Buscar

estudo caso

Prévia do material em texto

o professor precisa conhecer os seus alunos oportunizando em seu ambiente de trabalho momentos para que ele exponha a sua opinião, as experiências vividas, a sua compreensão e as suas limitações sobre determinados assuntos. É na troca de informação que os conhecimentos se propagam. Assim sendo, com base em um mesmo planejamento, convém ao professor estabelecer novas atividades que garantam o comprometimento, a colaboração e o entendimento dos alunos. Ao planejar uma aula, o professor pode recorrer a mais de um tipo de atividade aos seus alunos. Assim como há diversidade de alunos, há também no repertório cultural, didático e linguístico dos docentes. Às vezes, a atividade que é fácil para uns, é ainda incompleta ou pouco explorável para outros, tanto do ponto de vista do professor quanto na resolução para os seus alunos.
 Embasado na concepção de que o aluno com dificuldades não é inferior aos seus pares normais,mas apresenta um desenvolvimento qualitativo diferente,Vigotsk acreditava que o desenvolvimento apresenta uma enorme diversidade variando de aluno para aluno. Daí portanto, através da ZDP o aluno com dificuldade poderá junto com seus colegas mais avançados a impulsionar seu desenvolvimento e ,concretizando outras novas aprendizagem.
Segundo Vygostsky, “a interação de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizagem” e a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã”. Isto é, o que a criança consegue fazer hoje somente com a ajuda de alguém, num futuro próximo, fará sozinha. Portanto deve se trabalhar com o mesmo planejamento, porém com atividades diferenciadas.
Cada ser humano, o nosso aluno em formação, se constrói a cada dia mediante a atuação das funções psicológicas superiores que se desenvolvem ao longo de sua vida (comportamento, cognição, consciência e percepção) e das funções psicológicas inferiores que já foram consolidadas no ato do nascimento (fatores biológicos e hereditariedade). Essas funções, que se entrelaçam, sustentam o nosso corpo e edifício que abriga tudo o que somos, sentimos e representamos em nossas ações diárias e constantes aprendizagens.

Continue navegando