Buscar

caso 2

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA_____
ANTONIA MOREIRA SOARES, portuguesa, médica, casada, inscrita no CPF nº ..., com carteira de identidade nº..., e-mail, residente e domiciliada à ..., CEP:..., vem por seu procurador com escritório à ..., CEP:..., local onde receberá intimação na forma do artigo 77, inciso V, do Novo Código de Processo Civil, propor a presente
AÇÃO DE DIVÓRCIO COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA DE NATUREZA CAUTELAR
em face de PEDRO SOARES, brasileiro, dentista, casado, inscrito sob o CPF nº..., com carteira de identidade nº..., residente e domiciliado à ..., CEP..., pelos fatos e fundamentos a seguir elencados:
DA LIDE
Antônia Moreira Soares é casada há 30 anos com Pedro Soares. Na constância do matrimônio tiveram dois filhos : Joaquim e Maria das Dores, ambos maiores e capazes. Também constituíram um vasto patrimônio, fruto do esforço comum do casal.
Ocorre que Antônia descobriu que Pedro está com um relacionamento extraconjugal, razão pela qual ela resolveu se divorciar. Pedro, após saber da intenção de sua cônjuge em não manter o casamento, deseja doar seus dois automóveis de marca Toyota, modelos SW4 e Corolla, para sua irmã Isabel Soares, assim como passou a proferir sucessivos saques em uma das contas conjuntas do casal. Antônia, após ouvir a conversa de Pedro com Isabel, comprova, junto ao banco no qual possuem conta, os saques de Pedro. 
DO FUNDAMENTO
Conforme disposto no art. 2º, caput, inciso IV e parágrafo único da Lei 6.515/77, a sociedade conjugal, isto é, o casamento válido termina pelo divórcio e, observa-se no caso em questão, que, pelo artigo 1658 do Código Civil, no regime de comunhão parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal na constância do casamento, excetuando-se o disposto no art. 1659, o que não é o caso em tela.
DA EXPOSIÇÃO SUMÁRIA DO DIREITO QUE SE OBJETIVA ASSEGURAR E O PERIGO DE DANO
Eis que, pelo art. 1658 do Código Civil, é meeira, com direito à quota de 50% dos bens adquiridos pelo casal na constância do casamento.
Outro fato a se considerar é a postura inidônea do réu ao doar para sua irmã os automóveis e fazer saques no banco na clara intenção de lapidar o patrimônio do casal em prejuízo de sua cônjuge que ora pleiteia o divórcio afim de resguardar que o patrimônio que lhe é de direito.
DO PATRIMÔNIO OU DOS BENS
DO PEDIDO
1)Seja concedido liminarmente a tutela cautelar para arrolamento de todo o patrimônio do casal.
2)Seja o réu citado para, querendo, apresentar contestação no prazo de 5 dias.
3)condenação nos ônus sucumbenciais.
DAS PROVAS
Requer a produção de todos os meios de provas em direito admitidas, notadamente documental e testemunhal, na amplitude do artigo 369 do Novo Código de Processo Civil.
DO VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$ (valor do patrimônio).
Nestes termos, Pede deferimento.
Local e Data
____________________________
Nome do Advogado
Nº OAB/UF

Continue navegando