Buscar

PROVA DE QUIMICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os: (Ref.: 201603368839)
		1 ponto
	
	
	
	
	Compósitos
	
	
	Polímeros
	
	
	Materiais avançados
	
	
	Cerâmicas
	
	
	Metais
	
	
	2.
	
		A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
 (Ref.: 201603368921)
		1 ponto
	
	
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	
	
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	
	
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
	
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
	
	
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	
	
	3.
	
		Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que: (Ref.: 201603368881)
		1 ponto
	
	
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	
	
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	
	
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material.
	
	
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	
	4.
	
		Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
 (Ref.: 201603368946)
		1 ponto
	
	
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	
	
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	
	
	5.
	
		Forças atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento linear entre seções transversais. (Ref.: 201603369135)
		1 ponto
	
	
	
	Compressão
	
	
	Flexão
	
	
	Flambagem
	
	
	Cisalhamento
	
	
	Tensão
	
	
	6.
	
		No projeto de um prédio, vários itens devem ser considerados para o dimensionamento adequado da estrutura. Em particular, esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, devemos atentar para que efeito principal? (Ref.: 201603369140)
		1 ponto
	
	
	
	Tensão
	
	
	Compressão
	
	
	Cisalhamento
	
	
	Flexão
	
	
	Flambagem
	
	
	7.
	
		Nos Sistemas Binários a transformação imediata de fase líquida em fase sólida é denominada de:  (Ref.: 201603369315)
		1 ponto
	
	
	
	Reação Sintética
	
	
	Reação Polóide
	
	
	Reação de Equilíbrio
	
	
	Reação Eutética
	
	
	Reação Mista
	
	
	8.
	
		Diagramas de fase são gráficos muito utilizados em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, nos permitindo determinar quais fases e composições são as mais adequadas aos projetos de Engenharia. Com relação aos diagramas de fase, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
 (Ref.: 201603369160)
		1 ponto
	
	
	
	A determinação de um diagrama de fase é feita experimentalmente através dos seguintes métodos: análise térmica, dilatometria, resistência elétrica, metalografia, difração de raios X.
	
	
	Nos diagramas de fase encontram-se as fases dos materiais presentes em diversas temperaturas, não dependendo da taxa de resfriamento para a sua ocorrência.
	
	
	Os diagramas de fase são aplicáveis quando o resfriamento do material em questão é lento e contínuo - equilíbrio estável.
	
	
	Na elaboração de um diagrama de fase, devemos considerar que com relação aos metais puros, a fusão se dá numa temperatura bem definida e em ligas, numa faixa de temperatura onde se distingue o início e o término da fusão.
	
	
	Os que são utilizados em metalurgia apresentam as fases em equilíbrio a uma dada temperatura e à pressão atmosférica normal.
	
	
	9.
	
		No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado: (Ref.: 201603369136)
		1 ponto
	
	
	
	Recristalização do Grão
	
	
	Austenização
	
	
	Revenimento
	
	
	Têmpera
	
	
	Normalização
	
	
	10.
	
		Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?  (Ref.: 201603369137)
		1 ponto
	
	
	
	Perlita com dureza superior a Austenita
	
	
	Martensita com dureza igual a Austenita
	
	
	Austenita com dureza proporcional a Perlita
	
	
	Martensita com dureza inferior da Perlita
	
	
	Martensita com dureza superior da Perlita

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais