Buscar

Apol 2 Formação Sócio Histórica do Brasil e Fundamentos da Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 2 Formação Sócio Histórica do Brasil e Fundamentos da Filosofia
Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
A Filosofia do Período Moderno é caracterizada, dentre outras coisas, pela diversidade de filósofos, bem como da temática tratada pelos mesmos. Duas correntes filosóficas rivalizaram nesse período quanto à origem do conhecimento: racionalistas inatistas e racionalistas empiristas. Os principais campos investigados nesse período foram: Filosofia Política, Epistemologia, Ética, Filosofia da Ciência. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
	A	O filósofo alemão Immanuel Kant realiza uma revolução copernicana no pensamento, afirmando que o objeto é o centro do conhecimento e o sujeito o circunda.
	XB	Segundo os filósofos Jean Bodin e Jacques Bossuet, o poder dos reis é de origem divina e não cabe ser questionado, assim como a vontade de Deus.
	C	Segundo os filósofos contratualistas John Locke, Jean Jacques Rousseau e Thomas Hobbes, para uma sociedade funcionar, há a necessidade de um contrato entre o Estado e seus cidadãos, para que esses últimos possam conservar sua liberdade natural.
	D	Segundo Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, o ser humano é mal por natureza e, a existência de um contrato social, controlaria seus impulsos de agressividade.
Questão 2/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
Ao iniciar a Republica precisou-se construir um novo governo. É então, convocada uma constituinte para criar uma Constituição Nacional que regeria todos os demais poderes. Assim, em 1891 é convocada a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil , nome dado tendo em vista toda a organização do governo estar fundamentada no modelo da República dos Estados Unidos, maior república da América na época. Assinale a baixo quais são alguns dos principais destaques desta constituição:
	A	Respeito a autonomia do estado e da igreja como poderes independentes
	B	Reconhecimento do voto amplo inclusive para mulheres
	XC	Presidencialismo e regime federativo
	D	Liberdade de expressão e estímulo participação popular
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o seguinte fragmento: “Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais, dada a maneira como abordavam o assunto, se dividiam entre racionalistas e empiristas. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos” (Empirismo e Racionalismo. Ricardo Ernesto Rose. Disponível em: <http://www.consciencia.org/empirismo-e-racionalismo>. Acesso em 12 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta.
	A	Também chamado de racionalismo inatista, segundo o inatismo, os sentidos não são uma fonte confiável de conhecimento, sendo melhor confiar naquilo que a razão pode conhecer.
	B	Segundo o empirismo, em oposição ao racionalismo inatista, o conhecimento é produzido a partir das experiências que realizamos por meio dos nossos órgãos dos sentidos.
	C	Segundo o inatista Rene Descartes, nossas ideias são de três tipos: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
	XD	Aristóteles, discípulo de Platão e seu continuador, sistematizará o racionalismo inatista lançando as bases lógico-formais do racionalismo inatista.
Questão 4/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
“a elite dominante brasileira sempre soube assumir um compromisso equilibrado entre as pressões para a mudança, [...] Ela só falhou em um único episódio, o da abolição da escravidão, do qual os jovens republicanos se aproveitaram explorando os ressentimentos dos grupos prejudicados para provocar a mudança do regime.”
FREIRE, G. Ordem e Progresso. São Paulo: Cia das Letras, 2010. p.17
Ao libertar os escravos, o Império alcançou grande prestígio popular mais perdeu uma de suas principais bases. Que base foi essa?
	A	Os militares
	B	Os republicanos.
	C	A Igreja.
	XD	Os fazendeiros.
Questão 5/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Faz alguns anos já, dei-me conta que admitira desde a infância muitas coisas falsas por verdadeiras e de quão duvidoso era o que depois sobre elas construí. Era preciso, portanto, que, uma vez na vida, fosse postas abaixo todas as coisas, todas as opiniões em que até então confiara, recomeçando dos primeiros fundamentos, se desejasse estabelecer algo firme e permanente nas ciências” (DESCARTES, Rene. Meditações sobre Filosofia Primeira. Campinas: Unicamp, 2008. p. 21). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
	A	Descartes era um filósofo cético e, por isso mesmo, passou a duvidar de tudo o que poderia ser apresentado como verdade.
	XB	Da mesma forma que Sócrates põe-se a investigar se ele era realmente o homem mais sábio da Grécia Antiga, também Descartes põe em dúvida tudo o que lhe fora ensinado como sendo verdadeiro.
	C	A dúvida metódica é um método criado por Descartes cujo principal objetivo é duvidar de tudo.
	D	Ideias claras e distintas, segundo Descartes, são aquelas que, pela própria evidência das mesmas, não temos como submetê-las ao princípio da dúvida.

Outros materiais