Buscar

A Psicobiologia na Biomedicina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
ALESSANDRA OLIVEIRA		SPG001956
CAMILA CONTE			SPG000654
CAROLINE MENDES		SPG000832
GIULIO TELLES			SPG001664
JESSIANY DIAS			SPG000525
NATHÁLIA ZANETI		SPG001817
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA BIOMEDICINA
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
PROFESSORA SAMARA URBAN
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
	A Psicobiologia é uma área de pesquisa comum às ciências psicológicas, fisiológicas e biológicas, que procura desenvolver o conhecimento sobre as bases biológicas do comportamento. Enquanto era estudado o comportamento humano pelos profissionais da psicologia, muitas questões foram encontradas: Como o ambiente influi em nosso organismo? Quais os aspectos de nos­so psiquismo que estariam determinados geneticamente? 
O QUE É A PSICOBIOLOGIA?
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
	Tem como objeto de estudo as bases biológicas do comportamento e dos processos psicológicos. Tem um caráter interdisciplinar que integra conceitos, teorias e técnicas da Psicologia com conhecimentos e teorias que emergem da Biologia e das Neurociências. O estudo dos processos fisiológicos do organismo como, por exemplo, os sistemas nervoso, endócrino, circulatório e imunológico, está intimamente relacionado ao comportamento, atenção, emoções, memória, cognição, aprendizagem, entre outros, como o estudo da influência de drogas sobre o organismo e comportamento, além de doenças mentais como esquizofrenia.
O QUE É ESTUDADO NA PSICOBIOLOGIA?
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
	Atualmente a sociedade vive em constante contato com estimulantes (e desestimulantes), sejam eles alimentos, momentos, contatos ou até mesmo drogas. E pelo grande aumento desses contatos, mais é necessário profissionais de psicobiologia para estudar os efeitos, os problemas e as possíveis prevenções para os problemas comportamentais, mentais e sociais, assim como vícios em drogas lícitas e ilícitas, e na produção de medicamentos que ajudem essa porção da população que cresce cada vez mais. O profissional psicobiólogo pode atuar tanto na área de pesquisa básica e clínica, quanto na área de docência e ensino. Bem como na área de farmacologia.
ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
LEI Nº 6.684, DE 3 DE SETEMBRO DE 1979
Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências. 
LEGISLAÇÃO
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
CAPÍTULO I - DO ATO PROFISSIONAL DO BIOMÉDICO
Art. 1º - Definir o Ato Profissional do Biomédico como todo procedimento técnico profissional praticado por Biomédico, na área em que esteja legalmente habilitado/capacitado, a saber.
§ 1º - Atividades que envolvam procedimentos de apoio diagnóstico.
§ 2º - Atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria, supervisão e ensino.
§ 3º - Atividades de pesquisa e investigação.
CAPÍTULO II - DO CAMPO DE ATUAÇÃO DAS ATIVIDADES DO BIOMÉDICO
CAPÍTULO III – DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA DO BIOMÉDICO
LEGISLAÇÃO
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
	RESOLUÇÃO Nº 83, DE 29 DE ABRIL DE 2002
“§ 1º - No artigo 1º § 1º, alterar a habilitação 20- onde se lê “Citologia Oncológica” leia-se ”citologia Oncótica”, e acrescentar as habilitações em: 27- Farmacologia/ 28- Psicobiologia/ 29- Informática de Saúde.”
LEGISLAÇÃO
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
	O instituto do sono é uma organização de pesquisa formada por docentes biólogos, médicos, biomédicos e psicólogos. É uma estrutura física para se hospedar o sono. Seu objetivo é estudar a qualidade do sono das pessoas e de seus distúrbios do sono. Ex: Sonambulismo, apneia do sono, privação do sono, insônia etc. 
	O Brasil está em primeiro lugar no mundo, na base de dados e estatísticas “Web of Science”, em produção de conhecimento e pesquisa sobre o sono.
VISITA AO INSTITUTO DO SONO
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
	O sono é uma das áreas de estudo da psicobiologia, onde é estudado alterações e funções comportamentais relacionadas com a falta ou o excesso de sono do ser humano, como o sono modula as funções fisiológicas. 
A PSICOBIOLOGIA DO SONO
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
COLABORADORA
Monica Levy Andersen
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela UNESP/Botucatu, Mestrado e Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, e Pós-doutorado na Emory University (Estados Unidos). Atualmente é Professora Adjunta III da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono (UNIFESP), Pesquisadora da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e Visiting Associate Professor na Emory University (EUA). Coordenadora do Laboratório de Sono em Ratos e Camundongos do Departamento de Psicobiologia e chefe da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono na Psicobiologia da Unifesp.
11
A PSICOBIOLOGIA
NA BIOMEDICINA
<http://biomedicinaemacao-unip.blogspot.com.br/2013/04/a-psicobiologia.html> Acesso em 28/04/2014, às 14:22.
<http://www.sono.org.br/cursos/corpodocente.php#!prettyPhoto[inline]/10/> Acesso em 28/04/2014, às 15:06.
<http://memoria.cnpq.br/cnpq/livro_eletronico/pdf/marcus_brandao.pdf> Acesso em 30/04/2014, às 01:31.
<http://www.ispa.pt/cursos/psicobiologia> Acesso em 30/04/2014, às 00:46.
<http://www.biomedicinapadrao.com/2012/05/biomedicina-e-psicobiologia.html> Acesso em 30/04/2014, às 00:17.
<http://www.sono.org.br/institucional/estrutura.php> Acesso em 30/04/2014, às 01:43.
<http://www.sono.org.br/institucional/instituto.php> Acesso em 30/04/2014, às 01:56.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais