Buscar

Atividade discursiva Direito Positivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 
O Direito Positivo é o conjunto de regras e normas que regem a vida social. É estabelecido pelo poder político como forma de ordenamento social em determinada época. O desejo da sociedade influencia no cumprimento da justiça, mas, precisa ser analisada para não ferir os princípios do direito natural, próprio de todo cidadão. 
A Constituição Federal é o maior exemplo do Direito Positivo, onde o legislador limita as normas escritas e legisladas, conquanto, tudo aquilo que tem força normativa na sociedade, acaba se transformando em norma, como exemplo disso são os costumes. 
O Direito Positivo são divididos em duas classificações: Direito Objetivo e Direito Subjetivo. Os dois são de muita importância, pois protege os direitos individuais frente ao Poder Público na aquisição de um bem comum. Bom, o Direito Objetivo consiste no conjunto de normas que obrigam a pessoa a um comportamento próprio com a ordem social. Ou seja, através das normas, determina a conduta que os membros da sociedade devem observar nas relações sociais. Ou seja, Direito Objetivo é tudo que está previsto na lei. Já o Direito Subjetivo, é a capacidade para a defesa dos interesses individuais, cumprindo as normas jurídicas, em outras palavras, é o poder que as pessoas têm de fazer valer seus direitos individuais.
Existem três divisões para o Direito Positivo, que são o Direito Público (rege as normas do interesse do Estado), Direito Privado (trata as questões jurídicas de interesse particular) e o Direito Difuso (direitos de deveres indivisíveis). 
Desde o começo do direito, existe uma proposta de divisão das doutrinas, no entanto, como as transformações da sociedade, fez com que essa divisão seja ultrapassada, pois, a cada dia é possível perceber a ligação das áreas para resoluções de problemas que, tem-se a necessidade de utilizar vários ramos do Direito para conseguir uma solução. 
Isto posto, a divisão do Direito Positivo não é mais viável, sendo que na maioria das situações, os ordenamentos jurídicos têm que se unir, poque a cada dia, com a globalização, um único ramo do direito já não pode resolver novas situações isoladamente e precisa de apoio em outros ramos jurídicos, para que assim seja aplicada o verdadeiro direito.

Outros materiais