Buscar

Fixação 2

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, analise as seguintes afirmativas: I) O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro é aberto, na medida em que existe a possibilidade de agregar a tal catálogo todo um conjunto de novos direitos advindos do regime, dos princípios constitucionais e dos tratados internacionais. II) De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão dispostos no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal. III) Os direitos fundamentais no Brasil estão limitados aos direitos constantes do título II da Constituição (Dos direitos e garantias constitucionais), não se admitindo, portanto, nenhum direito advindo de tratados internacionais. IV) A aplicação axiológica da lei, que reaproxima o direito da ética, é feita pela escola do pós-positivismo jurídico. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	I e III
	
	
	II e IV
	
	 
	I e IV
	
	
	II e III
	
	
	III e IV
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		É importante reconhecer que o catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz mediante direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição) e direitos implícitos. Os direitos implícitos decorreriam
		
	
	
	
	 
	da cláusula fechada que impossibilita a interpretação dos direitos fundamentais pelo Poder Judiciário.
	
	
	formalmente do rol dos direitos individuais.
	
	 
	do regime, princípios constitucionais e tratados internacionais.
	
	
	do positivismo adotado pela Constituição.
	
	
	formalmente do rol dos direitos individuais e Solidários.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		É CORRETO afirmar que os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira são equivalentes:
		
	
	
	
	
	Sempre à Lei Ordinária federal.
	
	 
	à Emenda Constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos.
	
	
	Sempre à ato supralegal
	
	
	Sempre à Emenda Constitucional
	
	
	à Medida Provisória ou Lei Ordinária federal, caso sejam aprovados com maioria absoluta
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A Constituição brasileira de 1988 seguiu um modelo que tenta harmonizar, ao mesmo tempo, os valores da democracia liberal e da social democracia. Ou seja, o legislador constituinte originário optou por positivar normas abertas que pudessem conciliar as duas correntes ideológicas em conflito. O melhor exemplo disso é o artigo 170 da CRFB/88 que coloca de um lado a livre iniciativa e do outro a valorização do trabalho humano e os ditames da justiça social. É por isso que podemos afirmar que a Constituição de 1988 é:
		
	
	
	
	
	Ortodoxa
	
	
	Rígida
	
	
	Semi-flexível
	
	 
	Compromissória
	
	 
	Outorgada
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O direito de propriedade está formalmente previsto no Capítulo da Constituição destinado
		
	
	
	
	 
	aos direitos e deveres individuais e coletivos.
	
	
	aos direitos políticos
	
	
	aos direitos sociais.
	
	 
	aos direitos individuais e sociais.
	
	
	à nacionalidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O sistema brasileiro dos direitos fundamentais é dinâmico e aberto, voltado nitidamente para a proteção da dignidade da pessoa humana. Assim sendo, assinale a única alternativa que se coaduna com tal sistema:
		
	
	
	
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão no rol taxativo dos direitos positivados ao longo da Constituição
	
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão dispostos no rol taxativo do art. 5º e do título II da Constituição Federal
	
	
	Os direitos coletivos e difusos não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	
	 
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º).
	
	
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não podem ser implícitos, pois, devem ser positivados no texto constitucional
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta:
		
	
	
	
	
	O sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais é estático, na medida em que formado exclusivamente pelos direitos fundamentais constantes no Título II da Constituição, que se denomina exatamente por isso de Dos Direitos e Garantias Fundamentais.
	
	
	A atribuição de hierarquia dos tratados internacionais sobre direitos humanos no Brasil não necessita da participação Congresso Nacional, pois são sempre equivalentes às leis ordinárias.
	
	
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz tão somente com os direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição)
	
	
	Os direitos fundamentais são absolutos, não podendo ser relativizados nem mesmo diante de conflitos com outras normas constitucionais.
	
	 
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Na Constituição de 1988, os direitos referentes à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados¿, encontram-se formalmente previstos no rol dos direitos
		
	
	
	
	
	Solidários e Individuais.
	
	
	Individuais.
	
	 
	Individuais e Sociais.
	
	
	Políticos e Sociais.
	
	
	Solidários e Coletivos.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Continue navegando