colocação de ordens de encomenda, que é amplificada ao longo da Cadeia de Suprimentos à medida que se afasta do ponto de consumo, uma vez que a informação que flui ao longo da cadeia sofre distorções. Assinale a alternativa FALSA.
		
	
	
	
	
	A previsão da demanda é um importante instrumento para eliminar o Efeito Chicote, sendo um dos principais fatores que contribuem para a eficiência na cadeia produtiva das empresas.
	
	
	A variação de demanada no mercado influencia no hábito de como as empresas efetuam o pedido. Se for percebida uma demanda superior a oferta (estoque) é bem provável que as empresas se prevenam, fazendo pedidos maiores como forma de garantir a disponibilidade do produto.
	
	
	Quanto maior a acuracidade da previsão da demanda, menor serão os impactos negativos referente ao Efeito Chicote e os riscos no processo de decisão na cadeia de suprimento.
	
	 
	É o resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que se realiza, por diversos motivos, entre elas a capacidade de prever a demanda dos clientes, e que se propaga por todas as empresas da cadeia, não influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade.
	
	
	Acontece quando as variabilidades na demanda são ampliadas ao longo da cadeia de suprimento, fazendo com que a informação distorcida de uma ponta da cadeia de suprimentos a outra gere tremendas ineficiências.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A previsão da demanda tem um papel muito importante no planejamento e operação da cadeia de distribuição. Marque a afiramção verdadeira.
		
	
	
	
	 
	A utilização de dados históricos não são importantes na previsão da demanda.
	
	
	Metodos Quantitativos não utilizam dados numéricos.
	
	
	Metódos Qualitativos baseiam-se em dados numéricos.
	
	
	N.D.A.
	
	 
	Metodos Qualitativos utilizam pesquisa de mercado e informações de tendência.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Sobre planejamento logistico, é CORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	
	O Custo da falta de um produto no decorrer do tempo, é mensurado pelo Índice de disponibilidade, o qual Mede a Expedição de pedidos completos.
	
	
	O serviço logístico básico ao cliente é alcançado mediante 2 processos: a disponibilidade e a confiabilidade. Bowersox e Closs (2001)
	
	
	A CONFIABILIDADE mede a Magnitude ou o impacto das faltas de estoque no decorrer do tempo, é a Capacidade de uma empresa de ter disponível estoque para atender todo o pedido de um cliente. Pois os Pedidos parciais, ou incompletos podem indicar a indisponibilidade do pedido no estoque
	
	 
	Previsão da demanda, não é precisão. O efeito chicote é resultado da discrepância entre a demanda real à prevista em conjunto com a intenção das empresas em alinharem sua oferta a esta demanda, para não deixar de atendê-la.
	
	 
	A demanda é afetada por fatores relacionados aos bens transportados: Fragilidade ;Valor intrínseco ;Perecibilidade e Densidade, mas não é afetada por fatores relacionados às pessoas .
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Leia as afirmativas a seguir: I. Os pedidos inflados emitidos pelos varejistas durante períodos de escassez tendem a aumentar o efeito chicote. PORQUE: II. Estes pedidos são comuns quando os varejistas e distribuidores suspeitam que um produto sofrerá escassez, e assim esperam receber pedidos maiores, em dada proporção, à quantidade pedida. Após analisar a relação entre as frases, assinale a opção CORRETA:
		
	
	
	
	
	Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira.
	
	
	Se a primeira é verdadeira, a segunda é falsa.
	
	
	Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	
		6.
		Consiste na observação de registros históricos e sequenciais de fatos relacionados à produção, que podem ser tratados estatisticamente. Como características do método, tem-se que suas previsões são de curto prazo e de natureza incondicional, necessitando de um número razoável de observações para a captação de efeitos sazonais ou cíclicos.
		
	
	
	
	
	Métodos Quantitativos de Extrapolação da tendência.
	
	 
	Métodos Quantitativos de Séries Históricas.
	
	
	Métodos Quantitativos Morettin.
	
	
	Métodos Quantitativos Toloi.
	
	
	Métodos Quantitativos da Técnica de Delphi.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Consiste no resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre eles a incapacidade de prever a demanda dos clientes, que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade da distribuição física. Este conceito também pode ser chamado de amplificação da demanda, Qual conceito melhor se encaixa nessa descrição?
		
	
	
	
	
	Just in time
	
	 
	Efeito Chicote
	
	
	Milk run
	
	
	cross-docking
	
	
	nenhuma das alternativas
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Alguns produtos atendem a uma característica de demanda que seguem datas ou períodos ou fatos ligados diretamente ao calendário. Que tipo de demanda é esta?
		
	
	
	
	
	Demanda horizontal
	
	 
	Demanda sazonal
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	Demanda aleatória
	
	
	Demanda cíclica
	Aponte a afirmativa correta:
		
	
	O alinhamento estratégico em logística tem como principal função alinhar as estratégias de vendas com as estratégias de marketing.
	
	As fases de decisão na cadeia de suprimento podem ser classificadas em Roadshow, Efeito Chicote ou VMI(Vendor Manager Inventory), dependendo do período de execução no qual as decisões tomadas serão aplicadas.
	
	Uma visão cíclica da cadeia de suprimento define claramente os processos envolvidos e os responsáveis por cada processo. Essa visão não é muito útil ao considerarmos decisões operacionais, porque especifica os papéis e as responsabilidades de cada membro da cadeia de suprimento e o resultado esperado em cada processo.
	 
	Para alcançar o alinhamento estratégico, a empresa deve adaptar sua cadeia de suprimento para que possa atender às necessidades dos diferentes segmentos de clientes da melhor maneira possível. Para manter o alinhamento estratégico, a estratégica da cadeia de suprimento deve ser ajustada durante o ciclo de vida do produto e conforme as alterações no panorama da concorrência.
	
	As decisões da cadeia de suprimento não exercem qualquer influência no sucesso ou no fracasso de uma empresa inserida nesta cadeia de suprimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703510090)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A distribuição física compreende o transporte do produto do centro produtor ao consumidor diretamente ou via depósitos. Neste diapasão, um sistema de distribuição física eficiente e barato contribui para:
		
	
	aumentar os preços das mercadorias, pois há um aumento da concorrência
	
	dificuldade de manipulação, com um custo de transporte mais alto
	 
	ampliar a concorrência, pois preços baixos e boa qualidade encorajam competição
	
	diminuir as economias de escala, já que o transporte barato possibilita a centralização de mercados
	
	dificuldade de armazenagem, que é o grau em que o produto preenche um espaço no veículo de transporte
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704297919)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme estudamos em Ballou (2006), ele define gerenciamento de pedidos como:
		
	
	Atividade terceirizada onde se dá o início a distribuição física.
	
	Última etapa da movimentação de produtos.
	 
	Uma atividade primária que inicia a movimentação de produtos e a entrega de serviços.
	
	Uma atividade secundária que inicia a entrega de serviços.
	
	Atividade secundária que tem início na distribuição de produtos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703896467)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na distribuição "um para um" o veículo é previamente carregado no depósito da fábrica ou num Centro de Distribuição do varejista, transportando a carga para um determinado ponto de destino (CD, loja ou uma instalação qualquer). Este modelo de distribuição, é influenciado por alguns fatores principais. Assim, é correto afirmar, EXCETO: I- Distância entre o ponto de origem e o ponto de destino; II - Velocidade operacional; III- Tempo de carga e descarga; IV- Tempo porta a porta; V- Divisão da região a ser atendida em zonas ou bolsões de entrega;
		
	 
	V, apenas.
	
	II, apenas.
	
	III , apenas.
	
	I apenas.
	
	IV, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704086907)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Ballou (2001), um planejamento logístico adequado deve contemplar um triângulo de decisões integradas que envolvem questões de localização de instalações, de estoque e de transporte, as quais estão atreladas aos objetivos de serviço ao cliente e custos. Baseado nesse texto , aponte a alternativa INCORRETA, sobre os impactos no custo total do processo
		
	
	Localização geográfica dos pontos de estocagem
	
	Localização da rede de fornecimento
	 
	Mão de obra utilizada nos serviços
	
	Localização da demanda
	
	Modal a ser utilizado
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201704087823)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o gerenciamento da Distribuição Física se dá em três níveis: estratégico, tático e operacional. Aponte abaixo a opção INCORRETA quanto a afirmativa acima :
		
	 
	O nível Tático trata decisões de longo prazo e apresenta como objetivo a definição do sistema em linhas gerais, ou seja, relaciona estruturas globais, requisitos e a configuração geral do sistema de distribuição;
	
	No nível tático há um planejamento de médio e curto prazo, de forma a assegurar a maior eficiência na operação do sistema de distribuição, bem como na utilização dos equipamentos, dos veículos e das instalações;
	
	São considerados, no nível estratégico, aspectos que levam em conta o número e a localização de instalações produtivas e de armazenamento, tais como fábricas, armazéns e centrais de distribuição; os canais de distribuição; os meios de transporte e tipos de veículo a serem utilizados; o sistema de processamento de pedidos e faturamento
	
	O nível estratégico trata decisões de longo prazo e apresenta como objetivo a definição do sistema em linhas gerais, ou seja, relaciona estruturas globais, requisitos e a configuração geral do sistema de distribuição;
	
	O nível operacional engloba a programação, execução e controle das atividades diárias, de forma a assegurar o deslocamento dos produtos para os canais de distribuição ou diretamente para os mercados consumidores, no tempo correto;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703450046)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Ballou (2001), um planejamento logístico adequado deve contemplar um triângulo de decisões integradas que envolvem questões de localização de instalações, de estoque e de transporte, as quais estão atreladas aos objetivos de serviço ao cliente e custos. Baseado nesse texto , aponte a alternativa INCORRETA, sobre os impactos no custo total do processo:
		
	
	Localização da demanda
	
	Localização geográfica dos pontos de estocagem
	
	Modal a ser utilizado
	
	Localização da rede de fornecimento
	 
	Mão de obra utilizada nos serviços
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703315811)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como em outras atividades de uma empresa, a administração da distribuição física é composta de: nível estratégico, nível tático e nível operacional. Qual é a atribuição do nível operacional?
		
	
	Dar baixa nos pedidos que já tiveram a sua produção completada.
	
	Realizar investimentos em alguma parte de seu sistema de distribuição, como, por exemplo, caminhões, armazéns, dispositivos para transmissão de pedidos ou equipamentos de manuseio, surge o problema de utilizar seus equipamentos e facilidades de maneira eficiente.
	
	Elaborar um plano estratégico para toda a logística da organização;
	 
	Administrar a saída das mercadorias, refere-se às tarefas diárias para garantir que os produtos fluam através do canal de distribuição até o último cliente. Isto inclui atividades como recolher produtos dos estoques armazenados, carregar caminhões para entrega, embalar produtos para carregamento, manter registros dos níveis de inventário, preparar pedidos para ressuprimento de estoques. Seu enfoque é principalmente supervisão e realização.
	
	Determinar como deve ser o sistema de distribuição e decidir de forma geral qual deve ser a configuração global do sistema de distribuição, ou seja, a localização dos armazéns, a seleção dos modos ou modais de transporte e o projeto do sistema de processamento de pedidos. Molda o sistema de distribuição nos termos mais gerais.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703409735)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Consiste na observação de registros históricos e sequenciais de fatos relacionados à produção, que podem ser tratados estatisticamente. Como características do método, tem-se que suas previsões são de curto prazo e de natureza incondicional, necessitando de um número razoável de observações para a captação de efeitos sazonais ou cíclicos.
		
	
	Métodos Quantitativos da Técnica de Delphi.
	
	Métodos Quantitativos de Extrapolação da tendência.
	
	Métodos Quantitativos Morettin.
	
	Métodos Quantitativos

Outros materiais