Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
História e Evolução da Contabilidade
Joice Faria de Oliveira
Mestranda em Administração
Aula 3 e 4
*
*
Origem da Contabilidade
	
	A Contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 2.000 anos a.C. Entretanto, antes disso, o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade. 
*
*
*
Origem da Contabilidade
	
	Com o uso de sua arte, o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas (pinturas) e também em pedaços de ossos. O desenho do animal ou coisa representava a natureza da utilidade; os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente. 
Conta 
	Qualidade 	Quantidade 
(desenho) 		 (Risco) 
*
*
*
Origem da Contabilidade
	Na invenção da escrita, a representação de quantidades normalmente tem sido importante. Logo, é possível localizar os primeiros exemplos de Contabilidade, seguramente no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia (hoje Iraque), no Egito e na China. Mas é possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto, talvez por volta do quarto milênio a.C. 
*
*
*
Origem da Contabilidade
	
	O comércio há mais de seis mil anos já era intenso, o controle religioso sobre o Estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, dessa forma, o desenvolvimento da escrita contábil.
*
*
*
Origem da Contabilidade
	
	A escrita contábil era feita em pequenas peças de argila, todas relativas a cada fato (de início), depois resumidas em uma maior (que era o do movimento diário ou de maior período) e também se juntavam por natureza de acontecimentos (pagamentos de mão-de-obra, pagamentos de impostos, colheitas, etc.)
*
*
*
Origem da Contabilidade
	
	É claro que a Contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias , os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens, porém, obviamente, tratava-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária.
*
*
*
Origem da Contabilidade
 	
	Entretanto, a preocupação com as propriedades era uma constante no homem da antiguidade, e assim teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação do sistema patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo – se em dimensão e em complexidade.
*
*
*
Origem da Contabilidade
	Em termos de entendimento da evolução histórica da disciplina, é importante reconhecer que raramente o “estado da arte” se adianta muito em relação ao grau de desenvolvimento econômico, institucional e social das sociedades analisadas em cada época. 
*
*
*
Origem da Contabilidade
	
	O grau de desenvolvimento das teorias contábeis e de suas práticas está diretamente associado, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações.
*
*
*
Evolução Histórica
	
	Entre os séculos XII e XVII as cidades da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural. Elas representaram o que demais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais.
*
*
*
Escola Européia
	Frei Luca Pacioli em sua grande obra de 1494 (Tratactus de Computis et Scripturis – contabilidade por partidas dobradas), já tratava da teoria contábil do débito e do crédito, inventários, livros mercantis, registros de operações, lucros e perdas, levando-se a acreditar que nessa época já se formava o “corpo” da contabilidade que se conhece atualmente. Pode-se dizer, portanto, que foi nesse período que a contabilidade mais evoluiu em sua teoria.
*
*
*
Escola Européia
	Mesmo com essa evolução a Escola Européia tratava a contabilidade como mero instrumento para registro. 
	Alguns defeitos que culminaram a queda da Escola Européia foram: 
Preocupação com a demonstração dos registros e deixou de lado a necessidade informativa dos vários usuários;
Falta de um sistema contábil de informação adequado;
A partir de 1920, a ascensão econômica e cultural norte-americana.
	
*
*
*
Escola Americana
	
	 O surgimento das gigantescas corporations, principalmente em inícios do século, aliado ao formidável desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinário ritmo de desenvolvimento que aquele país experimentou e ainda experimenta, constitui um campo fértil para o avanço das teorias e práticas contábeis norte-americanas. 
*
*
*
Escola Americana
	A evolução da Contabilidade nos Estados Unidos apóia-se, portando, em um sólido embasamento. A saber:
o grande avanço e o refinamento das instituições econômicas e sociais;
o investidor médio é um homem que deseja estar permanentemente bem informado, colocando pressões não percebidas no curtíssimo prazo, mas frutíferas no médio e longo prazos, sobre os elaboradores de demonstrativos financeiros, no sentido de que sejam evidenciadores de tendências.
*
*
*
Escola Americana
o governo, as universidades e os institutos de contadores empregam grandes quantias para pesquisas sobre princípios contábeis; e 
 o Instituto dos Contadores Públicos Americanos é um órgão atuante em matéria de pesquisa contábil, ao contrário do que ocorre em outros países;
 mais recentemente, a criação da Financial Accounting Standards Board (FASB) e, há muitos anos, da SEC (a CVM deles), têm propiciado grandes avanços na pesquisa sobre procedimento contábeis.
*
*
*
DATAS IMPORTANTES
1202 – Leonardo Fibonacci
1340 – Francesco di Balduccio Pegolotti
1458 – Benedetto Cotrugli
1494 – Luca Pacioli
1558 – Alvise Casanova
1586 – Angelo Pietra
1636 – Ludovico Flori 
*
*
*
DATAS IMPORTANTES
1803 – Nicolo D´Anastasio
1838 – Giuseppe Ludovico Crippa
1840 – Francesco Villa 
1867 – Francesco Marchi
1873 – Giuseppe Cerboni
1891 – Fábio Besta
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando