Buscar

Educação Ambiental meu discursso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Ambiental.
O que vem a sua cabeça quando falamos essas duas palavrinhas?
Normalmente quando fazemos essa pergunta a um grupo de pessoas, logo temos algumas respostas do tipo: latas de lixo coloridas (coleta seletiva), preservação da natureza, combate ao desmatamento e muito mais coisas do tipo.
Em seguida fazemos outra pergunta para o mesmo grupo de pessoas.
O que vocês fazem para contribuir com essa preservação da natureza?
Até temos algumas pessoas que iram dizer que jogam o lixo no lixo, e coisas nesse sentido.
Mas eu digo, será que você faz mesmo? 
Quantas vezes você já não jogou lixo na rua! Mesmo que fosse um papel de bala. Muito dizemos que temos que fazer em prol da preservação do meio ambiente, mas pouco fazemos quanto a isso, tanto nós como pessoas, quanto os políticos como governo.
São milhares de projetos que estão no legislativo para serem votados, mas sempre são colocados obstáculos para a aprovação desses projetos, pois sempre tem um empresário de grande porte que será afetado com a aprovação desses projetos.
O que concluímos com isso é que na sociedade hoje o que se vê é que a principal preocupação da maior parte da sociedade principalmente a sociedade política e as classes mais altas é que sejamos uma sociedade capitalista e não uma sociedade que visa o equilíbrio natural do planeta.
Nossas reservas naturais estão acabando, a quantidade de árvores e cada vez menores, o volume de água doce e cada dia menor, e o volume de água potável é menor ainda, já que uma grande parte do volume de água doce esta contaminada de tal forma que nem com o tratamento das estações de tratamentos á possibilidade de aproveitá-las (um exemplo bem claro disto é o Rio Tiete) 
O que vemos nessas conferências e nos congressos organizados principalmente pela ONU é a luta dos países em desenvolvimento contra as grandes potências para a aprovação de projetos de diminuição de gases poluentes, mas a realidade é que as grandes potências se recusam em assinar esses acordos uma vez que isso prejudicaria suas ações econômicas.
Mas eu digo, o governo tem que abrir seus olhos, pois o que vemos hoje são países onde á cidades que as pessoas têm que usar mascara ou do contrário não conseguem andar na rua e respiras. O grande aumento de mortes por doenças pulmonares, e os cânceres de pele, entre muitas outras doenças causadas pela poluição do ar, e da água.
Vemos que essas doenças são cada vez mais comuns e será muito mais comum (como o grupo do josevan mostrou na carta que eles trouxeram até nos) se nada for feito para frear essa poluição descontrolada causada pela humanidade.
O que eu digo a vocês é que não espere pelas autoridades, faça sua parte.
São coisas simples que cada um de nos fazemos no nosso dia a dia que fará a diferença no mundo que queremos amanhã, não só para nos e sim para nossos filhos e nossos netos.
Diminua o tempo de banho.
Ao escovar os dentes, desligue a torneira.
Ao lavar a louça, desligue a torneira.
Não á necessidade de lavar a calçada todos os dias.
Ao lavar o carro, cuidado para não desperdiçar água.
Água. Economize hoje para ter amanhã, o que temos em abundancia hoje poderá ser escaço amanhã.
Isso é o que tenho a dizer a vocês.

Continue navegando