Buscar

Caso concreto 6 Fundamentos das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. 
 O filósofo Francês Auguste Comte, considerado o fundador da Filosofia Positivista e “pai” da Sociologia definiu como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais. 
Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados. 
 Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual ao explicar os fenômenos do mundo, seja natural ou social: o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro estágio (Teológico), o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos – causa para explicar a existência do fenômeno estava calcada na figura de um Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais – fetichismo. No segundo estágio (Metafísico), a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas. 
 No último estágio (Positivo ou Científico), explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica da razão humana. 
Questão objetiva: 
(UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte.
 
Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa. 
A) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação. 
 B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores. 
C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa. 
D) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada. 
 E) Produzir um conhecimento da vida social baseado em premissas teológicas e míticas. 
Questão objetiva: letra C, porque Comte acreditava ser necessário resolver a crise social por que passava a França e toda Europa à época da produção de sua obra, buscando não uma atitude revolucionária, mas sim uma nova ordem social, baseada na noção de “ordem e progresso”, com base na Filosofia Positiva.
Yan Busquet Torres Cardoso Braga
Matrícula: 201602322597

Continue navegando