Buscar

UTI ENSINO CLÍNICO VII ALTA COMPLEXIDADE


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403281094)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na assistência de enfermagem ao paciente em situação de urgência e emergência, o enfermeiro deve realizar a avaliação neurológica, utilizando a Escala de Glasgow. Acerca dessa escala, é correto afirmar:
		
	
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular, resposta do MMSS e resposta não verbal.
	
	Avalia os movimentos musculoesqueléticos do paciente.
	
	Sua pontuação varia de 0 a 15, sendo grave de 0 a 5, moderado e 6 a 10 e leve de 11 a 15.
	
	São avaliados estímulos verbais, dolorosos e hídricos para avaliação.
	 
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular, resposta motora e resposta verbal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403280995)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A instituição de Programas de Humanização nas Unidades de Terapia Intensiva, discutidos, implementados e monitorados por grupos multiprofissionais deve ser encorajada, pois a Humanização se faz por pessoas. (KNOBEL, 2005) A esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
	
	A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
	
	O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.
	 
	Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403281000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A crise convulsiva é resultante de:
		
	 
	Uma descarga neural paroxística.
	
	Um surto esquizofrênico.
	
	Um surto bipolar.
	
	Uma vertigem.
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403280690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403281158)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente vitima de trauma cranioencefálico, evoluiu na Unidade de Terapia Intensiva com hipertensão intracraniana, sendo submetido a procedimento para implantação da Pressão Intra Craniana (PIC) para monitorização. Qual o valor normal da PIC?
		
	
	15 a 40mmHg
	
	30 a 50mmHg
	
	20 a 40mmHg
	
	0 a 30mmHg
	 
	0 a 15mmHg