Buscar

simulados clinico 7

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201404347778)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2016 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Paciente feminina, 40 anos de idade, é trazida à emergência pelo marido com relato de ingestão de 50 comprimidos de amitriptilina há cerca de quatro horas. À admissão, a paciente apresenta-se com escala de coma de Glasgow: 8/15, acianótica, sem sinais de desconforto respiratório, PA: 150/90 mmHg, FC: 110 bpm, ausculta cardíaca e pulmonar sem particularidades. O ECG evidencia intervalo QT corrigido de 0,48. A gasometria arterial é: pH: 7.31, pCO2: 48, pO2: 92 e HCO3: 20 . A conduta mais adequada ao caso é combinar:
		
	 
	sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; IOT, administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemotransfusão.
	 
	IOT; sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; e administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	
	IOT; sondagem nasogástrica, e administração de carvão ativado.
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemoperfusão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404347777)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(INSTITUTO AOCP, 2015 - EBSERH Adaptado por Talline Hang-Costa) Ao realizar Escala de Coma de Glasgow em uma paciente, foi identificado que ela apresentava abertura ocular ao ser chamada, falava palavras inapropriadas e não movimentava os membros, porém apontava o local da dor. Qual é a pontuação, de acordo com a ECG, para este paciente?
		
	
	9.
	
	12.
	 
	11.
	 
	8.
	
	10.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404347752)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Gasometria Arterial ajuda a determinar a capacidade dos pulmões de fornecer oxigênio suficiente e remover o dióxido de carbono, o que reflete a ventilação, assim como a capacidade dos rins de absorver ou excretar íons bicarbonato para manter o pH normal do corpo, o que reflete os estados metabólicos. Diante do resultado deste exame considere: I - Mecanismos hidrostáticos mantêm o pH dentro de uma variação normal (7,35 a 7,45). Estes mecanismos são compostos por sistemas tampão, rins e pulmões. II - Na acidose respiratória observamos: diminuição no pH, aumento de PaCO2 e bicarbonato normal ou elevado. III - Na acidose metabólica devemos ficar atentos a perda indireta de bicarbonato em casos de diarreia, uso de diuréticos, etc. IV - Os três passos básicos para avaliação inicial da gasometria são: 1ª pH: Normal, Acidose ou Alcalose 2ª sistema respiratório (pCO2): normal, baixo (alcalino) ou alto (ácido) 3ª sistema metabólico (HCO3): normal, baixo (ácido) ou alto (alcalino) Estão corretas as alternativas:
		
	 
	I, II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	III e IV.
	
	I, II, e IV.
	
	II, III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404347727)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São cuidados neurointensivos prestados a um paciente em terapia intensiva, EXCETO:
		
	
	Via aérea definitiva para proteção de vias aéreas e oxigenação adequada
	 
	Induzir hipotensão arterial
	 
	Garantir pressão de perfusão cerebral acima 60MMhg
	
	Monitorização da PIC quando indicada, mantendo entre 0 a 20mmHg
	
	Reposição volêmica com cristalóides e vasopressores para garantir aumento da PAM
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404347775)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(COPEVE-UFAL, 2016) A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
		
	
	reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
	
	resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
	
	reflexo vagal, reflexo ciliar e resposta motora.
	 
	resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
	
	reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.
		
	1a Questão (Ref.: 201404347561)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando um traçado normal de um eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa que aponta a correlação das ondas do ECG com as etapas do ciclo cardíaco. Considerando um traçado normal de um eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa que aponta a correlação das ondas do ECG com as etapas do ciclo cardíaco. Considerando as ondas do eletrocardiograma (ECG) e suas correlações com cada fase do ciclo cardíaco, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Onda P - repolarização das fibras de Purkinje; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - despolarização muscular atrial.
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização das fibras de Purkinje; onda U - repolarização ventricular.
	
	Onda P - despolarização da musculatura ventricular; complexo QRS - despolarização muscular atrial; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - repolarização ventricular; onda T - despolarização da musculatura ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	 
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404347440)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A análise do pH sanguíneo, "p" - alemão potenz - poder de concentração e "H" - íon de hidrogênio (H+), indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo. Sobre esta informação, marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	Possibilita avaliar o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio diminui, abaixo dos valores normais, temos instalado um quadro de alcalose.
	
	Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,25 a 7,45.
	
	O equilíbrio ácido-básico pode ser avaliado com precisão, onde os erros na leitura independem do tipo sanguíneo (arterial ou venoso) ou habilidade na interpretação.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio se eleva, acima dos valores normais, temos instalado um quadro de Acidose.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404347533)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação- perfusão.
		
	 
	Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	 
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	É muitocomum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404347429)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente foi admitido na emergência geral com o nível de consciência rebaixado, cianose e dispnéia. Durante os procedimentos de admissão, o médico do plantão pede ao enfermeiro que colete uma amostra de sangue para gasometria arterial afim de melhor compreender as causas clínicas do paciente. Após emissão do relatório gasométrico, foi observado os seguintes valores: pH=7,29; PCO2= 55mmHg; PO2= 120mmHg e HCO3= 29meq. Com base nesses parâmetros, o paciente se encontra em quadro de distúrbio Ácido-base do tipo:
		
	
	Acidose Metabólica
	
	Alcalose Respitatória
	 
	Acidose Respiratória
	
	Alcalose mista
	
	Alcalose Metabólica
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404347855)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE 2016 - ENFERMAGEM) Um paciente internado na unidade de terapia intensiva para tratamento de choque séptico apresenta os seguintes resultados laboratoriais: pH = 7,30; PaO2 = 90 mmHg; PaCO2 = 28 mmHg; HCO3 = 19 mEq/L; BE = -3 mEq/L); SaO2 = 98%. O quadro desse paciente CORRESPONDE a:
		
	
	hipoxemia com alcalose respiratória não compensada por acidose metabólica.
	
	alcalose metabólica parcialmente compensada por acidose metabólica.
	 
	acidose metabólica não compensada por alcalose respiratória.
	
	hipoxemia com alcalose respiratória compensada por acidose metabólica.
	
	hipoxemia com acidose respiratória não compensada por alcalose metabólica.
		
	 1a Questão (Ref.: 201404347558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente apresenta dor retroesternal, que irradia para o braço esquerdo, mandíbula e dorso, com náuseas e vômitos, epigastralgia, agitação, sudorese e palidez. Foi encaminhado para o serviço de Pronto-socorro. O mesmo apresenta quadro clínico sugestivo de:
		
	
	Insuficiência Cardíaca Congestiva.
	
	Acidente Vascular Cerebral.
	 
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	Hipertensão Arterial Sistêmica.
	
	Derrame pleural.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404347433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
		
	
	Descerebração
	
	Anisocoria
	 
	Decorticação
	
	Edema cerebral
	
	Sedação profunda
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404347695)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A célula cardíaca em repouso (polarizada) tem como característica principal:
		
	
	A célula é pobre em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Sódio.
	 
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Sódio.
	
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Potássio.
	 
	Rica em Sódio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e pobre em Sódio.
	
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Positiva em relação ao meio externo que é Negativo e rico em Sódio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404347358)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Anormalidade do sistema circulatório que resulta em perfusão orgânica inadequada para suprir às necessidades tissulares de oxigênio e nutrientes, resultante de perda maciça de sangue ou desidratação severa. A esta situação patológica denominamos:
		
	
	Choque cardiogênico
	 
	Choque Hipovolêmico
	
	Infarto Agudo do Miocardio
	
	Hemorragia Digestiva
	
	Aneurisma Arterial
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404347727)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São cuidados neurointensivos prestados a um paciente em terapia intensiva, EXCETO:
		
	 
	Garantir pressão de perfusão cerebral acima 60MMhg
	
	Monitorização da PIC quando indicada, mantendo entre 0 a 20mmHg
	
	Via aérea definitiva para proteção de vias aéreas e oxigenação adequada
	
	Reposição volêmica com cristalóides e vasopressores para garantir aumento da PAM
	 
	Induzir hipotensão arterial
	 1a Questão (Ref.: 201404347408)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	" Ocorre quando o volume sanguíneo é anormalmente deslocado no sistema vascular, resultando em hipovolemia." Qual o tipo de choque que possui essa definição?
		
	 
	Choque hipovolêmico
	
	Choque compensado
	
	Choque cardiogêncio
	 
	Choque distributivo
	
	Choque elétrico
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404347539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Traumatismo Cranioencefálico representa a principal causa de óbitos e sequelas no Brasil, em especial nos pacientes politraumatizados. Entre as principais causas estão: acidentes com veículos de duas e quatro rodas (50%), desaceleração vertical - queda (21%), Causas externas - assaltos e agressões (12%), Traumas esportivos e recreação (10%). No Brasil, anualmente meio milhão de pessoas requerem hospitalização devido a traumatismos cranianos, destas, 75 a 100 mil pessoas morrem no decorrer de horas enquanto outras 70 a 90 mil desenvolvem perda irreversível de alguma função neurológica. Em função de sua alta ocorrência e malignidade, os distúrbios respiratórios são causas frequente no atendimento de Pronto Socorro. Relacionado a assistência de enfermagem a pacientes com disfunção respiratória, marque a alternativa correta:
		
	
	A inspiração causa retração do externo, dos arcos costais e mandíbula.
	
	NRA
	 
	A hiperextensão da cabeça é a forma mais simples de deixar as vias aéreas superiores pérvias, causada pela queda da língua.
	
	Na ausculta do tórax, os ruídos estertores indicam ausência de infecção e/ou inflamação.
	
	Na avaliação dos volumes pulmonares, entende-se que o paciente está ventilado adequadamente quando o volume corrente está programado de acordo com a altura do paciente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404347437)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	NA realização do Eletrocardiograma, as derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo, facilitando a compreensão das características elétricas do miocárdio. Marque a alternativa INCORRETA referente as características das derivações do eletrocardiograma.
		
	
	Objetos metálicos podem causar interferência na captação do registro da corrente elétrica
	
	Fornecem informações sobre o plano frontal do coração: I, II, III (bipolares) e VR, aVL, aVF (unipolares).
	
	Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica.
	
	Fornecem informações sobre o plano horizontal do coração: V1,V2,V3,V4,V5,V6
	 
	A colocação dos eletrodos não interfere no registro das informações
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404347365)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a melhor afirmativa:
 
Questão 1
I-             Podemos afirmar que o fenômeno de Wenchebach ocorre no Bloqueio Átrio Ventricular de II grau, Mobitz I ,quando os prolongamentos PR aumentam gradativamente até uma onda P não ser seguida pelo complexo QRS.
II-            Um Bloqueio Átrio Ventricular tem como característica importante no traçado de ECG um prolongamento PR menor que 0,2 segundos.
III-           Para instalação de um Marcapasso Epicárdico, torna-se necessário o procedimento cirúrgico de toracotomia.
 
		
	
	E-   (  ) Nenhuma das alternativas anteriores
	 
	B-   (  ) Estão corretas as alternativas I e III;
	 
	C-   (  ) Estão corretas as afirmativas I e II;D-   (  ) Está correta apenas a afirmativa II;
	
	A-   (  ) Está correta apenas a afirmativa I;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404347414)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O choque hipovolêmico é causado pela perda de líquidos ou de sangue súbitos. Qual é o primeiro sinal de choque hipovolêmico?
		
	
	Hipertensão
	
	Palidez
	 
	Taquicardia
	 
	Hipotensão
	
	Pele fria

Continue navegando