Buscar

Avaliando Aprend. 02 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: RICARDO NEY RANGEL DIAS
	Matrícula: 201707013179
	Disciplina: CCJ0105 - HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
 
Aluno de Exatas: para visualizar adequadamente questões com fórmula, instale o plug-in MathPlayer para o navegador Internet Explorer ou o MathJax para o Chrome.
MathPlayer para IE
https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/download.htm
MathJax para Chrome
https://chrome.google.com/webstore/detail/mathjax-forchrome/elbbpgnifnallkilnkofjcgjeallfcfa?hl=en-GB
Um bom simulado e uma ótima AV1!
	
	
		1.
		Com relação ao Código Comercial, implantado pela lei nº 556 de 25 de junho de 1850, podemos afirmar que:
I - Foi elaborado pelo próprio imperador D. Pedro II e tinha como objetivo fundamental o restabelecimento das práticas mercantilistas oriundas do período colonial.
II - Dividia-se em três partes, dedicadas à regulamentação do comércio em geral, do comércio marítimo e das quebras (falências).
III - Nele se verificava, em um anexo intitulado "Da administração da justiça nos negócios e nas causas comerciais", a presença de dispositivos relacionados, por exemplo, à regulamentação da profissão de banqueiro, à regulamentação das operações bancárias e à organização de companhias de comércio e das sociedades anônimas.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Somente a afirmativa I está errada.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	
	
	As afirmativas I e II estão erradas.
	
	
		2.
		Leia cuidadosamente a matéria jornalística que se segue:
Ensino Religioso continua obrigatório na Rede Pública - São Paulo
"Enquanto escolas particulares têm garantida a liberdade de oferecer ou não ensino religioso, a rede pública se vê obrigada a incluir a disciplina no currículo do ensino fundamental. A determinação é prevista na Constituição Federal de 1988, que obriga a oferta por parte do Estado e garante ao aluno a opção de frequentar ou não essas aulas. [Alguns estudos] (...), apontam os problemas da contradição de um Estado laico financiar esse tipo de ensino em suas escolas públicas. (...) o problema é que a mesma Constituição que traduz o Brasil em um Estado laico prevê ensino religioso na escola pública e financiamento do governo às instituições religiosas. A presença do ensino religioso na escola pública, além de contrariar a laicidade do Estado, [traz consigo toda a problemática que envolve a necessidade da produção de diferentes regulamentações]. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, os municípios e Estados são responsáveis por determinar as normas do ensino religioso nas suas redes de ensino."  (O Estado de S. Paulo online - 18/08/2008).
Assim, levando-se em consideração o tema tratado no texto acima, podemos afirmar que:
I - Em toda a história do Brasil independente, nossas Cartas Constitucionais se omitiram naquilo que se referia às relações entre o Estado e as religiões em geral, especialmente a Constituição de 1891, o que refletiu o ambiente de pluralidade e de tolerância religiosas que sempre existiu tanto durante a Monarquia, como ao longo da República.
II - A laicidade de um Estado é definida pelo nível de tolerância em relação às práticas dos mais variados cultos, ainda que este Estado mantenha estreita vinculação com uma das várias religiões praticadas, incorporando seu clero à burocracia estatal.
III - Apesar da laicidade do Estado Brasileiro estar fixada em nossa atual Constituição, assim como se encontrava definida em nossa primeira Constituição republicana, a aplicação de políticas públicas que dizem respeito a determinados temas nas áreas de saúde e educação, por exemplo, encontra-se de certa forma balizada por demandas de natureza religiosa.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	As afirmativas I e II estão erradas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e III estão erradas.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	
		3.
		"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O desejo da monarquia francesa em participar como parceira das potências ibéricas do processo de colonização dos territórios localizados na costa leste da América do Sul.
	
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	
	
		4.
		No que se refere à Constituição de 1824, é correto afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Por meio dela foi introduzido o sufrágio universal somente para os homens maiores de 18 anos e alfabetizados, mantendo a exigência do voto sercreto.
	
	
	Foi consagrada a extinção do tráfico de escravos devido a pressão da sociedade liberal do Rio de Janeiro.
	
	
	Em seu texto encontrava-se fixado que o Poder Executivo seria exercido pelos Ministros de Estado, tendo estes total controle sobre o Poder Moderador.
	
	
	Ela definiu que o Poder Moderador era atribuição exclusiva do imperador, conferindo à ele proeminência sobre os demais poderes do Estado.
	
	
	Seu texto aboliu o regime do padroado, assegurando ampla liberdade religiosa a todos os brasileiros natos, limitando o culto religioso aos seus templos.
	
	
		5.
		A Primeira constituição Brasileira foi em 25 de março de 1824, e uma das características desta constituição, era a existência de 4 poderes. Quais são este poderes?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Executivo, o Judiciário e o Poder Democrático;
	
	
	Poder Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Moderador.
	
	
	Legislativo, o Moderador, o Judiciário e o Poder de Império;
	
	
	Poder de Império, Poder Executivo, o Poder Legislativo e Poder Moderador;
	
	
	Legislativo, o Judiciário e o Poder Moderador;

Continue navegando