Buscar

Portfolio 4 (aula 3 e 4)

Prévia do material em texto

AUDITORIA I
PORTFOLIO - 04
1) Sobre a auditoria independente, é correto afirmar que tem por objetivo: 
a) Auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
b) Apresentar subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos
c) Levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio
d) Emitir parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis
2) Considerando a orientação da NBC P 1.8, sobre a utilização de trabalho de um especialista, analise as afirmações abaixo.
Um especialista pode ser: 
I. Contratado pela entidade auditada;
II. Contratado pelo auditor interno;
III. Empregado pela entidade auditada;
IV. Empregado pelo auditor independente.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas estão erradas
b) Somente a IV, III estão erradas
c) Somente a II está correta
d) Somente a II está errada
e) Todas estão corretas
3) Quando o controle interno é excelente o auditor externo deve:
a) Fazer maior volume dos testes
b) Não fazer testes
c) Fazer menor volume dos testes
d) Aumentar os procedimentos de auditoria
4) O principal objetivo do auditor externo é:
a) Verificar a necessidade de novas normas.
b) Examinar o balanço patrimonial
c) Examinar as demonstrações contábeis e emitir sua opinião
d) Verificar se as normas internas estão sendo seguidas pelos empregados da empresa
5) Para que a função da auditoria mereça toda a credibilidade possível, não existindo qualquer sombra de dúvida quanto a honestidade e aos padrões morais do auditor, devem ser respeitados os princípios ético-profissionais de:
a) Confidencialidade, Integridade e Parcialidade
b) Independência, Parcialidade e Eficiência
c) Independência, Integridade, e Eficiência
d) Independência, Integridade e Ineficiência
6) Com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade - NBCs, devem ser excluídas das Demonstrações Contábeis consolidadas as entidades controladas que se encontrem nas seguintes situações:
a) Com efetivas e claras evidências de perda de continuidade e cujo patrimônio seja avaliado, ou não, a valores de liquidação.
b) Quando haja possibilidade de venda por parte da controladora, em futuro próximo, mesmo que ainda não tenha efetiva e clara evidência de realização devidamente formalizada.
c) Cujas operações não mantenham semelhança com as operações da entidade controladora
d) Que encerrem seus exercícios sociais com mais de 60 dias de diferença da data do encerramento da controladora.
7) De acordo com a NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I – É objetivo do auditor identificar e avaliar os riscos de distorção relevantes nas demonstrações contábeis decorrentes de fraudes.
II – É objetivo do auditor obter evidências de auditoria suficientes e apropriadas sobre os riscos identificados de distorção relevante decorrente de fraude, por meio da definição e implantação de respostas apropriadas.
III- É objetivo do auditor responder adequadamente face à fraude ou à suspeita de fraudes identificada durante a auditoria.
Estão certos os itens:
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
8) Sob o ponto de vista da ética, comente os principais aspectos que o Auditor Independente deve seguir na condução de um trabalho de auditoria.
A responsabilidade do auditor independente está voltada aos usuários em geral, atendidos pelas demonstrações contábeis divulgadas, devendo sobre elas emitir opinião baseada nos Princípios de Contabilidade. 
Auditor é o profissional que, possuindo competência legal como contador e conhecimentos em áreas correlatas, como tributos, modernas técnicas empresariais e outras aliadas aos conhecimentos de normas e procedimentos de auditoria, procurará obter elementos de satisfação que o levem a fundamentar e a emitir sua opinião sobre o objeto de estudo.
No exercício da profissão os auditores, podem ser responsabilizados por erros, falhas, omissões e/ou dolo quanto à veracidade e a forma com que realizam o trabalho e emitem a sua opinião por intermédio do parecer de auditoria.
Essa responsabilidade pode ser assim caracterizada:
· Trabalhista: No caso da auditoria interna.
· Profissional: Nos casos de auditoria externa, no que diz respeito à contratação dos serviços a serem prestados.
· Civil: No caso de informação incorreta no parecer do auditor e que venham a influenciar ou causar prejuízos a terceiros que se utilizem dessas informações.
· Criminal: No caso de omissão ou incorreção de opinião expressa em parecer de auditoria, configurada por dolo, e que venham a influenciar ou causar prejuízos a terceiros que se utilizem dessas informações.
Ao planejar a auditoria, o auditor deve indagar da administração da entidade auditada sobre qualquer fraude e/ou erro que tenham sido detectados.
Ao detectá-los, o auditor tem a obrigação de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu relatório, caso elas não sejam adotadas.
O auditor não é responsável e também não pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros. Entretanto, deve planejar seu trabalho avaliando o risco de sua ocorrência, de forma a ter grande probabilidade de detectar aqueles que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.
SUCESSO E MUITAS CONQUISTAS
Professor Deboleto
Página 3 de 3

Continue navegando