Buscar

Casos Concretos Tribitário I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Casos Concretos – Direito Tributário e Financeiro I
Semana 1)
 A União através de lei ordinária isenta tributo do Estado sob o fundamento de que deve fomentar o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte. Comente a legalidade e a Constitucionalidade da referida lei.
Resposta: Não deve prosperar a alegação do Município, visto que o Supremo Tribunal Federal em uma interpretação extensiva, admitiu a aplicação do Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003) em matéria tributária ou não e ainda que não tenha caráter alimentar. O artigo 100, §2º da CF sofreu uma mutação constitucional, visto que os titulares dos débitos com mais de 60 anos teria preferência numa ordem cronológica apartada dos demais todo e qualquer debito e não somente os de natureza alimentícia conforme dito n o referido artigo. 
No que tange ao RPV (Requisição de Pequeno Valor), esta deverá respeitar a ordem de chegada à fila “especial”, não tendo qualquer benefício de ultrapassar todos os precatórios já consolidados. 
 
Questão objetiva 
Constituem elementos da atividade financeira do Estado: 
a) originária e derivada; 
b) receita e ingresso público; 
c) receita, despesa e orçamento; 
d) receita pública, despesa pública, orçamento público e crédito público. 
SEMANA 2 
O Prefeito do Município X constatando que a despesa com pessoal chegou a 6 0% da receita corrente líquida solicita Parecer a Procuradoria Geral do Município indagando se tal percentual é legal ou se viola a lei de responsabilidade fiscal. O Prefeito pede que a Procuradoria invoque todos os fundamentos contidos na Constituição e na LC 101/00 que autorizem ou vedem tal procedimento. Na qualidade de Procurador desse Município emita o Parecer. 
Resposta: Cumpre esclarecer primeiramente, o significado de receita corrente líquida que nada mais é do que tudo que resta após os repasses das parcelas obrigatórias. 
O percentual de 60% de despesa de pessoal está em conformidade com o artigo 19, III, da lei Complementar 101/2000(LRF). Todavia, poderá o procurador sugerir ao prefeito que reveja as despesas de pessoal a fim prevenir extrapolar o l imite estabelecido em lei. 
 
Questão objetiva 
Julgue os seguintes itens relativos à receita pública e marque a opção correta. 
a) Todo tributo advém da Receita Originária. 
b) Ingresso e receita constituem sinônimos. 
c) Os tributos constituem receita derivada cobrada mediante atividade administrativa vinculada ou discricionária. 
d) Receita originária é aquela em que o Estado atua como particular e receita derivada é aquela em que o Estado atua através do seu poder de império. 
e) Receita derivada é aquela em que o Estado atua como particular e receita originária é aquela em que o Estado atua através do seu poder d e império.